O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) recebeu na tarde desta terça, 22, a visita de 45 estudantes de diversas universidades do Brasil que participam do XLIII Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (ENEA), que acontece de 17 a 27 deste mês em Fortaleza.

Segundo Inara Vitória, estudante de Arquitetura (UFC) que faz parte da comissão organizadora do evento, a escolha que apresentar o CCBJ teve como objetivo apresentar um espaço cultural que está na periferia.

Para ela, a forma com que o prédio do CCBJ dialoga com a estética da comunidade chama a atenção. “A gente destaca a intenção na construção do prédio que é a de dar a continuidade da característica da comunidade, dos becos, das alturas”, ressalta.

A estudante diz ainda que vivências como esta dentro do Encontro permitem aos futuros profissionais tenham novas referências.  “Geralmente nas escolas de Arquitetura a gente acaba estudando muito um caminho único, com referências de fora, e acho interessante trazer o pessoal para ver o que está construído, o que funciona, o que não necessariamente precisa ser um prédio gigantesco de vidro. Que mesmo sem isso poder um prédio aconchegante, confortável como este”, analisa Vitória.

Recebidos por profissionais dos setores de Ação Cultural e Infraestrutura, os jovens conheceram todos os espaços do CCBJ e assistiram ainda produtos das nossas Escolas, como o filme “Fumaça da Mata”.