O Centro Cultural Bom Jardim vem, com orgulho, parabenizar Francisca Lenice Ferreira Da Silva por ser agora membro oficial da Academia Cearense de Letras, a ALPAS 21. Lenice é idealizadora do projeto Quintal Cultural, que foi contemplado pela Chamada Pública de Iniciativas De Desenvolvimento Comunitário do Centro Cultural Bom Jardim em 2020. 

Lenice tem 49 anos, é servidora pública aposentada e é moradora do Grande Bom Jardim, no bairro Granja Lisboa. Publicou um livro intitulado “Violência doméstica: eu disse não!” e através desse livro consegui várias inscrições em academias, tanto no Brasil quanto no exterior: Academia de Letras do Uruguai, Academia de Artes, Ciências E Letras do Brasil e Academia de Letras Virtual do Rio de Janeiro. “Pra mim é muito importante, como escritora, esse reconhecimento, tanto dentro do meu país como fora dele. O que faz o artista é isso, sermos vistos”, conta Lenice sobre as inscrições nas academias.

O Quintal Cultural

O quintal cultural surgiu num momento em que Lenice se afastou do trabalho por problemas de saúde. Como é escritora, poeta, e está dentro do mundo da música, Lenice entrou de vez no mundo da arte. Em homenagem ao seu pai, teve a ideia de fazer um palco no seu quintal com o nome dele, o Quintal Cultural Raimundo Vieira, conhecido como poeta. 

Com esse espaço, Lenice resolveu chamar poetas para se realizarem apresentações, desengavetando seus poemas e fazendo saraus. Muitos jovens se aproximaram para utilizar o espaço como um local de ensaios e apresentações.  Através do curso de Produção de Eventos Literários da Escola de Cultural e Artes (ECA/CCBJ), em maio de 2018, veio o convite para abrir uma Biblioteca Comunitária.

Lenice começou a receber doações de livros, as pessoas começaram a frequentar o Quintal Cultural e com esse fluxo as crianças começaram a se aproximar e querer ficar.  Daí eu tive a ideia junto com meu filho, que é músico, e a gente pensou em algo pra manter essas pessoas aqui. Lenice e seu filho, que é músico,  começaram então a convidar pessoas para dar aulas de forma voluntária. Já foram ministradas aulas de dança contemporânea, balé, capoeira, teatro e oficinas variadas. Passaram pelo quintal mais de 50 crianças, desde 2018. Foi contemplada com a Chamada Pública de Iniciativas De Desenvolvimento Comunitário e com ela está tentando melhorar a estrutura do Quintal Cultural.

O CCBJ tem orgulho de poder contemplar projetos tão incríveis do Grande Bom Jardim com as Chamadas Públicas que divulgamos. Agradecemos pela parceria com Lenice e ficamos felizes com suas conquistas que, de certa forma, também são nossas. O Grande Bom Jardim e o CCBJ estarão sempre juntos em suas jornadas.