O Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ é uma instituição voltada para a promoção da arte e expressões culturais gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar – IDM, por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Cultura do Governo do Ceará. O CCBJ é um espaço de referência para o Grande Bom Jardim – GBJ, composto pelos bairros Canindezinho, Granja Lisboa, Bom Jardim, Granja Portugal e Siqueira, que contam com mais de 220.000 habitantes. Formação, criação, difusão, economia da cultura, direitos humanos. Agregar tudo isso em ações e parcerias tem sido a missão do CCBJ, através de uma diversificada programação, que incentiva e difunde ações de democratização e descentralização da cultura, promove o acesso e estimula a criação, bem como oferece uma programação cultural diversa e de qualidade.

O Centro de Formação Artística – CFA do CCBJ agrega os anseios por maior diversidade na promoção de oficinas, cursos livres, laboratórios de pesquisa e criação e cursos de extensão para o território do GBJ, Fortaleza e Região Metropolitana. Além disso, conjuga a expertise de formações do Instituto Dragão do Mar – IDM, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT e Universidade Federal do Ceará – UFC, no intuito de potencializar a difusão da arte criada no Grande Bom Jardim em diálogo com demais agentes culturais da cidade.

 

CHAMADA

O Centro Cultural Grande Bom Jardim divulga a abertura de cadastro de formadores(as) para o Projeto Tempos de Cultura 2019. O processo de cadastro vai compor o banco de dados de profissionais habilitados(as) para realizar cursos e atividades de formação do CCBJ.

O Tempos de Cultura propõe-se a amplificar as atividades de formação em linguagens artísticas, já oferecidas pelo CCBJ, com foco na promoção dos Direitos Humanos.

Para se cadastrar, leia atentamente as informações abaixo e preencha o formulário de cadastro.
 
1. DO OBJETO:

1.1 O cadastro tem por objetivo compor Banco de Dados de profissionais que poderão ser convidados(as) a participar da programação de execução de cursos ofertados pelo Centro Cultural Grande Bom Jardim.

1.2 Poderão participar deste cadastro somente pessoa jurídica (MEI / ME). Os candidatos e candidatas deverão obrigatoriamente anexar a documentação  listada abaixo:

– Contrato Social e aditivos, Requerimento do Empresário ou Certificado de Micro Empreendedor;

– Cartão do CNPJ;

– Cópia do RG, CPF e Comprovante de Endereço do Representante legal;

– Currículo.

1.3 Os(As) cadastrados(as) integrarão um Banco de Dados específico, com prazo de validade até dezembro de 2019.

2. DO CADASTRO

2.1 O cadastro poderá será realizado de 29 de abril a 24 de maio de 2019;

2.2 Para se cadastrar, leia atentamente as informações abaixo e preencha o formulário de cadastro AQUI.

2.2 Só serão aceitos cadastros que estejam dentro da PROPOSTA DO CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA.

3. DISPOSIÇÕES FINAIS

3.1 O cadastro não implica seleção ou contratação do(a) cadastrado(a) para qualquer fim;

3.2 O cadastro realizado nos termos deste não impede o CCBJ de realizar outras contratações para atendimento de suas necessidades e metas propostas;

3.3 Os casos omissos serão dirimidos pelo núcleo gestor do Centro Cultural Grande Bom Jardim.

Chamada para Cadastro de Formadores(as) para o CCBJ – Projeto Tempos de Cultura 2019Serão realizados cadastros de formadores(as) para 03 (três) categorias, a saber:

a) Professor(a) Residente Temporário(a) – Cursos Livres nas Múltiplas Linguagens

Os cursos livres são formatados para um público de nível iniciante, pessoas que em sua maioria os terão como primeiro contato com a estética e poética de diversas linguagens. São cursos voltados a crianças, jovens e adultos, com ou sem experiência. Grande parte dos cursos são ofertados para o território do Grande Bom Jardim, atendendo entidades parceiras do Centro Cultural Grande Bom Jardim. As relações com as entidades são de longas datas, o que contribui para que o CCBJ possa atender uma quantidade ainda maior de moradores(as) do território.

Linguagens artísticas e/ou culturais a serem ofertadas em 2019:

Danças Urbanas
Dança Contemporânea / Ballet
Capoeira
Teatro Infantil
Artes Urbanas
Audiovisual
Música (violão e coral)
Fotografia
Memória e Patrimônio
Produção Cultural

b) Educador(a)/Oficineiro(a) para Formação em Direitos Humanos

As oficinas em direitos humanos deverão ter a arteducação como premissa metodológica básica de formação, bem como deverão trazer profundidade às temáticas mais relevantes vivenciadas no território do GBJ, contribuindo assim com a prevenção às violações e com o fortalecimento do empoderamento social.

c) Professores para Cursos Extensivos em Teatro, Audiovisual e Música e Curso Técnico em Dança
 
Estes cursos seguem uma investigação técnica da cena, passando e aprofundando o conhecimento dos diversos ramos que as artes têm contato.

Através de parceria firmada com a UFC, o CCBJ apresenta os cursos de extensão em Teatro, Audiovisual e Música e, em articulação com a Escola Porto Iracema das Artes, o curso técnico em Dança (Coreógrafo/a e Ensaiador/a), a ser certificado pelo IDM.

CURSO DE EXTENSÃO EM TEATRO

O Curso de Extensão em Teatro propõe uma imersão no fazer teatral por meio da abordagem das diversas atividades, tais como: atuação, cenografia, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia, produção etc. Em linhas gerais, pretende-se que o(a) formando(a), ao vivenciar a composição da cena a partir desses diferentes lugares, compreenda a complexidade das práticas teatrais e esboce seu próprio perfil como criador(a).

Veja aqui o programa do CURSO DE EXTENSÃO EM TEATRO.

CURSO DE EXTENSÃO EM AUDIOVISUAL

O Curso de Extensão em Audiovisual é voltado para quem deseja iniciar a formação na audiovisual, bem como para profissionais que atuam na área.

Veja aqui o programa do CURSO DE EXTENSÃO EM AUDIOVISUAL

CURSO DE EXTENSÃO EM MÚSICA

Formatado para ser teórico e prático, o curso de Extensão em música traz conhecimentos técnicos musicais, éticos e políticos, a fim de que os formandos por esse curso  tenham comprometimento profissional e social de desenvolver a comunidade e os grupos de atuação. Isso com competência artística, a partir da aprendizagem  ofertada,  oportunizando a instrumentistas e cantores o desenvolvimento de seus conhecimentos.

Veja aqui o programa do CURSO DE EXTENSÃO EM MÚSICA

CURSO  TÉCNICO EM DANÇA PARA FORMAÇÃO DE COREÓGRAFO(A) E ENSAIADOR(A)

O plano de curso técnico em Dança possui como estratégia de trabalho o fortalecimento das experiências profissionais da dança que estão anteriores à apresentação cênica, voltado para a formação de coreógrafos(as) e ensaiadores(as), tendo em vista que os cursos de formação em dança na cidade buscam fortalecer a experiência e profissionalização do(a) bailarino(a) ou do(a) intérprete criador(a), ou, ainda, dos(as) professores(as) de dança, através da licenciatura. Desta maneira e, observando também os(as) artistas da dança no território do Grande Bom Jardim, este curso vem possibilitar novas imersões para os criadores e criadoras em dança, com o objetivo de formar profissionais para atender às necessidades do mercado desenvolvendo atividades como: preparação de elenco, preparação corporal, assistente coreográfico/ensaiador(a), ensaiador(a) e coreógrafo(a).

Veja aqui o programa do CURSO TÉCNICO EM DANÇA PARA FORMAÇÃO DE COREÓGRAFO(A) E ENSAIADOR(A)

Maiores esclarecimentos pelo telefone 3497-5991 ou pelo e-mail [email protected] ou presencial no Centro de Formação Artística do CCBJ (Rua Três Corações, 400 – Bom  Jardim).