O Instituto de Cultura Artística Maracatu Damas de Ouro (Instituto MDO) vem aproximadamente há três anos, organizando o lançamento do primeiro maracatu de Maracanaú e, neste domingo (08/11), finalmente, o trabalho árduo e cheio de amor fez o sonho se tornar uma realidade: o Maracatu Damas de Ouro foi fundado.

A solenidade de estreia e posse da mesa diretora do maracatu celebra essa nova jornada e na ocasião convidou Joaquim Araújo, artista, professor e gerente da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) para ser o padrinho da iniciativa. “Joaquim, além da admiração pela amizade, temos uma grande admiração por seu currículo profissional no sistema cultural do Ceará. Seu nome já vinha sendo apontado há anos, mesmo antes da fundação. Sua capacidade em assimilar essas questões sociais e culturais que o maracatu exige é outra grande motivação, ou seja sua trajetória nos força a tê-lo como padrinho”, celebra Fernando Ganso, presidente do Instituto MDO.

Foram convidados personalidades da cultura cearense, representantes dos quatorze Maracatus do Ceará e da Associação Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Ceará (Acecce).

Para a celebração foram elaborados alguns elementos simbólicos essenciais do maracatu como o standard, batuque e a montagem da boneca calunga. “Inclusive a boneca calunga foi um grande presente do nosso professor Joaquim”, ressalta Fernando.

“Nasce uma rainha no berço dos maracanãs”:

Solenidade de Fundação do MDO

Dia 08 de novembro marca a fundação do primeiro maracatu da cidade de Maracanaú, uma instituição ligada à cultura popular, no movimento dos maracatus.

O MDO tem como símbolo a carta de baralho dama de ouro, cravada por uma coroa. O sonho de Juca do Balaio torna-se realidade e a primeira mesa diretora do Instituto MDO é nomeada e vem se estruturando para realização do seu primeiro carnaval e fazer um grande espetáculo.

Durante a solenidade aconteceu a posse da mesa diretora, a entrega do Chapéu Cachimbo e bengala do Preto Velho e Preta Velha, apresentação dos padrinhos e devidas homenagens, apresentação do presidente de honra e do patrono do maracatu, entrega da calunga ao calungueiro, entrega do estandarte ao porta estandarte, entrega da coroa da rainha e rei do maracatu, entrega do balaio ao balaieiro, além da comemoração com feijoada e muita música e dança popular.

Damas de Ouro

Damas de Ouro é em memória ao eterno Mestre da Cultura Tradicional do Estado do Ceará Juca do Balaio que deixou seu talento e dedicação como legado para o maracatu e para cultura cearense. Juca do Balaio foi morador de Maracanaú, lá na década de 80 para 90 e por esse período ele sonhou em criar o primeiro maracatu da cidade, que levava este nome. Juca do Balaio vive eternamente no legado que deixou, na memória de quem faz e aprecia o maracatu e agora, também revigora sua majestosa existência no primeiro maracatu de Maracanaú: Damas de Ouro.