O curso de “Meio Ambiente e plantas medicinais: saúde como direito” da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim produziu como resultado final do curso uma cartilha intitulada “Inventário de plantas medicinais”. A cartilha foi produzida pelos alunos do curso, ministrado por Osarina da Silva durante o período de 25 de novembro a 16 de dezembro.  

Para conferir a cartilha na íntegra, acesse: https://bit.ly/InventarioPlantasMedicinais

A cartilha é resultado do trabalho dos 26 alunos participantes do curso, que estão localizados em 9 cidades diferentes: Fortaleza (CE), Caucaia (CE), Maranguape (CE), Limoeiro do Norte (CE), Russas (CE), Cascavel (CE), Piripiri (PI), Queimada Nova (PI) E Santa Filomena (PI), e foi ministrado em formato totalmente online. Em uma das atividades, foi solicitado que os mesmos fizessem um inventário das plantas medicinais que eles conhecem com o objetivo de trocar saberes sobre as diversas plantas medicinais e seus mais variados usos na medicina popular.

Osarina da Silva, professora que ministrou o curso, é mãe e mulher empreendedora, agricultora agroecológica,  secretária da Associação Comunitária de Lagoa dos Cavalos, em Russas (CE) e membro do Coletivo de Pesquisa BEM VIVER. Se define como amante da natureza e também faz parte da liderança comunitária e voluntária da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte.

O curso “Meio Ambiente e Plantas Medicinais: saúde como direito” tinha como principal proposta desenvolver junto à turma, em formato de grupos e individualmente, os conceitos de Saúde e Bem Viver a partir do diálogo de saberes das populações de diversos espaços (urbano e rural). Dessa forma, o objetivo era viabilizar a construção do conhecimento popular e a troca de experiências entre os sujeitos do campo e da cidade como instrumento de luta e resistência na busca por direitos básicos como a saúde e meio ambiente equilibrados.

O curso foi finalizado com sucesso e o CCBJ fica feliz em poder apresentar o produto desse tempo de aprendizado remoto tão rico em troca de conhecimentos, experiências e vivências pessoais de todos os participantes.