Atenção:

1)Atividades com NarTE* siginificam que são realizadas pelo Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NarTE) e não precisam de inscrição.

2) As sinopses dos espetáculos são elaboradas pelos respectivos artistas envolvidos na ação.

3) Programação sujeita à alteração. Se necessário, atualizaremos a programação no perfil @centroculturalbomjardim no instagram e na fanpage Facebook.com/ccbjce.

D I A  1  –  T E R Ç A
TERÇA LITERANDO – CICLO DE LEITURA: QUANDO A ONÇA GANHOU SUAS PINTAS
BIBLIOTECA – 14h – LIVRE

Ciclo do livro de Gian Calvi que traz uma grande curiosidade: como a onça se tornou pintada?

NArTE* – TÉCNICA DE REDUÇÃO DE STRESS
GALERIA – 15H – LIVRE

TRE é uma nova técnica corporal que permite ao corpo soltar naturalmente e liberar de forma segura a tensão retida e acalmar o sistema nervoso. Tudo isto sendo ativado de maneira intencional e controlada. Trazer a temática da educação social como eixo central.

D I A  2  –  QUARTA
NArTE* – ATIVIDADE NA ILHA DIGITAL
ILHA DIGITAL – 10H30 – LIVRE

Atividade realizada a partir da com apresentação do clipe “Aos olhos de uma criança” (do rapper Emicida), que envolve questões como “o que é ser criança na selva de pedra?”, seguida de debate sobre qual o lugar da infância na nossa sociedade.

GALERIA CCBJ – ABERTURA EXPOSIÇÃO “SERRINHA LUZ E CORES” DE YURI JUATAMA
GALERIA – 19H – LIVRE

No dia 21 de abril de 2018, durante um apagão no bairro Serrinha, em Fortaleza, Yuri Juatama registrou sua comunidade naquele que foi o início do projeto “Serrinha Luz e Cores”. O
principal objetivo é elevar a autoestima do bairro através de imagens que misturam o documental e o onírico. Yuri inciou na fotografia em 2016 e já passou por algumas das principais instituições de formação da cidade, como Rede Cuca, Porto Iracema as Artes, Centro Cultural do Bom Jardim e Vila das Artes.

CINECLUBE CCBJ: MOSTRA BOM JARDIM EM FOCO
CINECLUBE – 19H – 14 ANOS

O intuito desta mostra vem fortalecer trabalhos audiovisuais desenvolvidos no entorno da comunidade do Grande Bom Jardim, contemplando documentários e ficções, cada um com sua peculiaridade e narrativa. Obras feitas com celular, atores iniciando na carreira, jovens cineastas, aspirantes e outros já com certa bagagem se misturam nesta complição que valoriza não só estes realizadores como também seus esforços no sentido de preservar e contar um pouco da história de sua região, de suas paixões e visões, sejam elas realistas ou não.

CURTAS
Prazer, Eu sou do Bom (17’22’’)
Fumaça da Mata (13’15’)
Marcas (26’)
Toca Good Garden (15’58”)
Da Ponte pra Cá – Coletivo Bonja Filmes Vingança em dobro – Coletivo Ludos (11’)

D I A  3  –  QUINTA

NArTE* – TROCANDO IDEIA: “HORA DE BRINCAR TAMBÉM É HORA DE APRENDER”
ILHA DIGITAL – 10H – LIVRE

Brincar é uma preparação para a vida e para as coisas que estão por vir. As brincadeiras ajudam no desenvolvimento físico, cognitivo e social. Não existe “hora de brincar” e “hora de aprender”, brincar e aprender podem andar juntos e esse é o objetivo dessa atividade: Dialogar sobre brincadeira e aprendizado juntos.

CINE LEITOR
BIBLIOTECA – 14h – LIVRE

Filmes inspirados na literatura

D I A  4  –  SEXTA

SEXTA MULTI – REDESENHANDO O BRINCAR – CULTURA E INFNCIA
ESPAÇO DA PALMEIRA – 16H – LIVRE

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. A atividade “Redesenhado o brincar “ tem como objetivo desenvolver atividades recreativas e esportivas com o público.

SEXTA COM DANÇA: PROJETO ETINIQUE – CIA. ARTEMÍSIA
TEATRO – 19h – LIVRE

A cidade vive à luz de encontros entre ciganas e cangaceiros, onde a própria história se confunde ao dizer quem é quem. Íris de hemisférios opostos que costuram entre o povo, bravura e território. Nós escavamos os montes, narramos os símbolos e cantamos aos pés apressados que refaçam seus passos e se unam à nós. Nossa prole é a dança, é pureza, é loucura, é riso, é tilintar de moedas, saia rodada e pés no chão. Nossa prole e de encanto. Força e Ventre. Mulheres que guardam o oriente nos quadris. A Cia Artemísia é fruto de uniões. As dançarinas Thyara Matos e Mel Rayzel unificaram dois projetos (Cia Etinique, 2016; Cia Lunith,2017) em um único nome, compartilhando direção e criação.

A Cia se propõe a pesquisar e disseminar danças com protagonismo feminino. Tem como inspiração as histórias que permeiam a trajetória das mulheres no mundo. A base de pesquisa vem das danças árabes, ciganas e tribais porém passeia por outras linguagens e modos de fazer construindo uma dança híbrida. Buscando referências na antiga dança sagrada das mulheres, folclore oriental, arquétipos femininos, rituais e fantasia. Uma dança mágica e mística, mas que dialoga com a mulher urbana dos tempos atuais.

Através de espetáculos , shows, coreografias e performances levamos nossas vivências ao público local e em mostras fora do estado.

A Cia já levou trabalhos para equipamentos importantes da cidade como o Cineteatro São Luiz e Porto Dragão e também para eventos em Natal (RN) e Cariri (CE).

D I A 5  – SÁBADO

CINECLUBE CCBJ – CINEDUCA: MOSTRA DO CINEMA EDUCATIVO E INFANTIL – EXIBIÇÃO DO FILME “OS GUERREIROS DA RUA (PE) DIREÇÃO: ERICK MARINHO – 45’
CINECLUBE – 14H – LIVRE

Juntos para salvar o bairro das forças do mal, Os Guerreiros da Rua é um grupo de meninos que, todos os dias, se reúne para elaborar e brincar de aventuras pela comunidade. Sua fértil imaginação e trabalho em equipe os leva a uma incrível jornada que desafia os limites entre realidade e ficção

NArTE* – CAMPEONATO DE “CHIRIQUITINHA”
ESPAÇO NARTE – 17H30 – LIVRE

Brincadeira popular, também conhecida como empinar bolachinha ou pipa de papel – o objetivo dessa atividade é a confecção das
“chiriquitinhas” e em seguida o campeonato, proporcionando um momento de competição saudável, interativa e social.

FESTIVAL TIC – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO INFANTIL DO CEARÁ: ESPETÁCULO PARAÍSO – TEATRO MÁQUINA
TEATRO – 17H – LIVRE

Monstros de plástico, redes de pesca e tela de construção civil fundam um novo ecossistema. Cinco estranhos investigadores buscam vestígios de antigas civilizações. Na sua pesquisa, os resíduos de um tempo perdido os pegam de surpresa. Cheio de fantasia, o espetáculo estreia no TIC com a trilha sonora de Fernando Catatau e a cenografia em parceria com Narcélio Grud.

TODOS OS SONS: COLETIVO BONJA ROOTS APRESENTA “FORRÓ COM REGGAE”
RUA JOSÉ MARTINS, EM FRENTE AO CCBJ – 19H – LIVRE

Desde muito tempo o Forró e o Reggae foram linguagens muito comum em várias periferias de Fortaleza. A partir disso, realizaremos um evento que traz pai e filha pro mesmo palco mesclando um Forró Pé de Serra com aquela sequência dançante do Reggae. A ideia é promover um encontro entre gerações através da música e da dança.

D I A 6  –  D O M I N G O

É O BRINCA – O EDUCADOR É VOCÊ
PRAÇA CENTRAL / ESPAÇO DA PALMEIRA – 14h – LIVRE

Corre que nesse É o Brinca o educador vai ser você! Nessa edição quem irá fazer as oficinas e atividades são as crianças do CCBJ.

FESTIVAL TIC – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO INFANTIL DO CEARÁ: ESPETÁCULO PARAÍSO – TEATRO MÁQUINA
TEATRO – 17H – LIVRE

DONA ZEFINHA APRESENTA ”DA SILVA EL HIJO DE LAS AMÉRICAS”
PRAÇA CENTRAL – 18H – LIVRE

O show é baseado na vida do povo latino, Dona Zefinha aposta numa pegada envolvente e divertida, quente fervendo como sabem fazer, com arranjos inspirados nas expressões artísticas populares e fusões de ritmos como a cumbia, tango, bolero, arrocha, samba, milonga e carnavalito, somado aos sons da rabeca e dos pífanos, trazendo muita energia dos ritmos musicais de raízes latina num clima dançante tropical. Com uma linguagem musical e dramaturgia próprias, unindo música, teatro e elementos do circo e de espetáculos de rua, o grupo Dona Zefinha estabelece um diálogo global, com qualidade artística, bom humor e suingue, posiciona-se diante do mercado cultural como um “grupo de fronteira”, conseguindo inserção em múltiplas linguagens artísticas. Dona Zefinha já se apresentou na Alemanha, Argentina, Cabo Verde, Colômbia, Coréia do Sul, Estados Unidos, Guiana Francesa, Hungria e Portugal. Em 2018 foi considerada pelo Museu Orgânico de Fortaleza como um dos 50 artistas mais influentes do Ceará. Lançaram 5 álbuns: “Cantos e Causos” (2002), “Zefinha vai a Feira” (2007), “O Circo sem Teto da Lona Furada dos Bufões” (2012), “Invocado! Um jeito brasileiro de ser musical” (livro/cd-2014 – Armazém da Cultura e Flávio Paiva, com produção musical de André Magalhães), “Da Silva – El Hijo de Las Américas” (2018. Co-produção com Pato-Mojado).

D I A 8 – TERÇA

CICLO DE LEITURA: MELHORES HISTÓRIAS DE IRMÃOS GRIMM & PERRAULT
BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

No ciclo de hoje vamos voltar para as melhores histórias que os contos populares dos irmãos Grimm e os de Perrault trazem.

SEMANA DA CRIANÇA OFICINA DE PINTURA EM TELA: CULTURA E INFÂNCIA
ESPAÇO DA PALMEIRA – 16H – LIVRE

Toda criança adora pintar e se “sujar” de tinta, então a diversão está garantida! Nesta oficina, a criança tem a sua disposição uma tela em painel e tintas para soltar a imaginação e se sentir um artista de verdade

SEMANA DA CRIANÇA – CINEMA AO AR LIVRE – CULTURA E INFÂNCIA
ESPAÇO DA PALMEIRA – 18H – LIVRE

Na semana da criança o Espaço da Palmeira vai se transformar em um cinema ao ar livre! Chama a mãe, a tia, o irmão e o vizinho e corre para o CCBJ
que vai ser uma noite de muita diversão e pipoca!

D I A 9 – QUARTA

SEMANA DA CRIANÇA – OFICINA DE SLIME – CULTURA E INFÂNCIA
ESPAÇO DA PALMEIRA – 9H30 / 16H

Oficina de Slime estimula criatividade e a habilidade sensorial das crianças por meio do reconhecimento de diferentes texturas, tamanhos e cores. Além disso, a receita da geleia caseira está entre os tutoriais mais acessados pela criançada no youtube.

CINECLUBE CCBJ – CINEDUCA: MOSTRA DO CINEMA EDUCATIVO E INFANTIL
CINECLUBE – 19H – LIVRE

ALTERNÂNCIA 15’ (BA) – DIREÇÃO: GEILANE DE OLIVEIRA
Retrata a pedagogia da alternância adotada pela EFAJ (Escola Família Agrícola de Jaboticaba) sob a perspectiva de mulheres agricultoras do semiárido baiano.

DA TERRA VEM 15’ (RS) – DIREÇÃO: CAMILA ALBRECHT E TAKEO ITO
Resultado de um cruzamento de conversas e vivências com produtores em processo agroecológico de Pelotas/RS que trabalham dia a dia pela saúde através do cultivo de alimentos naturais.

D I A 1 0-  QUINTA

NArTE* – CURTA NA ILHA
ILHA DIGITAL – 9H30 – LIVRE

A utilização da internet já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas, disponibilizar o acesso a ilha é dar oportunidade a manter os usuários tanto informados ou dar acessibilidade ao recurso. Antes de disponibilizar o recurso, exibir um curta metragem.

CINE LEITOR
BIBLIOTECA – 14H – 12 ANOS

Filmes inspirados na literatura.

NArTE* – “BRINCADIQUÊ?”
CAMPINHO – 16H – LIVRE

“Brincadiquê? Pelo Direito de Brincar”. A atividade revela a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e a necessidade dessa experiência lúdica para uma formação de  qualidade, considerando a ludicidade como ferramenta facilitadora desses momentos.

NArTE* – CAÇA AO TESOURO “PELO DIREITO DE BRINCAR”
18H – ESPAÇOS EXTERNOS E CAMPINHO – LIVRE

O ato de brincar é um dos momentos mais felizes em que tanto crianças, quanto adolescentes, se criam e se recriam para a vida. Esse ato pode determinar que tipo de adulto eles irão se tornar. A “Caça ao tesouro – pelo direito de brincar” objetiva propiciar para a crianças e adolescentes esse direito fundamental através da do uso da imaginação, além de estimular atenção, concentração, senso de coletividade, cooperação entre outro, através da ludicidade.

D I A 1 1 – S E X T A

SEXTA MULTI – HISTÓRIAS DAQUI E DE LÁ
BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

Um sessão de contação de histórias com cerca de 50 minutos. Intercalando as histórias, haverá músicas, poemas e brincadeiras.

NArTE* – JOGOS DE TABULEIRO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
17H – LIVRE

Os jogos de tabuleiro são importantes para exercitar a mente, além de lúdicos e divertidos, proporcionam que as crianças estimulem várias habilidades fundamentais para o desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico e estimulam a criar estratégias importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional.

D I A 1 3 – D O M I N G O

SEMANA DA CRIANÇA – É O BRINCA! ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS
PRAÇA CENTRAL / ESPAÇO DA PALMEIRA – 14h – LIVRE

Atividades recreativas e lúdicas para crianças, neste final de semana com programação especial.

É O BRINCA CONVIDA! TRUPE CABA DE CHEGAR APRESENTA “A FÁBULA DO MONTURO VELHO”
PRAÇA CENTRAL – 17H – LIVRE

Corre que nesse é o brinca o educador vai ser você! Nessa edição quem fará as oficinas são as crianças do CCBJ.

É O BRINCA CONVIDA! EMYLE ALTRO E BRUNO ESTEVES APRESENTA O ESPETÁCULO “FOLHARAL”
TEATRO – 18H – LIVRE

Folharal é um trabalho artístico em que Emyle Daltro e Bruno Silva experimentam criar dança e música com coisas (não/humanos), pesquisando movimentos, sonoridades, imagens, estados e estabelecendo conexões com a infância, muito afeita a relações com corporeidades, temporalidades e espacialidades ancestrais, inventando-as no tempo presente. Folhas secas, um caldeirão de barro, instrumentos musicais diversos agem como dispositivos para transformações. Tomamos o cuidado de considerar não/humanos como parceiros que agem ativamente na composição e não como meros recursos. Nesse processo de composição, a invenção ativa memórias que agem e nos impulsionam a cuidar do que/
quem parece diferente de nós e do que em nós ainda seja capaz de diferir, mas não para segregar ou dominar, eu me diferencio para poder me conectar ao outro, tecendo processos de constituição mútua. Essa percepção se contrapõe à supremacia do humano sobre outras agências (não/humanas), questionando também as discriminações e hierarquizações dentro da própria ideia de humanidade e aponta caminhos para o fomento de uma consciência ecológica ampliada da qual não podemos mais nos distanciar. A aposta foi na composição como possibilidade de conhecer e de viver que se contrapõe a relações de dominação que ainda geram pensamentos e fazeres em dança.

D I A 1 5  – TERÇA

NArTE* – JOGOS POPULARES
PRAÇA CENTRAL – 10H – LIVRE

Resgatar os jogos populares e tradicionais trazendo a diversidade entre eles como reflexo no jogo.

CICLO DE LEITURA: POLLYANNA
BIBLIOTECA – 14h – LIVRE

O clássico de Eleanor H. Porter vai ser nossa leitura do Ciclo de hoje. Vem aprender a jogar o jogo do contente você também!

D I A 1 6 – QUARTA

QUARTA LIVRE: NAVEGANDO NA INCLUSÃO: CULTURA E INFÂNCIA
ILHA DIGITAL – 11H – LIVRE

Dia de navegar na Ilha digital.

QUARTA LIVRE – REDESENHANDO O BRINCAR: CULTURA E INFÂNCIA
ESPAÇO DA PALMEIRA – 17H – LIVRE

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. A atividade “Redesenhado o brincar “ tem como
objetivo desenvolver atividades recreativas e esportivas com o público

QUARTA LIVRE – MOSTRA ELAS – EXIBIÇÃO DOS CURTAS
CINECLUBE – 19H – LIVRE

BOCA DE LOCA, de Bárbara Cabeça. Fortaleza, 2018.

Pressões assediadoras das ruas e um grupo de mulheres procura pela invocação de um espírito selvagem urbano.

ESPAVENTO, de Ana Francelino. Fortaleza, 2019.

Em um futuro qualquer, a cidade de Fortaleza sofre a contaminação de uma patologia causada pela poluição das construções civis. A luta e as ações contra a principal empresa imobiliária são os motivos que levam Enya a resistir. Resistir como quem deseja.

PLANO CONTROLE, da Juliana Antunes. Belo Horizonte, 2019.

O ano é 2016. Um golpe político da direita derruba a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Nesse contexto político e distópico, Marcela usa o serviço de teletransporte de seu celular para deixar o país, mas seu plano é controle.

AQUELE CÉU AZUL DE PETRÓLEO, de Fernanda Brasileiro. Fortaleza, 2016.

Aquele Céu de Azul Petróleo fala sobre Cássia. Fala sobre Ítala. Ambas com o desejo selvagem de ir embora da cidade. Ítala conseguiu ir, deixou Cássia, sua irmã, para isso. Cássia ficou a sua espera durante três anos, sozinha com sua mãe. De um encontro marcado no meio da estrada elas se reconhecem, se desconhecem e se desmistificam através de acontecimentos inesperados que mudam o rumo das vidas de cada uma.

OUTUBRO ROSA: CIA HERI LIMA APRESENTA “VERIDIANA”
TEATRO – 15H / 19H – 12 ANOS

O espetáculo nasceu a partir de uma inspiração da bailarina e coreografa Herionara Lima que ao viver, presenciar e saber da história de vida de três mulheres da sua família, que traz o sofrimento a luta e a conquista delas, pelos seus direitos e realização dos seus sonhos. “A vida da mulher que é mãe, casada, trabalhadora, solteira, graduada dentre outras é o foco principal deste trabalho, as ações que fazem parte deste universo estão retratadas em cada movimento das bailarinas”, avisa Herionara Lima que assina a direção geral do espetáculo e conta com Rayssa Bernardino e convidadas na montagem. O espetáculo traz emoção, sofrimento, alegrias, tristezas, decepções e conquista de grandes mulheres. No palco, as bailarinas mostram através dos movimentos, o cotidiano da mulher, toda a exaustão do gênero e até a rigidez de algumas escolhas; ou seja, o universo feminino em debate. O
público é convidado a perceber peculiaridades do universo da mulher, observando conflitos de um plano externo, de uma forma verídica, o espetáculo ganha densidade à medida em que os movimentos acontecem em diferentes momentos vividos pelas mulheres. Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na vida de bailarinas adolescentes e adultas, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança sendo uma experiência corporal possibilitará as bailarinas novas formas de expressão e comunicação, levando-as à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo de ensino aprendizagem.

D I A 1 7 – Q U I N T A

QUARTA LIVRE: VISITA GUIADA CULTURA E INFÂNCIA
GALERIA – 09h – LIVRE

CINE LEITOR
BIBLIOTECA – 14H – 12 ANOS

Filmes inspirados na literatura.

OFICINARIA – OFICINA DE BRINQUEDO: PINTURA TACO PAU NA LATA – CULTURA E INFÂNCIA
ESPAÇO DA PALMEIRA -15H – LIVRE

NArTE* – TÉCNICA DE REDUÇÃO DE STRESS
GALERIA – 16H – LIVRE

TRE é uma nova técnica corporal que permite ao corpo soltar naturalmente e liberar de forma segura a tensão retida e acalmar o sistema nervoso. Tudo isto sendo ativado de maneira intencional e controlada. Trazer a temática da educação social como eixo central.

D I A 1 8 –  SEXTA

SEXTA MULTI – KARAOKÊ
BIBLIOTECA – 14h – LIVRE

Sextou e nessa sexta é dia de Karaokê! Pois corre pra nossa biblioteca, cantar!

NArTE* – OFICINA DE LAMBE-LAMBE
ATELIÊ – 16H – LIVRE

A proposta consiste, a partir da produção de cartazes, em retratar as brincadeiras preferidas das crianças e adolescentes do CCBJ, colando os lambes próximos aos locais em que estas atividades preferidas acontecem.

SEXTA MULTI – JUST DANCE
ESPAÇO DA PALMEIRA – 17H – LIVRE

SEXTA COM DANÇA: THALES LUZ APRESENTA “CAVALGADA SELVAGEM”
TEATRO – 19H – 16 ANOS

Em um espaço iluminado, três artistas em meio ao público despem-se numa dança ritual herética até que a luz se faça escuridão. Tomados pelo êxtase, esses corpos transformados em demônios e bruxas sobrevoando pela noite, arrastam selvagemente tudo o que tocam, enfeitiçando o público que, ao tatear o espaço, cria caminhos na sua própria sombra. “Cavalgada Selvagem” acontece como uma experiência na qual a escuridão se dá como uma outra forma de visão, um caminho possível de reinvenção de mundo.

D I A 1 9 – S Á B A D O

XII BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ NO CCBJ: MASTERCLASS – CIA ETRA DE DANÇA – O CORPO COLETIVO E SUAS PECULIARIDADES – EDVAN MONTEIRO E ARIADNE FILIPE
TEATRO – 9H – 20 Vagas

A atividade começou a ser desenvolvida em 2015 durante a Bienal Internacional de Dança do Ceará, onde surgiu a ideia de criar o espetáculo “Arrastão” e vem sendo praticada até o presente momento, como parte fundamental no processo de pesquisa e criação dos espetáculos da trilogia “Naturam Corporis”.

NArTE* – OFICINA (RE)BRINCAR: RESGATANDO AS BRINCADEIRAS POPULARES
14h – CAMPINHO

Numa época em que a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis e o afastamento dos mesmos da família e/ou amigos por conta da tecnologia, o objetivo é fazer um resgate das brincadeiras ao ar livre (Pula corda, ciranda, corrida de saco, pega-pega), resgatando assim das brincadeiras populares e desmistificando um pouco a cultura dos brinquedos
industrializados, bem como resgatar a importância da presença, do “olho no olho”, do contato consigo e com o outro.

CINECLUBE CCBJ – CINEDUCA: MOSTRA DO CINEMA EDUCATIVO E INFANTIL
CINECLUBE – 14H – LIVRE

O MENINO DO DENTE DE OURO – 15’ (RN) – DIREÇÃO: RODRIGO SENA
O curta-metragem conta a história de wesley, 12, no caminho para a escola é envolvido em uma trama perigosa e lucrativo.

CORAÇÃO DO MAR – 20’ (SP) – DIREÇÃO: RAFAEL NASCIMENTO
Cercado pela violência da região metropolitana de São Paulo, onde no Brasil a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado, Cadu, filho de Teresa, aos 10 anos sonha conhecer o mar.

TODOS OS SONS – DONA LEDA APRESENTA “THIS IS REGGAE MUSIC MADE IN CEARÁ”
PRAÇA CENTRAL – 19H – LIVRE

Donaleda lança seu novo projeto intitulado “This Is Reggae Music Made in Ceará” O projeto tem como objetivo mostrar a música reggae autoral da Donaleda produzida no Ceará, a resistência da música Jamaicana no Brasil inteiro e a Donaleda firme e forte com seu trabalho autoral levando a música reggae pelo Norte-Nordeste e até mesmo na Europa quando foram convidados em 2016 para uma apresentação no maior festival de reggae do mundo intitulado Rototom Sunsplash.

D I A 2 0 – D O M I N G O

NArTE* – VIDEODEBATE

ESPAÇO NARTE – 18H – LIVRE

É O BRINCA!

ESPAÇOS DIVERSOS – 14H – LIVRE

Corre que nesse É o Brinca o educador vai ser você! Nessa edição quem irá fazer as oficinas e atividades são as crianças do CCBJ.

É O BRINCA CONVIDA! PROJETO CARAMBOLA APRESENTA “SUPER ECOLOGIA”
PRAÇA CENTRAL – 17H – LIVRE

Super Ecologia se propõe a trazer humor e irreverência para instigar a reflexão de como tornar nosso mundo mais sustentável através de gestos simples, por meio de uma narrativa muito bem humorada. Já imaginou se o lixo criasse vida? E se esse monstro de lixo se julgasse o dono da casa, ou melhor, a dona da casa? Como nossos heróis irão salvar o planeta?

D I A 2 2 – t e r ç a

NArTE* – VÍDEO-DEBATE
ILHA DIGITAL – 10H – LIVRE

CICLO DE LEITURA: UMA BOA CANTORIA
BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

Com a Ana Maria Machado vamos descobrir que com canção a gente enfrenta os mandões.

NArTE* – OFICINA DE QUEBRA-CABEÇA
ATELIÊ – 17H – LIVRE

A oficina consiste na produção de quebra-cabeças artesanais. A partir da personalização com desenhos dos participantes, a ideia é cortar os quebra-cabeças e disponibilizá-
los como uma opção de brincadeira para as atividades cotidianas.

D I A 2 3 – QUARTA

NArTE* – CURTA NA ILHA
ILHA DIGITAL – 10H30 – LIVRE

Atividade pedagógica com apresentação da animação “O Presente”, que envolve questões sobre a infância.

ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA COM A CONTAÇÃO “ORI – CABEÇAS SAGRADAS”
BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

Orí- cabeças Sagradas é um projeto que não apenas apresenta autores e obras que perpassam pela negritude, mas que propõe apresentar as narrativas de Kiusam de Oliveira, Reginaldo Prand, como uma palavra ancestral.

CINECLUBE CCBJ – CINEDUCA: MOSTRA DO CINEMA EDUCATIVO E INFANTIL
CINECLUBE – 19H – LIVRE

SEMENTES (RS) – 13’ – DIREÇÃO: MARCELO ENGSTER
No interior do Rio Grande do Sul, um grupo de pequenos agricultores se reúne. Em um dia de mutirão, trabalham na propriedade onde produzem coletivamente, trocam sementes e preparam um almoço com o que eles mesmos plantaram. São guardiões de sementes crioulas, agricultores familiares que produzem e preservam os grãos naturais e tradicionais, selecionados e melhorados durante centenas de anos pelos camponeses, que quase desapareceram com a Revolução Verde. Em um banco de sementes, resgatam e protegem as mais diversas variedades de grãos, difundindo-as através de trocas.

FEIRA DA FANTASIA – 10’ (CE) – DIREÇÃO: TALVANES MOURA
Miúdo, um menino de 10 anos, se encanta com as estórias que seu pai, Seu Antônio, lhe conta sobre a feira de Limoeiro do Norte. Um dia, Seu Antônio, que sempre se recusava a levar seu filho à feira por ter perdido lá sua esposa, vítima de um acidente de trânsito, resolve finalmente levar seu filho Miúdo àquele mundo de fantasia. Chegando na feira, Miúdo, encantado pelos artistas populares, foge do pai, que começaria ali uma busca desesperada.

D I A 2 4 – QUINTA

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA – SESSÃO PIPOCA ESPECIAL – A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
BIBLIOTECA – 14H – 10 ANOS

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).

XII BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ NO CCBJ – CURITIBA CIA DE DANÇA APRESENTA “LENDA DAS CATARATAS”
TEATRO – 19H – LIVRE

Espetáculo de dança contemporânea que tem como inspiração a lenda indígena que conta a formação das Cataratas do Iguaçu e seu surgimento no mundo. A lenda fala acima de tudo sobre o amor, sua inocência, pureza e emoção. Trata-se de uma obra coreográfica dentro de uma dramaturgia corporal que investiga os códigos da dança contemporânea e da dança moderna, que busca traduzir por meio da dança elementos corpóreos e sensitivos que possam expressar a ideia que inspirou essa criação: A lenda das cataratas.

D I A 2 5 – S E X T A

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA – 105 ANOS DE NASCIMENTO E 25 ANOS DE MORTE DE MOREIRA CAMPOS: BREVE ANÁLISE DE ALGUNS CONTOS SOCIAIS DO AUTOR
TEATRO – 14H – 14 ANOS

Uma aula show sobre o escritor cearense Moreira Campos e sua temática social com os contos: O Preso, Portas Fechadas e Os Meninos.Na oportunidade será apresentado o vídeo adaptado do Conto o preso e um esquete teatral também adaptado do conto Os meninos com o apoio e parceria do Grupo Dhimahi de Teatro

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA – JOGOS LITERÁRIOS
BIBLIOTECA – 16H – LIVRE

Teremos desafios, perguntas, leitura e brindes. Tendo como material obras, autora(e)s e personalidades da literatura.

D I A 2 6 – SÁBADO

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA SARAOKÊ + BATALHA DE RAP
ESPAÇO DA PALMEIRA – 16H – LIVRE

Trazer a brincadeira da rima a partir da construção musical de rimas, o intuito da atividade é trabalhar a temática do respeito coletivo através das letras e improvisos, com estímulos à criatividade, ritmo e musicalidade. A Biblioteca e o Narte promovem um momento de integração no pátio em volta da temática do feminino, com poesias e músicas.

TODOS OS SONS – MARIMBANDA APRESENTA “CAMINHAR”
PRAÇA CENTRAL – 19H – LIVRE

Com 20 anos de música, a Marimbanda é um dos mais renomadas grupos instrumentais do Brasil e mostra no show Caminhar um repertório forte, cearense e universal. A maioria das composições é do Luizinho Duarte, Sambas, baiões, frevos e bossas, enfim, nosso vasto universo da música brasileira. Outras são do pianista Thiago Almeida, um dos mais promissoras talentos do Brasil. Marimbanda é o mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará.

TODOS OS SONS – MATU MIRANDA APRESENTA “MATUtANDO”
PRAÇA CENTRAL – 20H – LIVRE

“Matutando” é o primeiro trabalho autoral do músico, cantor e compositor Matu Miranda. Acompanhado por Netinho de Sá (baixo), Thiago Rocha (sax/flautas), Igor Ribeiro (bateria/ percussão) e Yago Castro (teclado), o show apresenta composições que unem poesia, música e teatralidade, buscando traduzir ideias, sentimentos e devaneios: Esse constante “matutar” nosso, em forma de som.

D I A 2 7 – D O M I N G O

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA É O BRINCA!
PRAÇA CENTRAL – 14h – LIVRE

II MINI CAMPEONATO DE PINTURA E DESENHO
BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

II Mini Campeonato de Pintura e de Desenho com prêmios para os três primeiros lugares

GRUPO FORMOSURA DE TEATRO APRESENTA “OS MISERÁVEIS: O ÓLEO DA MÁQUINA
TEATRO – 18H – 12 ANOS

O espetáculo “Os Miseráveis: O Óleo da Máquina” põem em cena uma livre adaptação teatral do romance de Victor Hugo. No palco três atores e dois músicos constroem a metáfora cênica para mostrar o inferno das desigualdades sociais com bonecos geminados, que é uma técnica de manipulação onde a interação ator/personagem/boneco acontece de forma singular. O Grupo Formosura de teatro, na esteira dos tradicionais mamulengueiros nordestinos, constitui uma família de artistas que se juntam a parceiros da sua arte no difícil movimento de realizá-la em grupo. O trabalho iniciou a partir da criação de espetáculos com bonecos. Hoje o grupo elabora suas criações a partir da relação boneco e do ator em cena. Refletindo a irreverência, a espontaneidade e o humor comuns à tradição de brincantes populares, o grupo investe, igualmente, em diferentes linguagens que problematizem a experiência humana e o contexto político-social em que está inserida.

D I A 2 9 – T E R Ç A

ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA / FESTA DO SACI
BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

Para o encerramento da nossa Semana Nacional do Livro e da Biblioteca vamos fazer uma festa do saci, com músicas folclóricas, caça ao tesouro e contação de contos populares.

NArTE* – JOGOS DE CONCENTRAÇÃO
ATELIÊ – 18H – LIVRE

O intuito da atividade é trabalhar a percepção, coordenação motora e agilidade dos participantes, através de jogos coletivos de concentração e lógica.

D I A 3 0 – Q U A R T A

QUARTA LIVRE VISITA GUIADA CULTURA E INFÂNCIA
GALERIA – 09h – LIVRE

D I A 3 1 – Q U I N T A

CINE LEITOR
BIBLIOTECA – 14H – 12 ANOS

Filmes inspirados na literatura.