.
De 23 a 26 de Outubro, o CCBJ celebra a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com o objetivo de incentivar a leitura e a construção do conhecimento a partir da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, a comemoração visa, também, enaltecer o papel do bibliotecário e possibilitar a atualização e o desenvolvimento deste, como profissional, e do espaço das bibliotecas como um espaço de aprendizagem e ensino. Portanto, será ponto chave desta Semana a Lei nº 12.244/2010 que busca assegurar a presença de Bibliotecário em todas as bibliotecas escolares até o ano 2020. Haverá mesa redonda composta por representação do Conselho Regional de Biblioteconomia, Associação de Bibliotecários do Ceará, e representações das Escolas do Grande Bom Jardim. Além disso, haverão atividades de contação de histórias com Rebeka Lúcio, jogo/contação com Paula Yemanjá, lançamento de livro “Boca de Cachorro Louco”, de Kah Dantas e, para encerrar, o Sarau Bota o Teu.
.
PROGRAMAÇÃO
.
23/10 – Terça
.
Contação de Histórias com Edivaldo Batista – Visita à Biblioteca
9h – Biblioteca
Release: O ator e contador de História Edivaldo Batista narra histórias do tempo do agora e do nunca, a partir dos livros “Os Chifres da Hiena e Outras Histórias da África Ocidental”, de Mamadou Diallo, e “Contos Tradicionais do Brasil”, Câmara Cascudo.
Classificação: 07 a 11 anos. 
Capacidade: 30 pessoas.
.
Contação de Histórias – Puxa! Era uma Bruxa?!
15h – Biblioteca
Release: “Puxa! Era… Uma bruxa! Que nada!?” narra histórias que têm como personagem essa antagonista que, por suas maldades, geralmente é tida como vilã. Amadas ou odiadas, o fato é que as bruxas fazem parte do imaginário popular e alimentam o mundo encantado das histórias, provocando arrepios e emoção. Quem nunca ouviu falar na maçã envenenada que a Branca de Neve engoliu, na casa de doces em que João e Maria entraram, etc.? Quem provocou todo esse rebuliço nessas histórias? As famigeradas bruxas… 
Classificação: Livre
Capacidade: 30 pessoas.
.
24/10 – Quarta
 .

Contação de Histórias com Edivaldo Batista – Visita à Biblioteca

10h – Biblioteca
Release: O ator e contador de História Edivaldo Batista narra histórias do tempo do agora e do nunca, a partir dos livros “Os Chifres da Hiena e Outras Histórias da África Ocidental”, de Mamadou Diallo, e “Contos Tradicionais do Brasil”, Câmara Cascudo.
.
Campanha com Conselho Regional de Biblioteconomia 3
14h às 17h – Teatro
Mesa Redonda com: Júlio Duarte, bibliotecário, contador de histórias e representante da Comissão Regional de Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB3) Cássia Barroso, bibliotecária e atual presidente da Associação de Bibliotecários do Ceará (ABC-CE), Patrícia Cavalcante, bibliotecária do Colégio Nova Dimensão.
.
25/10 – Quinta
.
Mnemosine: Porque memória é feminina, Paula Yemanjá.
9h às 11h – Biblioteca
Release: Mnemosine é um jogo/contação onde narramos histórias de mulheres cearenses que foram visionárias. São mulheres fortes que assumiram o protagonismo de suas vidas e que foram e são até hoje exemplos de força, coragem e determinação.
Capacidade: 30 pessoas.
.
Oficina de Escrita Criativa com Selo Editorial Aliás
14h às 17h – Biblioteca
Release: Oficina de escrita criativa nas dependências da biblioteca do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCGBJ). O intuito é envolver as mulheres que frequentam o espaço cultural e potencializar seus fazeres artísticos. Será utilizado c livro ‘Boca de Cachorro Louco’, que trata do relacionamento abusivo real vivido pela escritora cearense Kah Dantas. Publicado pelo Selo Editorial Aliás, o livro é um alerta para as milhares de mulheres que vivem relacionamentos abusivos. Após a oficina, haverá um momento de lançamento do livro, com presença da escritora, conversa aberta e sessão de autógrafos. 
Capacidade: 30 pessoas. 
.
26/10 – Sexta
.
Sarau Bota o Teu 
14h às 18h – Espaço da Palmeira – CCBJ
Release: O Sarau “Bota o Teu!” é um evento cultural independente realizado por poetas(isas) do “país” de Maracanaú. Com quase dois anos de existência, o evento incentiva a fruição e conscientização da juventude através da literatura. Nesta apresentação especial traremos 10 artistas, tendo como alvo das nossas esculhambações poéticas os patéticos representantes políticos, buscando a noção de quem são os verdadeiros bandidos da nossa nação.
.