Desde 2006, o Centro Cultural Grande Bom Jardim – CCBJ promove arte e cultura para o Grande Bom Jardim, território composto pelos bairros Canindezinho, Granja Lisboa, Bom Jardim, Granja Portugal e Siqueira, onde moram mais de 220 mil pessoas (de acordo com o Censo 2010 do IBGE). O CCBJ é gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM e um dos equipamentos culturais ligado á Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT. Conta com a participação de agentes da cultura e representantes das comunidades em seu entorno, para partilha de avaliações, sugestões e debates sobre suas atividades, por meio de encontros periódicos de Gestão Compartilhada.

Criação, difusão, formação, direitos humanos e fomento à cultura. Agregar tudo isso em ações e parcerias tem sido a missão do CCBJ, através de uma diversificada programação que estimula a criação artística e difunde ações e produções culturais, pela democratização e descentralização do acesso à cultura.

Ação Cultural

O Programa de Ação Cultural do CCBJ tem como objetivo promover uma programação cultural aberta, diversa, democrática e gratuita, feita de shows musicais, exposições, espetáculos teatrais e de dança, intervenções urbanas, mostras audiovisuais, números circenses, saraus e outras tantas manifestações artísticas, tudo a um só tempo ocupando os espaços do Centro Cultural. Os eixos são pensados de forma a potencializar e fomentar iniciativas locais através de parcerias firmadas entre o CCBJ e diversos grupos, coletivos e companhias na composição da oferta semanal de programações.

Projetos como o Jardim de Gente e o Cidade Viva têm entre suas principais atividades aproximar o público do Grande Bom Jardim dos melhores espetáculos, peças e obras da  dança, música, audiovisual, teatro, circo e artes visuais. O cinema também tem um espaço especial no CCBJ, com a sala de cineclube para exibição livre de filmes para todas as idades.

.

Formação Artística

Em sintonia com a experiência do Instituto Dragão do Mar com laboratórios técnicos, ateliês de criação e cursos básicos gratuitos oferecidos pela Escola Porto Iracema das Artes, o CCBJ  trabalha com uma formação dialógica, construtiva, autônoma e criativa, em processos de mão dupla que envolvem a promoção dos Direitos Humanos.

Realizados tanto em parceria com formadores/professores e agentes culturais de territórios do Grande Bom Jardim, quanto com profissionais de referência de Fortaleza, os Programas Escola de Cultura e Arte – ECA, o Narradores Urbanos e o Formadores Locais foram criados a partir de demandas comunitárias, com a intenção de potencializar talentos locais através de formações básicas e intermediárias, e o projeto Arte para Reinventar a Vida, que traz uma diversidade maior aos cursos básicos já ofertados pelo projeto Jardim de Gente. Em diálogo com formadores e artistas de referência da região e da cidade, o Jardim em Cena é focado na oferta de ateliês de criação e laboratórios técnicos, das artes cênicas à música.

.

NArTE – Núcleo de Articulação Técnica Especializada

Apesar de os eixos estruturantes do CCBJ serem os de Formação e de Ação Cultural, o Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) é um eixo transversal que perpassa, confere suporte, condiciona, agrega saberes e métodos e dá conteúdo aos cursos e à difusão, além de ser estratégico para a condução de todo o processo. Implementado em 2017, o NarTE considera nos(as) alunos(as), seus familiares e demais frequentadores(as), potenciais fortes para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades sociais dentro do território no qual está compreendido.