Nesta última semana de agosto, diversas oportunidades para os(as) moradores(as) do Grande Bom Jardim (GBJ), entre eles(as) jovens, artistas, grupos e coletivos artísticos e culturais do território são ofertadas pelo Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), a partir dos recursos provenientes do projeto Tempos de Cultura/Fundo de Combate à Pobreza (FECOP). O recurso de R$ 3,5 milhões  é vigente desde o dia 11 de agosto, segundo publicado em Diário Oficial do Estado do Ceará (DOE) . Interessados, fiquem atentos aos canais oficiais do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) para mais informações sobre os prazos de inscrições e outros detalhes (http://ccbj.redelivre.org.br/ , Instagram e Facebook CCBJ).

O CCBJ é um equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e lança quatro (04) Chamadas Públicas, visando principalmente a retomada da economia local, aumento do vínculo do equipamento junto à comunidade e protagonismo das iniciativas socioculturais do território, com foco também, em projetos para as juventudes do território, que representam boa parte da população do GBJ (60%/ IBGE).

As Chamadas são de Seleção para: Laboratórios de Pesquisa, Agentes Criativos(as), Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário e Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim  (GBJ). ( Inscrições Abertas – Ver prazos e outros detalhes em http://ccbj.redelivre.org.br/ ).

Neste contexto de pandemia que todos (as) atravessam, mundialmente, o CCBJ acompanhou as medidas preventivas de isolamento social, suspendendo temporariamente, as atividades presenciais desde março/2020. Com isso, as formas de interação e parte da programação do equipamento vem sendo realizada de modo virtual e gratuita, nos canais oficiais, de parceiros e demais plataformas on-line. Todos os processos seletivos das convocatórias para as quatro Chamadas Públicas em vigência acontecem on-line e, inicialmente, as atividades iniciam também de forma remota.

O Grande Bom Jardim

De acordo com o ranking dos bairros, segundo o índice de vulnerabilidade, os cinco bairros que compõem o Grande Bom Jardim encontram-se entre os 10 (dez) mais vulneráveis de Fortaleza (Bom Jardim; Siqueira; Canindezinho; Granja Lisboa e Granja Portugal). Em termos populacionais, esse território (GBJ) engloba 8,33% da população de Fortaleza e 38% da população da área administrativa V (SER V). Esta área é a maior da cidade e concentra os piores indicadores sociais e econômicos.

Observando o perfil da população, o território do GBJ possui um grande contingente populacional de pessoas na faixa etária de 0 a 29 anos, em torno de 120.957 habitantes (Censo IBGE, 2010). A expressão proporcional desse número é a representação de que 60% da população total do Grande Bom Jardim é jovem (0 a 29 anos), sendo que, do total dessa população, 58% têm entre 0 e 17 anos, faixa de cobertura das garantias do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ao mesmo tempo em que os jovens representam boa parte dessa população, são também eles as maiores vítimas da violência que caracteriza o GBJ. Portanto, as ações oriundas partir das iniciativas realizadas pelo CCBJ com recursos do FECOP (Chamadas Públicas), impactarão positivamente, no cotidiano do território, intervindo na retomada da economia local e nas vidas que habitam o território.

Chamadas Públicas CCBJ/SECULT/IDM – FECOP

Na última semana de agosto o CCBJ lançou quatro Chamadas Públicas, com processos e prazos diferentes. Disponibilizamos um panorama das convocatórias com as principais informações:

Chamada Pública para Laboratório de Pesquisa 2020

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) realiza a Chamada Pública para o Laboratório de Pesquisa nas linguagens de Dança, Música, Circo, Memória e Patrimônio Cultural, Fotografia, Teatro, Audiovisual e Cultura Digital. As inscrições acontecem, a partir desta segunda-feira (24/08) e, seguem até este domingo (30/08) – Ver formulário de inscrição, edital da Chamada Pública na íntegra e outros detalhes em http://bit.ly/ChamadaLabPesquisaCCBJ. O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim, que propõe a experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. Na edição de 2020, o Laboratório de Pesquisa ocorrerá de maneira virtual e/ou semipresencial e os 12 projetos aprovados, na chamada serão orientados em seu percurso por mediador(a) de processo de pesquisa, a ser escolhido(a) em comum acordo entre os(as) integrantes do projeto e o CCBJ.

Escola de Cultura e Arte do CCBJ (ECA/CCBJ) realiza a organização do Laboratório, que terá vigência de cinco meses, sendo eles de Setembro de 2020 a Janeiro de 2021. O Laboratório de Pesquisa é essencial para a vida artística tanto dos artistas do território, quanto os do estado, assim como, é importante manter o processo formativo em pesquisa artística.

Inscrições: Até 06/09 (próximo domingo)

Saiba mais sobre a Chamada Pública Laboratório de Pesquisa (Edital, Inscrições, Cronograma, Tutoriais e mais detalhes) no site CCBJ. Acesse: http://bit.ly/ChamadaLabPesquisaCCBJ

Informações: nucleodeformacaoccbj@gmail.com .

Como funciona o Laboratório de Pesquisa? https://bit.ly/TiraduvidasLabPesquisaCCBJ

Chamada Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos Culturais do GBJ

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) lança a Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais do Grande Bom Jardim, visando a retomada da economia local. A iniciativa realiza a seleção de quinze propostas de grupos/coletivos culturais e artísticos, do Grande Bom Jardim, para reforçar a economia local, manutenção do processo de criação, difusão cultural e circulação dos projetos artísticos nas plataformas virtuais, promovendo a diversidade cultural e o protagonismo dos grupos atuantes no território, durante o contexto pandêmico, que propiciou a paralisação das atividades. As inscrições iniciam nesta terça-feira (25/08) e permanecem até segunda-feira (31/08). Elas são realizadas de forma on-line, através de preenchimento de formulário de informações, documentos comprobatórios de seus integrantes, disponível no link http://bit.ly/ConvocatoriaGruposArtisticosCCBJ. A convocatória destina-se apenas aos grupos e/ou coletivos artísticos atuantes no território do Grande Bom Jardim, como estratégia de enfrentamento aos impactos gerados pela pandemia COVID-19, colaborando para a retomada da economia local.

Inscrições: 25 de agosto a 04 de setembro ( sexta-feira)

Saiba mais sobre a Convocatória para Grupos e Coletivos Artísticos e Culturais do Grande Bom Jardim, as condições de participação, cronograma de seleção, detalhes da inscrição e outras disposições gerais, no site CCBJ, Acesse:

http://bit.ly/ConvocatoriaGruposArtisticosCCBJ.

Informações: convocatoriaccbj@gmail.com

Chamada Pública para Seleção de Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário

A convocatória oportuniza a seleção de 30 Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário, promovido pelo Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), com recursos provenientes do projeto Tempos de Cultura/Fundo de Combate à Pobreza (FECOP). As iniciativas deverão ser oriundas de organizações, grupos, redes ou coletivos que tenham atuação focada no combate das violações de direitos humanos, com ênfase nas situações acarretadas pela pandemia, assim como ações sociais que acontecem dentro da comunidade do Grande Bom Jardim e que possuem a necessidade de um fortalecimento para atividades de prevenção e enfrentamento ao COVID-19 e desenvolvimento comunitário no território. A ajuda de custo a ser concedida às iniciativas de desenvolvimento comunitário no território do Grande Bom Jardim se destina para a realização de ações de iniciativas que executem ações vinculadas aos Direitos Humanos e atenção social, com prioridade para aquelas que executem atividades com foco no combate aos danos causados pela pandemia. A concessão de auxílio, no valor total de R$ 12.000,00 (doze mil reais) por grupo, a serem distribuídas em 05 (cinco) parcelas. Mais detalhes na Chamada Pública (Ver link http://bit.ly/chamada-iniciativas-comunitarias-ccbj ).

Inscrições: até 08 de setembro (terça-feira)

Saiba mais sobre Chamada Pública Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário:

Acesse: http://bit.ly/chamada-iniciativas-comunitarias-ccbj

(Condições de participação, incentivo, seleção, cronograma, documentação e inscrições neste link, disponível no site CCBJ).

Informações: convocatorianarteccbj@gmail.com

Chamada Pública para Seleção de Agentes Criativos(as)

Inicia nesta quinta-feira (27) e, segue até dia 02 de setembro, próxima quarta-feira, as inscrições para seleção dos Agentes Criativos (as) do Grande Bom Jardim, visando o fortalecimento da juventude no território. Jovens do Grande Bom Jardim – GBJ, composto por 05 (cinco) bairros (Siqueira, Canindezinho, Granja Portugal, Granja Lisboa e Bom Jardim), podem participar da seleção para as 50 oportunidades ofertadas pela Chamada dos Agentes Criativos (as). O documento da Chamada Pública na íntegra está disponível no site CCBJ, acesse: http://bit.ly/ChamadaAgentesCriativosGBJ. Neste link você encontrará informações sobre inscrições, documentos comprobatórios, proposta de ações, condições de participação, benefícios e outras disposições complementares à convocatória. A Chamada realiza a seleção de 50 Agentes Criativos (as), promovido pelo CCBJ, com recursos provenientes do projeto Tempos de Cultura/ Fundo de Combate à Pobreza (FECOP). O perfil dos Agentes Criativos (as) desta Chamada Pública são jovens entre 16 a 29 anos, sendo 10% dessas vagas destinadas a possibilidade de candidatos com idade superior, entre 29 anos a 40 anos de idade. No entanto, a PRIORIDADE será dos (as) jovens. Com esta iniciativa os (as) Agentes Criativos (as) serão beneficiados (as) com a concessão de 05 (cinco) parcelas de bolsa-auxílio/ajuda de custo, a partir do mês de setembro de 2020, tendo em vista que os selecionados realizarão atividades socioculturais de fortalecimento comunitário, atuando em favor da cidadania cultural e dos Direitos Humanos no espaço do Grande Bom Jardim. A iniciativa viabiliza o aumento do vínculo do CCBJ junto à comunidade, fortalecendo e potencializando essa relação. Os Agentes Criativos (as) são oportunidade transformadoras, que o CCBJ possibilita às juventudes periféricas do GBJ.

Inscrições: até 08 de setembro (terça-feira)

Saiba mais sobre Chamada Pública Agentes Criativos(as):

Acesse: http://bit.ly/ChamadaAgentesCriativosGBJ

Informações: convocatorianarteccbj@gmail.com

Tutoriais

O CCBJ visando a acessibilidade de todos(as) os(as) interessados(as) neste processo preparou dois vídeos tutoriais explicando como inserir links nos formulários CCBJ de inscrição para as Chamadas Públicas.

Como inserir links nos formulários CCBJ: https://www.youtube.com/watch?v=pwGozdH119Q

Formulário de inscrições: Declaração de Residência https://www.youtube.com/watch?v=IhevEZMr1Qg

Modelo de Declaração de residência: http://bit.ly/DeclaracaoResidenciaCCBJ