Saraú-é-nóiz (1)Nesta sexta, 28 de outubro, a partir das 19h, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove a primeira edição do “Sarau É Nóiz” deste ano, com debate sobre programas policialescos e a sua relação com as violações de direitos das juventudes moradoras de periferias. Participam do momento representantes do Coletivo Intervozes, Revista Berro e o jovem poeta do São Cristóvão, Jardson Remido.

Neste segundo semestre, o Coletivo Intervozes lançou uma pesquisa sobre como a mídia brasileira tem reproduzido constantes violações de direitos contra a população pobre e, especialmente, contra jovens negros das periferias de grandes cidades do país. Além da pesquisa, o Coletivo também lançou uma campanha por uma mídia sem violações de direitos.

Equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o CCBJ está localizado em uma região periférica de Fortaleza, o Grande Bom Jardim. Neste contexto, o “Sarau É Nóiz” traz a Revista Berro para mediar uma conversa sobre números e poesia, com o coletivo Intervozes e o poeta Jardson Remido, convidando a todos para chegarem e somarem nessas questões de representação midiática e novas possibilidades para as juventudes.

Durante o momento, os participantes contarão ainda com sarau poético e microfone aberto para quem quiser se expressar e mostrar sua poesia.

Revista Berro

Lançada em maio de 2014, no contexto de luta por mudanças estruturais no campo da comunicação, a Revista Berro é uma iniciativa coletiva de comunicadores e “berradores sociais” que enxergam a comunicação como práxis transformadora e revolucionária. A Revista Berro é uma publicação impressa e eletrônica sobre sociedade, política, arte, cultura, comunicação, literatura, humor etc., que tem o Bode Berro como mentor intelectual e guru espiritual.

Jardson Remido

Jardson é um poeta de São Cristóvão que manda a real em vários saraus pela cidade. O jovem imerso nesse ambiente como gerador de uma violência simbólica. Um poeta que é consequência dessa realidade. Os números que trazem um fato histórico na sociedade brasileira, revisitado e atualizado através do papel de quem deveria informar e problematizar essas mazelas.

:: SERVIÇO
“Sarau É Nóiz”
Quando: 28 de outubro (sexta-feira), das 19h às 20h30
Local: Área de entrada do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), localizado à Rua Três Corações, 400, bairro Bom Jardim.