*Texto, foto e vídeo por Raquel Vieira de Sousa, Hermen Jaime de Assis e Maurício Tancredo Costa do Nascimento (Mawtham) (estudantes dos Ateliês de Fotografia, Audiovisual e Comunicação)

Em 2019,  o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) completa 13 anos de funcionamento e para celebrar este  momento, a equipe do “Fala Aí CCBJ”, promoveu uma série de entrevistas para conhecer um pouco sobre as histórias, ideias e pessoas que fazem do CCBJ um espaço de convivência, resistência e amor.
História
Para começar, o Gerente de Formação do CCBJ, Joaquim Araújo, nos conta que o surgimento do centro foi resultado da organização e luta da comunidade do Grande Bom Jardim, que há 14 anos se união e foi em caravana até o Cambeba, onde funciona o Centro Administrativo do Governo Estadual. Ali o povo acampou até conseguir falar com o Governador da época, Lúcio Alcântara (2002-2006) e esse se comprometer que o centro cultural seria construído na comunidade do Grande Bom Jardim.
Joaquim Araújo conta ainda que existem muitas coisas boas para celebrar nos 13 anos da instituição, por exemplo, a reformulação do cronograma de formação que aconteceu em 2017. Isso  proporcionou que hoje o CCBJ tenha  cursos de extensão ( audiovisual, teatro, música), técnico  (dança), ateliês com metodologia voltada para a prática ,  laboratórios de pesquisa ( dança, teatro, audiovisual, música e memória), além de muitas outras atividades que acontecem no CCBJ.

Joaquim Araújo sendo entrevistado pelo estudante e persona Mawtham.

Mesmo  com a inevitável disputa por orçamentos públicos que é o que garante a realização das atividades, novas ideias e projetos já estão sendo providenciados. Joaquim cita com um dos próximos passos trazer já em 2020 os curso técnicos em audiovisual, teatro e música. Ainda como  ponto positivo   são apontadas as parcerias com outras instituições e a gestão compartilhada, essa última demonstrando uma nova forma de administrar  junto ao povo.
Projetos
Lili Aragão, produtora do setor Ação Cultural, explica que alguns projetos acontecem como forma de difundir os trabalhos dos setores de Formação, NArTE  e da própria Ação Cultural.  São eles:

– NAVEGAÇÕES FREIRIANAS :  que percorreu 12 escolas públicas e outras instituições parceiras do território do Grande Bom Jardim, difundindo a metodologia e o trabalho do educador pernambucano Paulo Freire.

– RUA DE POSSIBILIDADES: projeto que leva até a comunidade local um pouco do que é o CCBJ, com apresentações , atividades recreativas e oficinas para a população.

– MOSTRAS DAS ARTES : momento onde o Centro Cultural finaliza os curso e projetos realizados em um determinado período. O evento é a oportunidade  de mostrar os resultados para toda a comunidade e celebrar as realizações todos os envolvidos.

Lili Aragão ainda afirma que ” o aniversário do Centro Cultural é pra comemorar também a presença de vocês aqui” – referindo-se aos alunos e à comunidade.
Um dos momentos reveladores é a conversa com Aíla Maria Gomes Braga, mais conhecida como Dona Aíla. Ela conta que fez parte da equipe de limpeza, começando a trabalhar no CCBJ mesmo antes da inauguração em 2006 . Dona Aíla conta que foi uma correria, mas tudo ficou pronto para a multidão que veio à inauguração.  Dona Aíla diz ” eu adoro isto aqui”.

Foi por meio de um cliente do bar onde trabalhava que Bruno Evangelista,  de 21 anos, soube do CCBJ, onde hoje estuda audiovisual e se diz satisfeito. Antes da matrícula foram necessárias várias ligações.  Sobre os 13 anos do equipamento, Bruno diz que literalmente o CCBJ salva a comunidade e os próprios artistas, definindo-o como um espaço de acolhimento para com as diversidades. O jovem diz ” aqui eu sinto que posso ser quem eu sou” e eufórico agradece pelo CCBJ existir.

Bruno Evangelista se considera salvo pelo CCBJ.

Para terminar, assista ao vídeo que fizemos com uma série de depoimentos.  Um “moi de gente” deixou sua visão sobre o CCBJ dizendo o que ele representa, assim o equipamento foi definido como um lugar de amor, diversidade, “mó limpeza”, “nossa casa” entre outras definições e assim no 13º aniversário do CCBJ celebramos também as histórias e pessoas que tornam deste equipamento um verdadeiro lar.

 

*Sob supervisão de Jack de Carvalho