Laboratórios de formação técnica em Iluminação, Criação de Figurinos, Maquiagem, Cenotécnica, Comunicação, Produção Cultural, Sonorização para Espetáculos e Comunicação, originando um corpo prático de jovens aptos a desenvolverem o aparato técnico para a produção de espetáculos de Artes Cênicas. Todos os Laboratórios Técnicos serão direcionados para atuação do(a) profissional em espetáculos cênicos:

  1. Laboratório Técnico de Iluminação;
  2. Laboratório Técnico de Maquiagem e Figurino;
  3. Laboratório de Comunicação;
  4. Laboratório de Cenografia;
  5. Laboratório de Sonorização de Espetáculos;
  6. Laboratório de Produção Cultural

Ficha de inscrição: https://goo.gl/forms/TgQdfx7UM4qtwJzf1

 

LABORATÓRIO TÉCNICO EM ILUMINAÇÃO

Fernando Peixoto

Possui mais de 20 anos de experiência em montagem e operação em iluminação cênica de espetáculos teatrais, shows e festivais.

 

 

 

Wallace Rios

Nascido em Fortaleza – Ceará, começou sua carreira artística em 2002 no Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT. No mesmo ano cursou o módulo de ILUMINAÇÃO do Colégio de dança deFortaleza realizado pelo INSTITUTO DRAGÃO DO MAR. Desde então, iniciou sua pesquisa na área deIluminação Cênica. Concluiu o Curso de Arte Dramática – CAD pela UFC (Universidade Federal do Ceará) no ano de 2006 realizou registro de profissional no MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO.

Ministra Cursos livre de Iluminação Cênica. Primeiro técnico cearense agraciado com o Premio de FORMAÇÃO na categoria TEATRO promovido pela FUNCET (Fundação de Cultura, Esporte e Turismo) do município de Fortaleza – Ceará, no ano de 2007. Graduado em Designer de Interiores na Faculdade Integrada do Ceará –ESTÁCIO DE SÁ/FIC e cursando o MASTER EM ARQUITETURA & LIGHTING no INTITUTO FR PÓS-GRADUAÇÃO – IPOG. Atualmente Iluminador do Instituto de Cultura e Arte – ICA da Universidade Federal do Ceará. Realiza projetos de criação, desenvolvimento e execução de iluminação cênica para espetáculos de divertimento. Presta serviço a grupos de teatro, dança e música. Ministra oficinas e cursos livre em iluminação cênica.

 

LABORATÓRIO TÉCNICO EM FIGURINO E MAQUIAGEM

Netinho Nogueira

Autodidata, teve seu primeiro contato com a maquiagem no teatro em meados de 1998, buscou informações em pequenas oficinas voltadas para área, e onde várias vezes intuitivamente praticava a arte de maquiar, após ter entendido como funcionava a maquiagem no palco, concebeu várias maquiagens de vários espetáculos chegando a ser premiado com melhor maquiagem 2 vezes pelo espetáculo “OS SINOS” de Marcos Barbosa e direção de Henrique Castro, e vem sempre aprimorando seu conhecimento através de pesquisa de imagens. Hoje é atuante na maquiagem no social, Teatro, cinema ( onde também já lhe rendeu um prêmio), moda e publicidade.

 

Rodrigo Ferrera

Ator, Cantor, Figurinista e Drag Queen. Atualmente, é integrante do Coletivo Artístico As Travestidas e é Vocalista da banda A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes. Formado pelo Centro Universitário Estácio|FIC em Design de Moda (2013.2). Participou da Vivência Artística do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, com a figurinista Sônia Ushyima (Janeiro, 2011). Em 2015 participou da Oficina Prática de Criação de Figurinos com Raquel Theo, Figurinista do Rio de Janeiro, na Caixa Cultural. Iniciou a carreira de figurinista, profissionalmente, com o espetáculo “lhe Para os Lados” espetáculo de conclusão do Curso Princípios Básicos de Theatro, (Novembro, 2010). Desde então, trabalhou como figurinista freelancer para grupos e empresas, para o espetáculo “Como Representar Os Negros?” do Coletivo Escambau (Dezembro, 2012); “Ezequiel 37”, da 20a Turma de Licenciatura de Artes Cênicas do IFCE (Março, 2016); e o espetáculo “Trans-Ohno”, do Coletivo Artístico As Travestidas (Março, 2017). Em Outubro de 2014 ministrou o curso de Criação de Figurino para Espetáculos Cênicos, no Cuca Barra. Em Abril de 2017 ministrou o Percurso de Figurinista dos Cursos Básicos de Artes Cênicas do Porto Iracema das Artes.

 

LABORATÓRIO TÉCNICO EM CENOGRAFIA

Gabura

Cenógrafo, Cenotécnico e Vj – Formação em Cenografia pelo Porto Iracema das Artes e Teatro através do Theatro José de Alencar, Bacharel em Audiovisual e Novas Mídias pela Unifor. Trabalha com criação de cenários e projeção de vídeos(videomapping) em Espetáculos, Shows e Instalações.

 

 

LABORATÓRIO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO

Gandhi Guimarães

Fotógrafo e realizador audiovisual, atuante especialmente no seguimento da música independente de Fortaleza. Formado em realização audiovisual na Escola Vila das Artes, é diretor de videoclipes e documentários.Na fotografia, colabora com revistas, jornais e páginas de cultura. Em parceria,fundou os coletivos Arquivo Underground e Bonja Filmes. Professor de Fotografia e audiovisual ministra cursos, oficinas e workshops.

 

Amanda Nogueira 

Mestra em Comunicação (UFC), especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC), bacharela em Comunicação Social – Jornalismo (Unifor) e graduada em Tecnologia em Artes Cênicas (Cefet-CE). Atualmente, é docente em Comunicação na Devry Fanor, em Fortaleza (CE), e atua como assessora de comunicação pelo Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE. Já realizou diferentes formações em comunicação popular para jovens no Brasil, tendo atuado como jornalista em instituições culturais e de promoção da cidadania como o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e a ONG Catavento Comunicação e Educação.

 

LABORATÓRIO TÉCNICO EM PRODUÇÃO CULTURAL

Isabel Silvino

Isabel Silvino atua nas áreas de produção e gestão cultural, com experiência em elaboração, produção e coordenação de projetos culturais em instituições públicas e da sociedade civil. Graduada em Filosofia (UECE) e técnica em Produção Cultural (Curso Laboratório de Produção – CENTEC). Entre outras atividades em Fortaleza, atuou como gerente do Cineteatro São Luiz, de 2015 a 2017 e como produtora e coordenadora de programação do Cuca da Barra / Rede Cuca, de 2011 a 2015.