TODO DOMINGO

14H30 – 17H [Cultura Infância] BRINCANDO E PINTANDO

Muita cor pra pintar e bordar aos domingos no Centro Cultural Bom Jardim, com programação gratuita. Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças.

DIA A DIA

DIA 01 | SEXTA-FEIRA

18H [CINEMA] Mostra de Filmes-Carta “Por uma estética do encontro”

Coletivo de cineastas cearenses

Entrada: Gratuita. Classificação etária: 12 anos. Local: Cineclube

Sinopse: A Mostra busca uma identificação e interação com as práticas e construção de modos de re-invenção do cotidiano, abordando a relação entre filme e carta elaborando a construção pessoal de cada realizador com seu entorno e levando o espectador aos limites entre ficção e realidade. São curtas, médias e longas-metragens de pouca circulação em circuitos e festivais, que apresentam uma carta transposta para o vídeo. As sessões serão seguidas de debate.

Filmes:

Mauro em Caiena de Leonardo Mouramateus

Pedro – Wislan Esmeraldo

Querida Mãe – Patricia Cornils

Marangmotxingmo Miran – das crianças Ikpeng para o mundo – Kumaré, Karané e Natuyu

Diário de uma busca de Flávia Castro

Para Chica Juliana Shimada

Iguatu, eu te escrevo essa carta – carta coletiva.

Viajo porque preciso, volto porque te amo – Karin Ainouz e Marcelo Gomes

DIA 01 | SEXTA-FEIRA

18H [TEATRO] “Domingo”

Grupo Aluminio

Entrada: Gratuita. Classificação etária: 14 anos. Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: O relacionamento em crise de um jovem casal, o abuso do homem, e a opressão sofrida pela mulher. No espetáculo DOMINGO, dirigido por Lidia dos Anjos, o texto do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, é atualizado incorporando novos elementos e trazendo o sub-texto de forma mais potente e direta. De forma lírica, poética, o espetáculo vai costurando signos de opressão em relação a mulher e suas relações.

DIA 02 | SÁBADO

16H às 19H [AUDIOVISUAL] Abertura Exposição Final do Mudando o Foco + Exibição de filme

Coletivo Motim

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Cineclube

Sinopse: O evento como finalização das oficinas itinerantes dentro do GBJ tem como objetivo realizar uma exposição fotográfica e uma exibição de um filme como produto final de todas as oficinas juntamente com entrega de certificados. Projeto qual foi contemplado pelo edital IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho).

DIA 02 | SÁBADO

17H [DANÇA] “Corporeidades urbanas – o Hip Hop: do ancestral ao gueto”

Do projeto “Grande Roda: africanidades, ancestralidades e interculturalidade em movimentos”

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Encerramento do curso “Corporeidades urbanas – o Hip Hop: do ancestral ao gueto”.

 

DIA 02 | SÁBADO

17H [Jardim em Cena – DANÇA] “Descontínuo”

Mostra de Dança Contemporânea do Jardim em Cena

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Theatro José de Alencar

Sinopse: O que é possível criar na diferença? Descontínuo é sobre permanência. Somos bando, cardume insistente e plural. Uma dia me disseram em um canto do muro que não cresceria o suficiente para ver por detrás, mas juntxs abrimos janelas.

TEMPO² (Intérpretes criadorxs: Angêlo William, Daniel Rufino, Mirian Torres, Stephbez) – 20 min

VENTRE DE ALMAS (Intérpretes criadoras: Lucy, Sara Rebeca, Juliana Menezes, Namdah Camelo, Julee Yama, Luana Chagas, Elli, Gabriela Torres, Irisvânia Fonseca) – 10 min

CARMIM (Intérprete criador: Thiago Pereira) – 10 min

RETRATO (Intérpretes criadoras: Juliana Menezes, Gabriela Torres) – 10 min

REPULSAR (Intérpretes criadorxs: Mary Rocha, Regys Gomes) – 10 min

DIA 02 | SÁBADO

17H [TAC – MÚSICA] Zabumbeiros Cariris

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Formado desde outubro de 2002, na cidade de Juazeiro do Norte, e unindo músicos de gerações e influências diferentes, o grupo Zabumbeiros Cariris desenvolveu seu trabalho musical mergulhado no vasto imaginário nordestino, preservado nos inúmeros folguedos da cultura popular presentes na região. Com um repertório autoral, formado por temas instrumentais e canções cujas letras nos remetem a fatos históricos do Cariri, o grupo apresenta uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região, como o zabumba, o pífano e a rabeca.

 

DIA 02 | SÁBADO

18H [MÚSICA] Na Quebrada do Coco

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: O coco é uma brincadeira de matriz negra e indígena que em roda se canta e dança as alegrias, lamentos, trabalhos e sonhos ritmados nas batidas de instrumentos. Podendo ser de roda, tombado, embolado, zambê ou umbigada, o coco tem várias maneiras de se brincar que ecoaram nas terras brasileiras através da voz e da batida de mestras e mestres em diversas regiões do país. Formado em 2017, o grupo Na Quebrada do Coco é fruto do encontro afetivo de quatro brincantes de cultura popular da cidade de Fortaleza.

 

DIA 02 | SÁBADO

19H [TAC – MÚSICA]A Roda do Vestido Girando no Ar”

Forria

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: A banda Forria, idealizada em 2012, propõe um espetáculo de música popular nordestina e world music, autoral do começo ao fim. Misturando baião, blues, ijexá, afrobeat, forró, rock e maracatu, as músicas narram experiências e reflexões da juventude, passeando por litoral, interior, capital e dentro de si. A apresentação se transforma ao longo de seu decorrer, gostosa, ardente, suave, forte. A banda é formada por Leonardo Rio (voz), Paula Braz (viola de arco), Samuel Torquato (guitarra), Eros Augustus (teclas), Mateus Torquato (baixo), Lucas Rangel (bateria), Seu Divino e Tiago Campos (percussão).

 

DIA 03 | DOMINGO

16H às 21H [AUDIOVISUAL] Exposição + Exibição de filme “Mudando o Foco”

Coletivo Motim

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: O evento, que marca a finalização das oficinas itinerantes dentro do GBJ, tem como objetivo realizar uma exposição fotográfica e uma exibição de um filme como produto final de todas as oficinas, juntamente com entrega de certificados. Projeto qual foi contemplado pelo edital IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho).

DIAS 05 a 08

9H às 10H [DANÇA] Semana de Direitos Humanos no CCBJ

Com diversos parceiros e proponentes

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre

Sinopse: Série de atividades e atrações culturais na Semana de Direitos Humanos do Centro Cultural Grande Bom Jardim, de 5 a 8 de dezembro. O evento traz programação cultural, serviços para a população e formação artística pela promoção dos Direitos Humanos no Grande Bom Jardim.

DIA 05 | TERÇA-FEIRA

14H [FOTOGRAFIA] Abertura – Exposição “EL@S

De Narayana Teles

Entrada: Gratuita  Classificação etária: Livre Local: Multigaleria

Sinopse: El@s é o título de um ensaio fotográfico realizado em 2016 com o público GBTT (Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz/CE. A proposta de El@s é retratar a população GBT privada de liberdade por se tratar de um público específico e por boa parte dele advir da periferia. A exposição fica até final de dezembro.

 

DIA 05 | TERÇA-FEIRA

19H [LITERATURA] “Fabuloso

Com Grupo The Crazy

Entrada: Gratuita  Classificação etária: 14 anos Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: O espetáculo Fabuloso fala sobre o que é fazer parte da diversidade, fala sobre direitos, sobre respeito e principalmente sobre amor a vida e ao próximo. Ensinando a quem assiste a apresentação, através da cultura LGBT, a se tornar um ser humano mais tolerante. Respeitando o direito do outro de ir e vir. Independente de sua identidade sexual.

 

DIA 06 | QUARTA-FEIRA

19H [TEATRO] “Uma história da educação dos surdos”

Com Coletivo TELA

Entrada: Gratuita  Classificação etária: Livre Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: O espetáculo  visa retratar a história da Educação dos surdos de forma cômica, mas também reflexiva, criticando assim as falhas metodológicas dos órgãos educacionais e políticos para com a comunidade.O Coletivo TELA surgiu a partir de um intercâmbio entre discentes do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e discentes surdos do curso de Licenciatura em Libras da Universidade Federal do Ceará.

 

DIA 07 | QUINTA-FEIRA

14H [LITERATURA] “Contação Africana”

Com Sandra Petit

Entrada: Gratuita  Classificação etária: Livre Local: Biblioteca

Sinopse: Contação Africana com Sandra Petit, do Núcleo de Africanidades Cearenses (NACE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sandra é autora do livro “A Extraordinária História do Semeador de Baobás”, doado à Biblioteca do CCBJ pela própria.

DIA 07 | QUINTA-FEIRA

19H [DANÇA] “Rara

Com No barraco da Constância tem!

Entrada: Gratuita  Classificação etária: Livre Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Atlas tropeça e deixa o universo desabar, revelando um vazio-pleno. Agir pela não-ação. Perder o lugar da fronteira. Balbuciar a linguagem. Descobrir os barulhos cósmicos. Reagrupar uma sinfonia ao ouvido astuto. Diminuir a distância dos anos-luz. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.

 

DIA 07 | QUINTA-FEIRA

20H [TAC – MÚSICA] “Malemolente”

Com Kaya no Choro

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: É o que tem malemolência ― ou seja, é a atribuição do malandro, do boêmio, mas também daquilo que tem música, ritmo, gingado. O Kaya no Choro aposta na aproximação entre a música instrumental e o sujeito comum. O Malemolente, uma cena viva para o choro, a partir da sua tradição mas em contato direto com os elementos da contemporaneidade.

 

DIA 08 | SEXTA-FEIRA

19H [TEATRO] “Cabaré das Desgraças”

Com grupo As 10 Graças de Palhaçaria

Entrada: Gratuita Classificação etária: 18 anos Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: O “Cabaré da Desgraça” é a segunda montagem do grupo As 10 Graças de Palhaçaria, fruto da pesquisa continuada em torno dos aspectos da bufonaria e de elementos grotescos. A dramaturgia é construída a partir da lógica circense da apresentação de números variados, em uma ambiência de festa.

 

DIA 09 | SÁBADO

18H [PERFORMANCES] “O Corpo Sem Órgãos: Sarau – Rizoma

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: O Corpo-Sem-Órgãos é um projeto cultural que se apresenta em formato de sarau interativo, com literatura, teatro, dança e música. O Corpo-Sem-Órgãos é um sarau-rizoma, sem linha fixa de atuação, ele ocorre tanto em praças públicas, como na Casa Arcadiana, onde o sarau nasceu. No entanto, sempre em periferias. E comportando talentos próprios da periferia, dando-lhes espaços de expressão e movimento.

 

DIA 12 | TERÇA-FEIRA

19H [TAC – TEATRO] “Quem Tem Medo de Travesti

Com Coletivo Artístico As Travestidas

Entrada: Gratuita Classificação etária: 16 anos  Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: O espetáculo consiste em uma investigação continuada sobre o universo “TRANS” no Brasil, a partir de uma pesquisa histórica do papel da travesti no teatro e na sociedade. Escrito e dirigido por Silvero Pereira, ator e pesquisador cearense, e Jezebel De Carli, professora e diretora gaúcha, QTMT é um espetáculo epidérmico-sensível-agressivo, um olhar delicado, e quase cru, sobre o medo daquilo que não se conhece ou que se julga, mesmo sem conhecer. É um trabalho sobre verdade e necessidade de falar, de se ouvir, melhor, de gritar!

 

DIA 12 | TERÇA-FEIRA

20H [TAC – TEATRO] “Rudimentar”

Com Mary Virgin

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre  Local: Praça Central

Sinopse: Nascida em 2002 da necessidade de manifestar suas emoções através da música experimental progressivo e instrumental, a banda Mary Virgin traz em seu repertório letras poéticas que falam de reflexões sobre a vida, situações mundanas e amores incuráveis. Com a influência de seus integrantes por bandas como Cidadão Instigado, Pink Floyd, Pearl jam, Ben Harper e R.A.T.M.

DIA 13 | QUARTA-FEIRA

19H [TEATRO] “Dois”

Com Cia Viv’arte

Entrada: Gratuita Classificação etária: 12 anos  Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Dois atores em fim de carreira emergem de um mundo paralelo, onde os mesmo não compreendem ao certo onde estão. Utilizando e estética do teatro do absurdo, a trama se desenrola em suas lembranças aos tempos de glória.

DIA 14 | QUINTA-FEIRA

09H às 17H [LITERATURA] “Biblioteca Volante”

De Secult e Agentes de Leitura

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre  Local: Biblioteca

Sinopse: A realização de Cine Debate e Contação de História para a semana de Mostra das Artes 2017, do Centro Cultural Grande Bom Jardim. Será desenvolvido pelos agentes de leitura da comunidade com a colaboração da equipe da biblioteca do CCGBJ e a biblioteca volante da Secult.

DIAS 14 a 17

MOSTRA DAS ARTES 2017

Em comemoração aos 11 anos do Centro Cultural Grande Bom Jardim, acontece a Mostra das Artes 2017 entre os dias 14 e 17 de dezembro, com a difusão cultural e apresentação de todas as produções dos programas do Centro de Formação Artística do CCGBJ. Obras artísticas em dança, teatro, música, canto, literatura, moda, figurino, audiovisual, circo, artesanato e muito mais foi produzido nos programas Jardim em Cena, Escola de Cultura e Arte, Formadores Locais e Tempos de Cultura.

 

DIA 19 | TERÇA-FEIRA

18H [TAC – TEATRO] “Entra na Roda

De Comedores de Abacaxi S/A

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Quatro velhos amigos retomam o universo das canções e brincadeiras populares de antigamente. Em meio a implicâncias e pirraças, eles reconstroem a poesia em suas memórias, tratando das transformações e diversidades que marcaram a formação do Brasil.

DIA 19 | TERÇA-FEIRA

19H [TEATRO] “Devoração

Com Cia da Arte Andanças

Entrada: Gratuita. Classificação etária: 14 anos. Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: A principal questão que nos mobiliza neste trabalho: O que é próprio do resistir? Qual a potência do corpo que resiste? Não queremos esquecer que suportar o desassossego tem a ver com superar a indiferença, a anestesia de um mundo de excessos vazios, a paralisia dos corpos dóceis.

 

DIA 19 | TERÇA-FEIRA

20H [DANÇA] I Festival de Dança do Instituto Katiana Pena

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: O Instituto Katiana Pena apresenta Mostra do resultado dE trabalhos realizados durante os meses de setembro a dezembro. Ao todo, 19 turmas apresentarão processos de criação em dança que foram desenvolvidos em sala de aula.

 

DIA 20 | QUARTA-FEIRA

19H [DANÇA] “Pra Frente o Pior

Com Inquieta Cia

Entrada: Gratuita. Classificação etária: 18 anos. Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: O espetáculo é o fluxo de um processo criativo sem uma figura central na criação. Pessoas cavando seu próprio fim serão como pessoas cavando o fim. Passo a passo, um coletivo arranha um percurso adiante. Criar, lutar, adiante, sem esperança. Adiante sem acreditar. Adiante como imperativo ético. Um corpo que já não aguenta mais e se mantém, enfim. Adiante. Em fim.

 

 

PROGRAMAÇÃO BIBLIOTECA

DIA 01 | SEXTA-FEIRA

10h e 15h

KARAOKÊ – Vem Cantar na Biblioteca!

Campeonato de Karaokê, com músicas em português e inglês, pra ler cantando! Há premiação para primeiro e segundo lugares no desempenho.

Classificação livre

DIAS 05 e 06

14h às 16h

LITERATURA – Oficina de Criatividade Literária

A “Oficina de Criatividade Literária” tem como proposta trabalhar a leitura como fator de desenvolvimento da consciência de cidadania e da formação do senso crítico de forma lúdica e criativa. Acredita-se que, o uso das linguagens artísticas seja uma estratégia de intervenção para que as crianças/adolescentes tomem gosto pela leitura. Objetiva-se através de atividades lúdicas, sensibilizar crianças e adolescentes para novos valores e costumes, despertando o desejo de estarem em atividades sociopedagógicas, vislumbrando uma nova perspectiva de vida através, não apenas da leitura das palavras propriamente ditas, mas também através da leitura de mundo.

DIA 12 | TERÇA-FEIRA

10h e 15h

LITERATURA – Ciclo de Leitura Fabricando Para o Natal

Esse Ciclo de Leitura busca engenhar, maquinar, tecer e fabular histórias e objetos do fabuloso mundo infantil na descoberta das brincadeiras e memórias que resgata o espírito natalino.

DIA 19 | TERÇA-FEIRA

10h e 15h

LITERATURA – Ciclo de Leitura Ensejo de Natal!

Ciclo de Leitura para trabalhar a importância da esperança e da paz no universo da criança. O que significa o Natal no imaginário infantil?