Com inauguração em 19 de dezembro de 2006, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) firma-se como mais um espaço de convivência para a arte e a educação no estado do Ceará. O complexo é historicamente voltado para a profissionalização de jovens e adultos nas áreas de audiovisual, música e dança, sendo em 2016 o seu aniversário de dez anos de atividade. O complexo conta com uma ilha digital com equipamentos de áudio e vídeo, além de um teatro de arena, salas multiuso, laboratório para gravações musicais e outros espaços destinados a práticas artístico-culturais, que contribuem para o processo de inclusão dos moradores da região.

O CCBJ é um equipamento do Governo do Estado do Ceará, por meio de sua Secretaria da Cultura. Gerido pela Diretoria de Cidadania Cultural, do Instituto Dragão do Mar, o espaço tem como objetivo central estimular a participação e o protagonismo direto da comunidade do Grande Bom Jardim nas atividades de capacitação e acesso a diferentes formas de expressão em arte e cultura.

Além de fornecer formação para crianças, jovens, adultos e idosos, o espaço ainda é o local de encontro das produções culturais dos moradores do Grande Bom Jardim e aberto a toda comunidade de Fortaleza.

É de conhecimento que o Grande Bom Jardim possui um expressivo contingente populacional envolvido com a arte e com a cultura, em grande parte de forma amadora, sem oportunidades de formação e profissionalização, como também sem políticas específicas de fomento, difusão e circulação da produção local. Vários artistas, conhecidos ou anônimos, são oriundos desses territórios. O CCBJ parte do princípio que, para cumprir o seu objetivo, precisa conseguir que os cursos oferecidos à população representem mais que o aprendizado técnico, mas que sejam capazes de criar redes socioculturais capazes de promover a cidadania cultural e que signifiquem uma experiência na qual estejam contempladas as três dimensões da cultura: simbólica, cultura como cidadania e cultura como fator econômico.

Após passar por uma necessária reforma, cujo investimento foi de R$ 664 mil mantido pelo Governo do Estado, o próximo dia 26 de agosto será a data de sua reabertura oficial, com uma vasta programação cultural e artística, que irá abranger todo o final de semana, dias 27 e 28 de agosto. A data foi definida em reunião entre a comunidade, integrantes da Comissão de Gestão Compartilhada do CCBJ, do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim e o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, no CCBJ.