DIA 01 | Quarta-feira

18H [AUDIOVISUAL] Literatura Audiovisual e Múltiplas Linguagens

Com Eric Barbosa e Diego Salvador

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: O processo criativo performático apresentado pelos artistas Eric Barbosa e Diego Salvador, retratam o luto como representação e seus desdobramentos por fases sensoriais e como cada ser lida com seus processos de luto. O trabalho desenvolvido conta paralelamente com a colaboração do artista visual Matheus Rocha.

 

19H [CINEMA] “Eu não sou seu negro” (2016)  

Direção: Raoul Peck / EUA

Entrada: Gratuito. Classificação etária: 12 anos. Local: Cine Clube

Sinopse: Narrado pelo ator Samuel L. Jackson, o filme reflete sobre a experiência de ser negro nos Estados Unidos a partir do livro inacabado “Remember This House”. Nele, o autor James Baldwin retrata as vidas dos ativistas afro-americanos Malcolm X, Martin Luther King Jr. e Medgar Evers.

DIA 03 | Sexta-feira

18H [TEATRO] “As 7 Farsas das Enganações”

Do Curso de Princípios Básicos em Teatro do CCBJ

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Os alunos do curso de Formação Básica em Teatro do CCBJ criaram o espetáculo a partir da Oficina de Dramaturgia, realizada pelo dramaturgo Rafael Barbosa. Baseados na farsa, gênero teatral dramático e cômico, os personagens excêntricos e histriônicos são apresentados em situações simples do cotidiano, a partir de um olhar crítico sobre a enganação humana.

19H [TEATRO] “Os Girassóis de Estevão”

Com Grupo Azwaka

Entrada: Gratuita. Classificação etária: 14 anos. Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Através da linguagem do Realismo Fantástico, o espetáculo “Os Girassóis de Estevão”, o  Grupo Azwaka traz consigo fantasia e mistério. Livremente inspirado no conto “O afogado mais bonito do mundo” de Gabriel Garcia Marquez. Os Girassóis de Estevão propõe o diálogo entre a poesia e a partida/morte, o que sentimento velado e aquilo que vemos, com um enredo divertido, fantasioso e cheio de questionamentos.

DIA 04 | Sábado

18H [MÚSICA] “Filha de Mil Mulheres”

De Clau

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Com influência de Milton Nascimento, Moacir Santos, Anat Cohen, entre tantos outros, Clau constrói uma sonoridade muito singular, onde a canção e a experimentação instrumental estão sempre lado a lado. Memória, sensibilidade e intuição nas  harmonias e letras. Do constante olhar desapressado, se fazem suas músicas tão carregadas de sentimentos e canções.

 

19H [TAC – MÚSICA] “Projeto Rivera”

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Som alternativo com canções que carregam traços regionais, mesclando Rock, MPB e Baião: este é o Projeto Rivera, composto por seis rapazes comprometidos com o trabalho e a ideia de que tudo pode ser feito de forma “orgânica, verdadeira e manual”.

20H [MÚSICA] “Astronauta Marinho”

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: O Astronauta Marinho é resultado da interseção entre influências pessoais e musicais, no modo de se relacionar com o som e percebê-lo. Linhas de guitarras e synths se complementam em melodias fortes e delicadas, associadas a uma rítmica instigante – construindo climas grandiosos, minimalistas e contemplativos – partindo de suas próprias experiências cotidianas vividas na cidade de Fortaleza.

DIA 05 | Domingo

15:30H [CINECLUBE] “Pequenos Espiões 4” (2012)

Direção: Robert Rodriguez (EUA)

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Cineclube

Sinopse: Marisa Cortez Wilson (Jessica Alba) é casada com Wilbur (Joel McHale),um repórter conhecido por desmascarar opiniões, e com ele um bebê e duas crianças. Rebecca (Rowan Blanchard) e Cecil (Mason Cook). O que o marido não sabe é que a esposa é uma ex-espiã, que decidiu largar a carreira para se dedicar a família.

17H [TAC – CULTURA INFÂNCIA] “O Intrépido Anãmiri”

Com Bricoleiros

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Cineclube

Sinopse: Numa floresta encantada, o aprendiz de feiticeiro Anãmiri perde o poder da flutuação quando uma bruxa lança nele um feitiço. Sem flutuar fica o jovem herói indefeso. Felizmente o mestre do infortunado aprendiz rapidamente prepara-o para ir em busca do antídoto, um pó mágico que fica dentro do côncavo da árvore falante.

DIA 07 | Terça-feira

19H  [CINE DEBATE]  “Terráqueos- Faça a Conexão” (2005)

Direção: Shaun Monson (EUA)

Entrada: Gratuita   Classificação etária: Livre Local: Cineclube

Sinopse: EARTHLINGS (Terráqueos) é um documentário provocante que relata a dependência e a exploração cruel e desrespeitosa da humanidade com relação aos animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento e pesquisa científica).

O filme foi escrito,produzido e dirigido por Shaun Monson e co-produzido por Persia White.    

 

19H [TAC – DANÇA] “Piragem etnográfica do Complexo + Cacologia da idade da Terra segundo Babaquara”

Com Babaquara

Entrada: Gratuita Classificação etária: 18 anos Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: No primeiro ato, o funk surge como modo de lançar questões sobre o que é contemporaneidade ou como estão se usando dela como entidade de forças que movimentam um pequeno de conhecedores. Já no segundo ato, um processo de nomeação das coisas ocorre através de um corpo não-identificado que surge no vazio do espaço em destaque.

DIA 08 | Quarta-feira

19H [PERFORMANCE] “Piano Solo, adubo e florestas”

Com Grupo Baléla Erútico

Entrada: Gratuita.  Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Sob a inspiração do poeta Manoel de Barros, a performance fértil de música, dança, desenhos e fotografias, é talhada ao sabor da hora, esculpida no tempo de forma efêmera e irrepetível.

 

19H [CINECLUBE] “Estrelas Além do Tempo” (2017)

Direção: Theodore Melfi (EUA)

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre. Local: Cineclube

Sinopse: 1961. Em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação também é refletida na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a parte. É lá que estão Katherine Johnson( Taraji P. Henson), Dorothy Vaugnh (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da Nasa.

 

DIA 09 | Quinta-feira

19H [DANÇA] “Sandra Bar”

Com Daniel Rufino

Entrada: Gratuita Classificação etária: 14 anos Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Sandra Bar traz uma dramaturgia forte e visceral. Por meio de dança e performance, o bailarino conta: “Ouvi trezentos e nove músicas de amor; vi seis mil e dezesseis galos marchando em formação”, Sandra Bar tem direção de Andréia Pires e música Jefferson Castro.

 

DIA 10 | Sexta-feira

14H – 17H  [Biblioteca] “Encontro com o escritor Vinícius Ribeiro

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Biblioteca

Sinopse: Lançamento do livro “Charada Azul”, do escritor Vinícius Ribeiro, com bate-papo. O fortalezense lança seu segundo livro, um romance que se passa na cidade de Fortaleza, onde um grupo de jovens convive com a discriminação social, violência que acomete os grandes centros urbanos.

 

18H [TEATRO] “As 7 Farsas das Enganações”

Do Curso de Princípios Básicos em Teatro do CCBJ

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Os alunos do curso de Formação Básica em Teatro do CCBJ criaram o espetáculo a partir da Oficina de Dramaturgia, realizada pelo dramaturgo Rafael Barbosa. Baseados na farsa, gênero teatral dramático e cômico, os personagens excêntricos e histriônicos são apresentados em situações simples do cotidiano, a partir de um olhar crítico sobre a enganação humana.

19H [TAC – TEATRO] “Os Cavaleiros”

Com Aluminar Cenas e Cirandas

Entrada: Gratuita  Classificação etária: Livre Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: O espetáculo “Os Cavaleiros” se passa na cidade de Ciranda, povoado fictício em que a visão sagrada e profana envolvem a vida de uma comunidade de vaqueiros. O folguedo do bumba-meu-boi e os sete pecados capitais são usados como arquétipos da essência humana, os brinquedos cantados e a religiosidade se entrelaçam como fios nas mãos dos personagens, que apresentam texto rico em torno grande universo que é a Cultura Popular.

 

DIA 11 | Sábado

17H [CINECLUBE] “Mostra Negritude Infinita – Dramaturgias de representação no cinema negro”

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Cineclube

Sinopse: Pensar acerca da questão da representação de corpos negros no cinema brasileiro, em diferentes momentos da história do cinema nacional. A mostra traz 10 filmes de cineastas brasileiros, produzidos em diferentes épocas, que permanecem inéditos na cidade ou que foram exibidos poucas vezes, trazendo para o público uma oportunidade de um contato com obras relevantes, mas ainda pouco vistas.

18H [TAC – MÚSICA] “Malemolente”

Com Kaya no Choro

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: Malemolente é flexível. É mole. É o que tem malemolência ― ou seja, é a atribuição do malandro, do boêmio, mas também daquilo que tem música, ritmo, gingado. O Kaya no Choro aposta na aproximação entre a música instrumental e o sujeito comum. O Malemolente, uma cena viva para o choro, a partir da sua tradição mas em contato direto com os elementos da contemporaneidade.

19H [TAC – MÚSICA] “Enfeitada de Ilusão – Traços Sonoros de Mim

Com Jord Guedes

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: O show Enfeitada de Ilusão – Traços Sonoros de Mim é concebido a partir das canções do disco “Traços”, de canções inéditas da compositora e de algumas do cancioneiro brasileiro, todas executadas por uma banda formada por músicos de reconhecida experiência e competência como Abraham Paiva na guitarra e direção musical, Rafael Lima no baixo, David Simplício no violão, e Bruno Vasconcelos na bateria.

 

DIA 12 | Domingo

15H30 [CINECLUBE] “Os Incríveis” (2004)

Direção: Brad Bird (EUA)

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Cineclube

Sinopse: Apesar de feliz com a vida doméstica, o Sr. Incrível ainda sente falta dos tempos em que viveu como super-herói, e sua grande chance de entrar em ação novamente surge quando um velho inimigo volta a atacar.

 

19H [TAC- DANÇA] “Alma Nordestina”

Com TXAI Cia de Danças Populares

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: “Alma Nordestina” é um espetáculo de projeções pesquisado em fatos e mitos da cultura do Nordeste trás a presença forte do homem do sertão a as suas mais diversas influências nas manifestações culturais do Brasil. É o retrato falado, cantado e dançado, que a Cia de Danças populares Txai mostra com orgulho para o respeitável público.

 

DIA 14 | Terça-feira

17H [TEATRO] “Histórias de Heróis Negros”

Com Edivaldo Batista

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: Em História de Heróis Negros, o ator Edivaldo Batista Narra as Aventuras de Heróis Pretos; narrativas de origem africanas. No espetáculo apresenta Sudika-Mbambi, o herói dos anbundos de Angola; e Também apresenta a história de ” Aqualtune” vó do nosso herói preto Zumbi dos Palmares.

19H [CINE DEBATE] “Vegana” (2012)

Direção: Airon Barreto (Brasil)

Entrada: Gratuita Classificação etária: 12 anos Local: Cineclube

Sinopse: Nesta animação, Luka é uma adolescente de 16 anos que aprendeu com sua tia Vera o valor e o respeito por cada ser vivo. Ela movimenta a família e a escola com suas restrições à exploração animal.

DIA 16 | Quinta-feira

19H [DANÇA] “Oxum de Mim

Com Cia Vatá

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: “Oxum de mim!” traz aos palcos uma trupe forasteira de artistas mambembes, que fazem de seu carrinho palco e morada. Trata-se da poetização de nossa própria história, quando dançamos a palavra e nos inspiramos nas manifestações do nosso povo.

DIA 17 | Sexta-feira

18H [TEATRO] “As 7 Farsas das Enganações”

Do Curso de Princípios Básicos em Teatro do CCBJ

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Os alunos do curso de Formação Básica em Teatro do CCBJ criaram o espetáculo a partir da Oficina de Dramaturgia, realizada pelo dramaturgo Rafael Barbosa. Baseados na farsa, gênero teatral dramático e cômico, os personagens excêntricos e histriônicos são apresentados em situações simples do cotidiano, a partir de um olhar crítico sobre a enganação humana.

18H [TEATRO] “Aquelas – Uma Dieta Para Caber no Mundo

Com Monique Cardoso e Juliana Veras

Entrada: Gratuita Classificação etária: 16 anos Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Construção colaborativa de mulheres e homens que gritam, numa criação delicada e cruel, as urgências do “ser mulher” na sociedade em que vivemos. O espetáculo gerado e concebido no Cariri cearense, faz reviver Maria de Bil, santa popular do município de Várzea Alegre, Ceará, assassinada no ano de 1926 pelo seu companheiro.

20H [MÚSICA] “Batuque de Odê”

Com Flávia Soledad

Entrada: Gratuita Classificação etária: 16 anos Local: Praça Central

Sinopse: O Batuque de Odê é um cortejo de mulheres batuqueiras na rua, com ritmos como o maracatu cearense, o samba-afro e o côco. No cortejo serão intercalados versos de poesias e músicas com batuques, visando o empoderamento das mulheres que tocam e que participam.

DIA 18 | Sábado

17H [CINECLUBE] “Mostra Negritude Infinita – Dramaturgias de representação no cinema negro”

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Cineclube

Sinopse: Pensar acerca da questão da representação de corpos negros no cinema brasileiro, em diferentes momentos da história do cinema nacional. A mostra traz 10 filmes de cineastas brasileiros, produzidos em diferentes épocas, que permanecem inéditos na cidade ou que foram exibidos poucas vezes, trazendo para o público uma oportunidade de um contato com obras relevantes, mas ainda pouco vistas.

 

18H [MÚSICA] “Assovio do Tiê”

Com Murmurando

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: Comemorando seus 10 anos de existência, o Murmurando gravou em 2016 seu

primeiro CD, intitulado Assovio do Tiê, lançando show de mesmo nome. Suas músicas passam pelo choro, samba, baião e valsa de maneira que a tradição e o moderno andam de mãos dadas.

 

19H [PERFORMANCE] “Ode ao Mar Atlântico”

Com Eric Barbosa

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: Ode ao mar atlântico” é o conjunto de referências e retalhos que habitam a mente do artista multi-instrumentista, compositor e produtor, Eric Barbosa. Um “mosaico virtual atemporal” de diferentes linguagens artísticas, como: canções, videoarte, experimentalismo, arte sonora, a espacialidade sonora-ambiente e o desenvolvimento de novos timbres e texturas  por meio de novos instrumentos sonoros.

 

20H [TAC – MÚSICA] “Influência”

Com Pedro Frota

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: Pedro Frota teve seus primeiros contatos com a música na infância, quando cantava acompanhado pelo pai ao piano. Da gravação de uma de suas músicas, “Influência do samba”, surgiu a parceria com o pianista Thiago Almeida. Os músicos Marcio Resende, Aroldo Araújo, Wladimir Catunda, Heriberto Porto, Adriano Azevedo e Miqueias dos Santos também participaram de outras gravações suas.

 

DIA 19 | Domingo

17H [CULTURA INFÂNCIA] “Zeca e o Mundo

Com Grupo Alumiar Cenas e Cirandas

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Uma casa de quatro varas, reboco ainda molhado, passarinho cantando, sons de brincadeiras, voz de vó balançando na cadeira. Zeca é um menino que é a soma de muitos que andam por aí. Tem quem diga que ele é anjo, de tão menino, de tão criança que é.

 

9H às 19H [DANÇA] “Residência Artística e Jam Session – VI Temporal”

Com Laboral Crew e Ana Carolina Mundim

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Sala de Dança e Praça Central

Sinopse: O projeto “VI Temporal – Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real” consiste na realização de um conjunto de ações destinadas ao público em geral, estudantes, pesquisadores e profissionais da dança. O Temporal é vinculado ao projeto de pesquisa e ao grupo de pesquisa da Profa. Dra. Ana Carolina Mundim e à disciplina de Produção Cultural nas Artes Cênicas, ministrada pela mesma docente na UFC.

DIA 21 | Terça-feira

19H [TEATRO] “Incompleto

Com Cia dos Pés Grandes

Entrada: Gratuita Classificação etária:12 anos Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: O trabalho de comemoração pelos 10 anos de existência da Cia. dos Pés Grandes passeia pelas memórias afetivas dos bailarinos. Samba, forró, choro, funk e propõem um diálogo rítmico com o swing do sapateado americano.

DIA 22 | Quarta-feira

19H [CINECLUBE] “Django Livre” (2013)

Direção: Quentin Tarantino (EUA)

Entrada: Gratuita Classificação etária:16 anos Local: Cineclube

Sinopse: No sul dos Estados Unidos, anos antes da Guerra Civil, um ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participarem de competições mortais.

 

18H [CIRCO] “O riso é lindo

Festival Popular de Teatro de Fortaleza

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: Dieguete é um personagem absurdo, impertinente, ingênuo, delirante e lunático, que convida o público de forma humorística a entrar em seu universo humorístico.”La Risa es Bella” é um show de linguagem universal cheio de emoções, jogos e uma ótima participação.

 

DIA 23 | Quinta-feira

19H [TEATRO] “Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro

Com Nóis de Teatro

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre Local: Praça Central

Sinopse: Trazemos uma dramaturgia épica, onde o ator narrador é o grande foco, numa espécie de “tragédia afro”, com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro no Brasil e no mundo, além de múltiplas referências à mitologia dos Orixás.

 

18H [TEATRO] “Gato Preto

Com Cia Teatral Oops! / Festival Popular de Teatro de Fortaleza

Entrada: Gratuita Classificação etária: 12 anos Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Adaptação do Conto “Coração Delator” de Edgar Allan Poe, “Olho” é um espetáculo que busca manter a essência narrativa do conto, mantendo toda a atmosfera “noir”, “policial” e terror que o romântico Allan Poe propõe na maior parte de suas obras.

 

19H [TEATRO] “OLARIA”

XXII Montagem do Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE

Entrada: Gratuita Classificação etária: 16 anos Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Olaria é o espetáculo de conclusão da XXII turma do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. O espetáculo teatral é atravessado por duas dramaturgias do autor Plínio Marcos, “Barrela” e “Mancha Roxa”, ambos habitam o sistema carcerário brasileiro.

DIA 24 | Sexta-feira

18H [TEATRO] “As 7 Farsas das Enganações”

Do Curso de Princípios Básicos em Teatro do CCBJ

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Os alunos do curso de Formação Básica em Teatro do CCBJ criaram o espetáculo a partir da Oficina de Dramaturgia, realizada pelo dramaturgo Rafael Barbosa. Baseados na farsa, gênero teatral dramático e cômico, os personagens excêntricos e histriônicos são apresentados em situações simples do cotidiano, a partir de um olhar crítico sobre a enganação humana.

 

DIA 25 | Sábado

17H às 21H [PERFORMANCES] “Atravessamento Poético”

Do Coletivo Bonja Roots

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Biblioteca e Praça Central

Sinopse: Bonja Roots é um coletivo que tem o Reggae como metodologia de trabalho, pela formação cultural na cultura Reggae em Fortaleza. Na programação, roda de conversa para troca de experiências sobre ações relativas à redução de danos, Feira de Economia Criativa com exposição de artesanato, comida e insumos de redução de danos e Baile Atravessamento Poético.

18H30 [TEATRO] Diversas Esquetes

Do Grupo Vivarte

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Projeto de pesquisa, montagem e apresentação de esquetes dos alunos da Cia Viv’arte. Os alunos passam pela experiência de montagem e apresentação de esquetes, com temas variados, valorizando assim sua criatividade bem como seu protagonismo. “Padrão”, de Jorge Costa, “Dois”, de Bruna Cunha e “Boca”, de Kleunny Alves, são as esquetes apresentadas.

 

 

 

 

DIA 26 | Domingo

17H [CULTURA INFÂNCIA] “A Fábula do Monturo Velho

Com Trupe ‘Caba de Chegar

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Com texto de Aldo Marcozzi, o espetáculo retrata, de forma lúdica e divertida, os conflitos gerados a partir das diferenças e da aceitação do próximo, tendo como pano de fundo o universo do reino animal.

18H [MÚSICA] “Brasis”

Com TA Trio

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: O trio de música instrumental composto por Thiago Almeida (pianista), Miquéias dos Santos (baixista) e Michael Rodrigues (baterista) apresenta no show “Brasis” um trabalho de composição autoral, que traz releituras e arranjos originais da compositora Ana Mazzotti.

 

DIA 28 | Terça-feira

14H30 [CINE DEBATE] “Não Matarás” (2006)

Direção: Denise Golçalves

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Cineclube

Sinopse: Cine Debate “Carne e Ossos” com documentário. Produtos de limpeza, cosméticos, drogas. Um olhar abrangente sobre um sistema que mata mais do que salva. Os testes que põem em risco a sua saúde e ceifam a vida de milhões de animais.Será necessário?

 

19H [DANÇA] “Graça”

Com Cia da Arte Andanças

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Graça é um trabalho que resultou do encontro das coreógrafas Andréa Bardawil e Graça Martins. Do encontro, entre diálogos e conversas gravadas ao longo de seis meses de trabalho, uma pequena mostra das inquietações que atravessam os modos de fazer, resquícios de inquietações que permeiam a prática da dança contemporânea e das danças tradicionais.

19H [CINE DEBATE] “Quero ser vegano/a, e agora?”

Facilitadora: Sara Ortins, nutricionista clínica vegana

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Cineclube

Sinopse: Roda de conversa sobre alimentação vegetariana. Dúvidas vão ser tiradas num bate-papo com a nutricionista especialista em dieta vegetariana Sara Ortins, nutricionista clínica vegana, formada em Nutrição pela UECE, pós graduanda em nutrição vegetariana pela FSH.

DIA 29 | Quarta-feira

18H [TEATRO] “Amor de Girassol

Com Coletivo Girassóis

Entrada: Gratuita. Classificação etária: 14 anos. Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: Inspirada na vida e obra da artista francesa Camille Claudel, a peça  traz um olhar da forte personalidade de Camille, a intransigência e o gênio criativo que ultrapassou a compreensão de sua época. Em debate, a mulher que ainda enfrenta diversos desafios de uma sociedade machista e patriarcal.

 

19H [CINECLUBE] “Faça a Coisa Certa” (1989)

Direção: Spike Lee (EUA)

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Cineclube

Sinopse: Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. No dia mais quente do ano, Buggin’ Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e reclama por não existirem negros na “Parede da Fama”. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem.

DIA 30 | Quinta-feira

19H [CINECLUBE] “Devoração

Com Cia da Arte Andanças

Entrada: Gratuita. Classificação etária: 14 anos. Local: Teatro Marcus Miranda

Sinopse: A principal questão que nos mobiliza neste trabalho: O que é próprio do resistir? Qual a potência do corpo que resiste? Não queremos esquecer que suportar o desassossego tem a ver com superar a indiferença, a anestesia de um mundo de excessos vazios, a paralisia dos corpos dóceis.

 

19H [TAC – MÚSICA] “Música para Teatro

Com Rami Freitas

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre. Local: Praça Central

Sinopse: Show cênico musical homenageando homens e mulheres que fizeram da arte, ou melhor, do teatro o seu modo de vida, e mais que isso, um modo de transformar a vida. O espetáculo “Música para Teatro” traz a figura emblemática de Dom Quixote como um personagem que poeticamente simboliza esses artistas. As canções escolhidas para compor o espetáculo trazem a poesia de Adriano Espínola, Ângela Linhares e Oswald Barroso.

 

Biblioteca

DIA 04 A 18 | Sábados

8H ÀS 12H [CURSO] “Contação de Histórias e Mitos Locais

Curso da Escola de Cultura e Arte (ECA)

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Curso de contação de histórias e mitos locais para idosos, com um total de 20 horas, acontecerá de 21/10 à 18/11 (sábados) das 8h às 12h, com Paula Yemanjá. As histórias serão contadas para as crianças.

DIA 07 | Terça-feira

9H / 15H [LEITURA]  “Ciclo de Leitura – Criando o seu bicho!

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Ciclo de leitura com o livro “Bichos” de Francisco Gilson, atividade lúdica com desenho e leitura musicada.

DIA 09 | Quinta-feira

9H / 15H [CINE LEITOR] “OZ Mágico e Poderoso

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Oz Mágico e Poderoso remonta às origens do adorável feiticeiro de “O Mágico de Oz”, primeiro livro de L. Frank Baum. Nos 14 livros que escreveu entre 1900 e 1920, Baum nunca retratou o passado completo do personagem. O filme é portanto a versão cinematográfica da história pregressa de seus livros, com histórias que se passam no reino fantástico que criou. Embora alguns personagens de Oz Mágico e Poderoso sejam conhecidos da obra literária de Baum, eles foram reimaginados. Há ainda outros personagens que foram criados especialmente para integrar a história do filme, como China Girl e os quadlings

DIA 14 | Terça-feira

9H / 15H [LEITURA] “Ciclo de Leitura –  Não Confunda

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Ciclo de leitura com o livro de Eva Furnari “Não Confunda”, em seguida, a atividade do ciclo.

DIA 16 | Quinta-feira

9H / 15H [CINE LEITOR] “Meu Monstro de Estimação

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Atividade baseada na obra de Dick King Smith, “Meu Monstro de Estimação”. Angus é um solitário garoto escocês que sonha com o retorno de seu pai para casa. Um dia ele encontra na praia um objeto misterioso, o qual leva para casa. Logo ele descobre que se trata de um ovo do lendário monstro do lago Ness, um mitológico cavalo d’água. Ao nascer Angus lhe dá o nome de Crusoé, tentando de todas as formas escondê-lo.

DIA 17 | Sexta-feira

10H / 15H [KARAOKÊ] “Vem Cantar na Biblioteca!”

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Atividade voltada para prática da leitura em português e inglês, da forma mais divertida, cantando! Campeonato de Karaokê, com prêmios para o 1º e 2º lugar.

DIA 21 | Terça-feira

9H / 15H [LEITURA] “Ciclo de Leitura – Ventos da Esperança”

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Ciclo de leitura com o livro de Kelsen Bravos, “Ventos da Esperança”, em seguida, será confeccionada uma arraia da fantasia com as crianças.

DIA 23 | Quinta-feira

9H / 15H [CINE LEITOR] “Gato de Botas”

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Exibição do filme “Gato de Botas”, que surge na literatura pela primeira vez em 1697, em um conto de fadas do escritor francês Charles Perrault.

DIA 24 | Sexta-feira

16H [LITERATURA] “Contação de História Grupo Cantando Histórias”

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Contação de História com o Grupo Cantando Histórias (Kelly Ferreira, Meiriane Cipriano e Carlos Henrique). O grupo conta histórias musicalizadas e trabalham, a partir da contação, o lúdico e o imaginário do universo infantil.

DIA 28 | Terça-feira

9H / 15H [LEITURA] “Ciclo de Leitura – Viva a Diferença”

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Ciclo de leitura com o livro de Ruth Rocha “Viva a Diferença”, em seguida, uma atividade para trabalhar o imaginário infantil.

DIA 30 | Quinta-feira

9H / 15H [CINE LEITOR] “A Culpa é das Estrelas”

Entrada: Gratuita. Classificação etária: Livre.

Sinopse: Cine leitor baseado no livro de John Green, “A Culpa é das Estrelas”. O título é uma variação de uma citação da peça Júlio César (ato I, cena II), de William Shakespeare: “The fault, dear Brutus, is not in our stars, but in ourselves…”, que em tradução livre significa “A culpa, querido Brutus, não está nas nossas estrelas, mas em nós mesmos…”. Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.