TODO DOMINGO
14H30 – 17H [Cultura Infância] BRINCANDO E PINTANDO
Muita cor pra pintar e bordar aos domingos no Centro Cultural Grande Bom Jardim, com programação gratuita. Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças.
Bom de Folia – O Carnaval do CCBJ!
DIAS 7 e 8
Nos dois dias, o CCBJ entre no ritmo intenso de folia e boas energias do carnaval! O dia 7 começa às 16h na Praça Santa Cecília, onde se concentra o III Cortejo do Maracatu Nação Bom Jardim – Alegria é nossa maior resistência”, e chega ao CCBJ às 17h, com a apresentação dos ritos carnavalescos. Dia 8 a programação no CCBJ começa às 18h, com Baile de Máscaras e segue com a turma de Coral de Idosos cantando Marchinhas de Carnaval, puxando o Bloco “Eu quero muito mais” para finalizar a noite.
DIA A DIA
De 1 a 28 
9H às 19H [INSTALAÇÃO] Exposição “Percurso Instalativo Sonoro”
Eric Barbosa
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Multigaleria
SINOPSE: Dessa forma, é o que propõe o projeto Percurso Instalativo Sonoro: Grande Bom Jardim – uma instalação sonora expositiva com intuito de realizar um mapeamento cartográfico sonoro do Grande Bom Jardim, pensando as relações sociais e afetivas em cada espaço mapeado.
DIA 01 | QUINTA-FEIRA
18H30 [DANÇA] “Trans-Forme-se”
Jorge Costa
ENTRADA: Gratuita Classificação Etária: 16 anos. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: Tras-forme-se é uma atividade artística que vai para além do teatro convencional com foco para o toque e a fala do público com os atores/atrizes onde a cena é o público/platéia a esquete/performance acontece de forma aleatória sem uma linha pré definida de cenas. É um trabalho de sentimentos de pele com relatos fortes reais ou fictícios de pessoas que sofreram preconceito ou outra forma de violência na vida.
 
19H [DANÇA] “Carmim”
Do Ateliê de Dança Contemporânea – Jardim em Cena/2017
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 16 anos. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: Essa composição aborda a indiferença. A violência ronda e faz suas vítimas. Pessoas morrem e no teor das chamas nos acostumamos. O que nos importa?
19H30 [DANÇA] “Trans Angel Tour”
New Model
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: A parceria entre a ex-drag Lola García e o performer e produtor Lua Underwood rendeu algumas músicas soltas nas plataformas digitais como forma de iniciar e introduzir o projeto na cena cultural também além das boates, produzindo um som pop oitentista que ainda consegue trazer uma vibe contemporânea que agrada públicos de vários tipos.
DIA 02 | SEXTA-FEIRA
15H [LITERATURA] “Moreira Campos, Contista do Ceará”
Carlinhos Perdigão
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Biblioteca
SINOPSE: Os escritos de José Maria Moreira Campos tornaram-se um denso e formidável painel da literatura produzida no Ceará no século XX. Portanto, é dentro de todo esse panorama que a leitura dramática “Moreira Campos, contista do Ceará” do professor de língua portuguesa/literatura, músico e escritor Carlinhos Perdigão se concretiza.
18H30 [TEATRO] “Anônimos”
Sidney Malveira
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 14 anos. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: O artista quebra a quarta parede e na interação direta com o espectador/coadjuvante “revive”, em cena, histórias reais de três personas que se transmutam para o público a olho nu apenas pela sobreposição de adereços cênicos e composição de partituras físicas e vocais peculiar a cada personagem.
DIA 03 | SÁBADO
19H [MÚSICA] “Pistoleira”
Banda Pistoleira
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central
SINOPSE: A banda Pistoleira é um corolário das experiências e pesquisas musicais do cantor, compositor e instrumentista cearense Paulo Fraval, que depois de morar em alguns países da Europa, sentiu a necessidade de voltar às suas raízes e iniciou um trabalho de pesquisa concluído para as referências musicais que marcaram sua infância no bairro Parque Jerusalém (periferia de Fortaleza).
DIA 07 | QUARTA
16H [CULTURA POPULAR E TRADICIONAL] III Cortejo do Maracatu Nação Bom Jardim
16H – Concentração na Pça Santa Cecília / 19H – Coroação da Rainha no CCBJ
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central
SINOPSE: O III Cortejo “Alegria é nossa maior resistência”, do Maracatu Nação Bom Jardim vai realizar um cortejo articulado com outros grupos percussivos do território (Tambores do Gueto, Afoxé Omorisã Odé e Toque de Senzala) pelas ruas do Grande Bom Jardim, sendo a concentração na Praça Santa Cecília, indo pelas ruas principais e no entorno da Comunidade São Francisco com encerramento na Praça Central do Centro Cultural Grande Bom Jardim.
 
20H [DANÇA] “Sandra Bar”
Daniel Rufino
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 14 anos. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: “Ouvi trezentos e nove músicas de amor; vi seis mil e dezesseis galos marchando em formação e devorando uns aos outros entre areias e gritos; entendi que o meu coração nunca vai perder o seu nome escrito na minha parede. Te amo.”
DIA 08 | QUINTA
18H [DANÇA] “Saudade do que não sei…”
João Osmar
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: Dançar as memórias e contorcer as lembranças é preservar o próprio corpo, seus afetos e suas recordações. O tempo que não volta ou a palavra não dita, tudo isso é motivo de dança e digno de poesia. o movimento representado pela técnica de contorção transita entre o corpo frágil e o corpo sem forma, tendo por objetivo a defasagem exaustiva de movimentos que representa o descontrole e a efemeridade da vida.
18H30 [MÚSICA] Bloco Eu Quero Muito Mais – Resgatando os Carnavais
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central
SINOPSE: O Bloco EU QUERO MUITO MAIS, tem como objetivo proporcionar as festividades de carnaval as famílias. A intenção do bloco é resgatar os carnavais dos anos 70, 80 e 90, trazendo um repertório composto por marchinhas, axé das antigas, músicas de artistas nordestinos e com as tradicionais fantasias de carnaval.
 
DIA 15 | QUINTA
18H30 [DANÇA] “Corpo Intruso”
João Paulo Lima
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 18 anos. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: Em cena, o espetáculo traz dois dançarinos em contínua aproximação e distanciamento. O chão é a desculpa, o caminho, a vontade do encontro. Imagens constituem o fio que conduz a imaginação de diferentes formas de ser corpo: o incompleto, o bípede, o animalesco, o individual, o com o outro, o deformado, o torturado ou em surto.
DIA 16 | SEXTA
18H30 [TEATRO] “Diário de um Louco”
Companhia Gira de Teatro 
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: Apresentamos o projeto de pesquisa teatral, que representa a investigação e montagem do texto “Diário de um louco”, do autor ucraniano, Nikolai Gogol, com características da literatura russa. De linguagem ácida, Gogol nesse conto, aborda a tragédia social e seus costumes, tendo como personagem central, um miserável funcionário público.
DIA 17 | SÁBADO
17H [CIRCO] “As Biscartistas”
Tatiana Valente
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central
SINOPSE: As Biscartistas é um Espetáculo que se utiliza da linguagem do teatro de rua para contar a história de duas senhoras desempregadas, que estão viajando em busca de emprego. De maneira espontânea e divertida elas convidam o público a refletir sobre a situação do desemprego através de acrobacias circenses e paródias musicais dos funks: Show das Poderosas e Beijinho no ombro tecem um diálogo a cerca da dificuldade de ser mulher, nordestina e desempregada nos dias atuais.
18H30 [MÚSICA] “Encontro na Cidade do Sol”
Novos Caetanos
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central
SINOPSE: O show “Encontro na Cidade do Sol” traz ao público uma miscelânea do presente com o passado, do tradicional e do contemporâneo, da música técnica acadêmica com a música nascida do povo e vinda da rua. O repertório tenta buscar uma sonoridade de exploração de ritmos, melodias, timbres, voltados pra música popular brasileira e canções autorais e busca também explorar todas as possibilidades do que pode ser feito em duo.
DIA 18 | DOMINGO
17H [CULTURA E INFÂNCIA] “O Palhaço Sapeca… Levado da Breca”
Grupo VEMART
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: Dois artistas circenses ficam desempregados. Sapeca e Tita saem à procura de um circo onde possam trabalhar, mas, não encontram, pois os de pequeno porte desapareceram e os circos grandes só contratam artistas internacionais. O espetáculo começa, quando os dois chegam ao teatro à procura de emprego. Resolvem fazer ali, uma apresentação para mostrarem seus dotes artísticos.
DIA 21 | QUARTA
18H30 [MÚSICA] Cantando Elis
Grupo de Música CUCA Barra
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: Sob a direção musical de Juvêncio Linhares, baixista e professor de música, 12 jovens da Rede CUCA Barra tocam , cantam e nos ajudam a conhecer um pouco mais da Música Popular Brasileira. Eles mesmo, os jovens artistas, tiveram a oportunidade de, através da produção do show, descobrir Elis, a Bossa Nova e um tempo histórico, para eles, pouco conhecido.
DIA 22 | QUINTA
18H30 [DANÇA] “Transitório”
Coletivo Influxo
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: Coletivo propõe, neste espetáculo, a discussão a respeito da influência dos espaços sobre as pessoas que atuam nestes ambientes e vice-versa. Desta forma, consideramos o espaço como sendo produtor de intervenções nos seres humanos.
DIA 23 | SEXTA
18H30 [TEATRO] “Devorando Heróis: A Tragédia segundo os Pícaros”
Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central
SINOPSE: Os Pícaros Incorrigíveis trazem nesse espetáculo as trágicas histórias de dois heróis da Grécia Antiga, Prometeu e Ájax. O grupo parte de uma leitura da clássica dramaturgia grega para chegar ao pícaro contemporâneo, um carnavalesco sopro de contestação ao cinza concreto da metrópole com seus corpos enrijecidos pela engrenagem do sistema. Um turbilhão de cores, corpos, imagens, ritmos, músicas, rasgam o espaço urbano para compor a picardia.
DIA 24 | SÁBADO
 
18H30 [MÚSICA] “Mar do meu Amar”
Simone Sousa
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central
SINOPSE: A sabedoria ancestral do corpo, a ligação com a percussão, a proximidade e importância do chão, terra, mundo, África, de onde saiu a humanidade, é a ideia que une as canções escolhidas como repertório para um show musical, como uma rede tecida a muitas mãos e um fio.
DIA 25 | DOMINGO
17H [CULTURA INFÂNCIA] “O que os olhos não veem”
Grupo Converso
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central
SINOPSE: Num reino não muito longe daqui, havia um rei que não conseguia enxergar e nem ouvir seu povo. Isto trouxe sérios problemas, pois o que os olhos não veem, o coração não sente. Enquanto o rei vivia feliz em seu palácio, o povo padecia sem poder ser ouvido. Foi preciso ter muita coragem e usar a imaginação para solucionar o problema. O que será que aconteceu?
DIA 28 | QUARTA
14H [LITERATURA] “Sarau do Saral”
Talles Azigon
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 12 anos. Local: Biblioteca
SINOPSE: Performance poética baseada no terceiro livro, o Saral, do escritor, produtor e contador de Histórias Talles Azigon, arraigado na poesia periférica
18H [PERFORMANCE] “Uma atriz em ação de cura: A metodologia da loucura”
Dani Bargas
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central
SINOPSE: A Instalação-Performance propõe intervir no cotidiano da comunidade e do Centro Cultural Bom Jardim tecendo redes afetivas que revelam a produção da loucura, a manifestação do controle, e a metodologia para o sofrimento: a arte.
19H [DANÇA] “Tempo”
Buala Companhia de Dança
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda
SINOPSE: Tempo é assim que chamamos nossa pesquisa que está sendo moldada, junto com a história corpórea de cada intérprete criador que compõem a cena. Em processo de montagem o espetáculo o Tempo faz parte da nova pesquisa da Buala Companhia de Dança corpos bombardeados de informações a pressa e o desencontro. Afetos não construídos.
BIBLIOTECA
DIA 06 | TERÇA
9H e 15H [CICLO DE LEITURA] “Iniciação à Arte para Crianças Pequenas”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
Ciclo de leitura com o livro “Iniciação à Arte para Crianças Pequenas” de MarryAnn Kohl.
DIA 07 E 21 | QUARTAS
14H às 16H [MÚSICA] “Te Canto uma História”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
Musicalização através de contação de histórias, usando brincadeiras e a criatividade.
DIA 15 | QUINTA
9H E 15H [CINE LEITOR] “O Lar das Crianças Peculiares”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 10 anos.
 Quando seu querido avô deixa pistas para Jake sobre um mistério que percorre diferentes mundos e tempos, ele encontra um lugar mágico conhecido como o Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Mas o mistério e perigo se aprofundam quando ele começa a conhecer os moradores e descobre seus poderes especiais… e seus inimigos poderosos. Por fim, Jake descobre também que somente a sua `peculiaridade´ especial pode salvar seus novos amigos.
DIA 16 E 23 | SEXTAS
14H às 16H – “Cirandar”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
Resgatar as cantigas de rodas estimulando a criatividade e a imaginação. A cantiga de roda tem um grande papel para o desenvolvimento cultural e intelectual do ser humano. Também conhecido como ciranda, esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e crenças culturais, e também estimular a desenvoltura das crianças.
DIA 20 | TERÇA
9H E 15H [CICLO DE LEITURA] “O livro dos Arteiros: Arte Grande e Suja”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
 Ciclo de leitura com “O Livro dos Arteiros; Arte Grande e Suja” de MarryAnn Kohl.
DIA 27 | TERÇA
9H E 15H [CICLO DE LEITURA] “Cultura da Terra”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
Ciclo de leitura com o livro “Cultura da Terra” de Ricardo Azevedo.
RECREAÇÃO E LAZER
DIA 01 A 22 | QUINTAS
16H às 18H “Jogos Populares”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
Jogos tradicionais da cultura popular brasileira
DIA 02 A 28 | SEXTAS E QUARTAS
17H às 19H “Voleibol no Campinho”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
Esporte como ferramenta de transformação e inclusão social dos participantes, além dos benefícios relacionados a saúde e bem estar.
DIA 02 | SEXTA
14H às 17H [CURSO] “Oficina de máscaras”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
Abordar e valorizar o “fazer com próprias mãos” e resgatar um pouco da riqueza da artesania.
DIA 03 A 24 | SÁBADOS
14H às 15H “Jogos de Tabuleiro”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
Os jogos de tabuleiro são importantes para exercitar a mente, além de lúdicos e divertidos, proporcionam que as crianças estimulem várias habilidades fundamentais para o desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico e estimulam a criar estratégias importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional.
17H às 20H “Atividades Lúdicas”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
 Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades, orientadas por monitores.
DIA 08 | QUINTA
18H às 20H “Baile de Máscaras”
ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.
Durante o bloco de carnaval do CCGBJ entregar máscaras da oficina para os participantes da oficina e integra o bloco do CCGBJ.