Atenção:

1)Atividades com NarTE* siginificam que são realizadas pelo Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NarTE) e não precisam de inscrição.

2) As sinopses dos espetáculos são elaboradas pelos respectivos artistas envolvidos na ação.

3) Programação sujeita à alteração. Se necessário, atualizaremos a programação no perfil @centroculturalbomjardim no instagram e na fanpage Facebook.com/ccbjce.


DIA 1 DOMINGO
É O BRINCA! 
PRAÇA CENTRAL 14h – LIVRE

Just Dance, Pintando, Brincadeiras e Jogos, Badminton

DIA 2 SEGUNDA
DEMANDAS INTERNAS

DIA 3 TERÇA
NArTE* ] RESGATE DAS BRINCADEIRAS POPULARES “POR UMA PEDAGOGIA DA PRESENÇA”

Numa época em que a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis e o afastamento dos mesmos da família e/ou amigos por conta da tecnologia, o objetivo é fazer um resgate das brincadeiras ao ar livre (pula corda, ciranda, corrida de saco, pega-pega),e a importância da presença, do “olho no olho”, do contato consigo e com o outro.

10h às 11h40 CAMPINHO

TERÇA LITERANDO – CICLO DE LEITURA – QUADRINHO, CORDEL E POESIA

BIBLIOTECA- 14h- LIVRE

Uma clássica história do cordel em formato de quadrinhos, com música de Ednardo (Pavão Misterioso) e o início da confecção de materiais para o fanzine Quadrinho, Cordel e Poesia.


DIA 4 QUARTA

GALERIA ABERTA
MULTIGALERIA
– 9h -LIVRE
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “MEU CEARÁ É ASSIM”

NArTE* ] RODA DE CONVERSA: CUIDAR E SER CUIDADO

17h às 18H ESPAÇO NARTE

A partir de perguntas gatilho sobre possíveis formas de cuidar e de ser cuidado, o intuito da roda de conversa é a conscientização do valor de ser cuidado e uma chamada à responsabilidade para aprender a cuidar, repassar afetos e ressignificar o cuidado nas pequenas coisas como uma forma de demonstrar carinho e importância uns com os outros no cotidiano.

 CINECLUBE CCBJ – O MEDO NÃO NOS CABE
CINECLUBE-19h-  14 ANOS
FILMES
MELHOR AMIGO, DE ALLAN DEBERTON. FICÇÃO, 18min. CE,2013.

No primeiro dia de férias, Lucas e Felipe decidem ir à praia. O passeio se mostra revelador para Lucas, que é tomado por sentimentos inesperados que dão origem a uma paixão platônica e oculta.

DE QUE LADO ME OLHAS, DE CAROLINA DE AZEVEDO E ELENA SASSI – DOCUMENTÁRIO – 15min -RS – 2014

Vivemos sob perspectivas alheias e, por vezes, sentimos não ter outra escolha senão deixar que esses olhares nos definam. Ao buscarmos nossas verdadeiras identidades, deixamos de pedir permissão para vivermos nossas essências. Ao colocarmos a nossa perspectiva em pauta, criamos um novo lado para que nos olhem. Em porto alegre, sete pessoas oferecem suas perspectivas sobre uma importante realidade desconversada.

Após as exibições haverá uma pequena conversa com mediação de Jauh Ferreira e Ale Silva e mesa composta por Deyse Maracas e Pedro Gonçalves. Tema: Gênero e Identidade.

DIA 5  QUINTA

CINE LEITOR
BIBLIOTECA- 14h- 12 ANOS
TEATRO EM PAUTA– FERIDAS HEREDITÁRIAS
TEATRO- 19h- 12 ANOS

O espetáculo apresenta ao público a realidade em que as mulheres vivem diante dos desafios de garantir seu espaço na sociedade contemporânea. Criando paralelos com o machismo que infelizmente, ainda, assola grande parte do pensamento humano, o espetáculo trará relatos reais da contemporaneidade. O texto de autoria de Karl William, vem com o objetivo de traçar uma linha do tempo desde a Bomba de Hiroshima, até a morte de Marielle Franco, rodopiando por outras diversas fatalidades que marcam o chão do Brasil de sangue. Sangue de mulher! O espetáculo, vem com uma estética metafórica para tirar da zona de conforto o público e fazer pensar o lugar de protagonismo em que as mulheres se encontram. O monólogo, em sua composição cênica retrata as mais diversas curvas que tem o corpo, a alma e o pensamento feminino, fazendo entender-se desde a criança até o idoso. Feridas Hereditárias é uma viagem de uma guerra passada em uma bomba atual.

DIA 6  SEXTA
NarTE*] OFICINA DE DESENHO

10h30 às 12h ATELIÊ

A oficina segue a proposta de retratar as pessoas e locais em que eles se sentem confortáveis e seguros, partindo daí para o diálogo sobre as ideias que eles tiveram e qual a importância desses referenciais de segurança e acolhimento.

NarTE*] TÉCNICA DE REDUÇÃO DE STRESS
14h às 18h  MULTIGALERIA

TRE é uma nova técnica corporal que permite ao corpo soltar naturalmente e liberar de forma segura a tensão retida e acalmar o sistema nervoso. Tudo isto sendo ativado de maneira intencional e controlada. Trazer a temática da educação social como eixo central.

SEXTA MULTI – JOGOS LITERÁRIOS

BIBLIOTECA – 14h- 10 ANOS

Nesses jogos literários teremos desafios, perguntas, leitura e brindes. Tendo como material, obras, autores(as) e personalidades da literatura.

REDESENHANDO O BRINCAR
ESPAÇO DA PALMEIRA- ILHA DIGITAL- 16h- LIVRE

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. A atividade “Redesenhado o brincar ” tem como objetivo desenvolver atividades recreativas e esportivas com o público.

SEXTA COM DANÇA – INTERGALÁCTICO – MARIA EPINEFRINA
TEATRO – 19h – LIVRE

Intergaláctico é um espetáculo de dança no formato de solo. O projeto deu-se início a partir da pesquisa “Espaço de Modular: Que espaço a minha corporeidade ocupa?” desenvolvida por Maria Epinefrina na Universidade Federal do Ceará(UFC), onde foi percebido o corpo intergaláctico. Um corpo potente que tem consciência da sua expansão e desdobramento no espaço e no tempo, trazendo esse corpo para nossa contemporaneidade e questões sobre o espaço que habitamos e ocupamos foram levantadas.


DIA 7 SÁBADO
FERIADO

DIA 8  DOMINGO
É O BRINCA! 
CORRE QUE É O BRINCA
PRAÇA CENTRAL / MULTIGALERIA/ ESPAÇO DA PALMEIRA- 14h – LIVRE
É O BRINCA CONVIDA! – OGROLETO COM PAVILHÃO DA MAGNÓLIA
PRAÇA CENTRAL 17h30 – LIVRE

Uma criança que descobre que não é igual às outras e tem que aprender aceitar e lidar com essa diferença, com a dificuldade de adaptação, o sentimento de inadequação a frustração que envolvem esta descoberta. Esse é o contexto de Ogroleto de Suzanne Lebeau, uma obra que dialoga com questões contemporâneas do mundo das crianças e adultos possibilitando novas discussões acerca da cultura da infância, sua subjetividade, estética e poética.


DIA 9 SEGUNDA
DEMANDAS INTERNAS

DIA 10 TERÇA

TERÇA LITERANDO – CICLO DE LEITURA – QUADRINHO, CORDEL E POESIA

BIBLIOTECA- 14h- LIVRE

Dando continuidade ao Terça Literando passado trazemos a figura clássica da literatura de cordel, Patativa do Assaré, e vamos ler o cordel de Evaristo Geraldo sobre a história dessa clássica figura da nossa cultura popular. Em seguida, confecção de cordéis para o fanzine Quadrinho, Cordel e Poesia.

NarTE*] JOGOS DE TABULEIRO

15h às 17h ESPAÇO NARTE

Os jogos de tabuleiro são importantes para exercitar a mente, além de lúdicos e divertidos, proporcionam que as crianças estimulem várias habilidades fundamentais para o desenvolvimento da concentração, raciocínio lógico e estimulam a criar estratégias importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional. trazer a multiplicidade dentro da atividade a temática da educação social, sua importância na integração social e em situações de riscos e vulnerabilidade social.

DIA 11 QUARTA
QUARTA LIVRE– VISITA GUIADA
ESPAÇOS DO CCBJ – 8h30 – LIVRE

NarTE*] ANIMAÇÃO NA ILHA DIGITAL: PIPER:  CONHECENDO O MUNDO

11h às 12h ILHA DIGITAL

Atividade pedagógica com apresentação da animação “Piper – Conhecendo o Mundo”, que envolve questões sobre educação social em sua essência, seguida de acesso livre.

CINECLUBE CCBJ
CINECLUBE-19h-
  14 ANOS- O MEDO NÃO NOS CABE
FILMES
MAJUR
–  RAFAEL IRINEU – DOCUMENTÁRIO – BRASIL- 20 MIN

Majur é um indígena LGBTQ+ chefe de comunicação na aldeia Pobore, localizada no interior do estado de Mato Grosso. Sua principal atividade é realizar a interlocução do seu povo com a cidade, representando suas reivindicações e lutando por sua cultura e seus anseios. derrubando estigmas e preconceitos, ele se esforça constantemente para trazer o melhor futuro possível aos habitantes de Pobore.

ENTRE LUGARES: A INVISIBILIDADE DO HOMEM TRANS – LUCAS PATRESE – DOCUMENTÁRIO – PE – 16MIN – 2011

Traz a história de dois trans homens, abordando o processo de reconhecimento deles como gênero oposto. Além da temática do gênero, o filme trata a questão da orientação sexual. No vídeo, essas questões são tratadas como independentes, uma vez que um dos transexuais personagens namora uma travesti e o outro, um homem.

DIA 12  QUINTA

NarTE*] TROCANDO IDEIAS “DESENHO CEGO”

9h às 10h45 ILHA DIGITAL

Esta é uma atividade que visa trabalhar a interpretação e comunicação. A partir de uma foto do Educador Paulo Freire”. Quando o desenho terminar, fazer uma discussão sobre quem é Paulo Freire e sua importância para o mundo.

CINE LEITOR 
BIBLIOTECA – 14H – LIVRE
TEATRO EM PAUTA – CORPO DÓCIL 
TEATRO – 19H – LIVRE
Em um mundo repleto de micro políticas de convivência e sobrevivência é necessário manter a calma e esperar a vida inteira pela cura da Aids até ter a oportunidade de solicitar a Ágora um protocolo para que o governo contemple os corpos de seus cidadãos com uma vacina anti HIV. Uma narração que arranca o fôlego pulmonar e cerebral dos espectadores. Ágora é um manifesto em busca de uma solução para a erradicação do preconceito contra soropositivos em um futuro não muito distante.


DIA 13  SEXTA

NarTE*] TÉCNICA DE REDUÇÃO DE STRESS

10h às 11h30 MULTIGALERIA

TRE é uma nova técnica corporal que permite ao corpo soltar naturalmente e liberar de forma segura a tensão retida e acalmar o sistema nervoso. Tudo isto sendo ativado de maneira intencional e controlada. Trazer a temática da educação social como eixo central.

SEXTA MULTI- KARAOKÊ
BIBLIOTECA- 17H- LIVRE

Sextou e nessa sexta é dia de Karaokê! Corre pra nossa biblioteca cantar!

SEXTA COM DANÇA – YUGO – DANIELA YARA CANTILLO CASTRILLON
TEATRO – 19H – LIVRE

Su aparición se asienta en el ejercicio doloroso de recordar, de vivir en un pasado que lo consume y lo obliga a romper toda atadura, todo aquello que lo lleva a ser aún, esclavo de su propia memoria… Es tiempo de descansar.

DIA 14 SÁBADO
CINE INFANTIL – ARANHAVERSO
CINECLUBE – 15h – LIVRE
NarTE*] ANIMAÇÃO NA ILHA: SNACK ATTACK
17h30 às 19h

Atividade pedagógica com apresentação da animação “Snack Attack”, que envolve questões sobre educação social em sua essência, seguida de acesso livre.

TODOS OS SONS- GANGSTER GUETTO

Uma apresentação com músicas autorais com singles para divulgação do novo trabalho do rapper, que contará com algumas participações de outros rappers que fazer parte da cena da cidade.

PRAÇA CENTRAL- 18h
TODOS OS SONS – OTRAFACE– A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM…DESCULPE A DEMORA
PRAÇA CENTRAL – 19h

O projeto Otraface está de volta em apresentações com letras, ritmos, levadas e arranjos autorais, de formação com DJ e Banda, trabalhando a integração do orgânico com eletrônico, do rap com o reggae, rock, samba e outros ritmos negros. E em uma busca por trazer outros elementos da arte, para além da música, como literatura, teatro, cinema e pintura.

DIA 15 DOMINGO
É O BRINCA
– O EDUCADOR É VOCÊ!
PRAÇA CENTRAL/ MULTIGALERIA/ TEATRO/ILHA DIGITAL – 14h – LIVRE

Corre que nesse é o brinca o educador vai ser você! Nessa edição quem fará as oficinas são as crianças do CCBJ.

NarTE*] CURTA ILHA: CURTAMETRAGEM “RATOS DE RUA”

17h30

A utilização da internet já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Disponibilizar o acesso à Ilha Digital é dar oportunidade aos usuários manterem-se informados ou dar acessibilidade ao à navegação. Antes de disponibilizar o recurso, será exibido o curtametragem “Ratos de Rua”, quando se abordará a importância da educação social na promoção e integração social.

DIA 16 SEGUNDA

DEMANDAS INTERNAS

DIA 17 TERÇA
TERÇA LITERANDO – CICLO DE LEITURA 
– A VIDA NÃO ME ASSUSTA
BIBLIOTECA – 14h – LIVRE

Vamos trabalhar o poema de Maya Angelou, sobre experiência de vida, perseverança e orgulho, utilizando tudo que nos influencia e afeta para nos apoiarmos e nos reinventarmos constantemente.

NarTE*] FANZINE DIALÓGICO  

15h30 MULTIGALERIA

Oficina de Fanzine como fechamento das cinco atividades realizadas, discutindo com as crianças e adolescentes sobre a temática “Educação Social e Paulo Freire”.


DIA 18 QUARTA
QUARTA LIVRE
 – VISITA GUIADA
ESPAÇOS DO CCBJ – 8h30 – LIVRE

CINECLUBE CCBJ
CINECLUBE-19h-  14 ANOS- O MEDO NÃO NOS CABE
FILME:  E TU TENS MEDO DE MIM?!, DE RENATA MONTE E JULIANA MEDEIROS. DOCUMENTÁRIO,38MIN. CEARÁ,2015.

O filme retrata o processo de produção da peça “Quem tem medo

de travesti?”, o recente trabalho desenvolvido pelo coletivo artístico As Travestidas. A película conta a história de seus membros, a importância do teatro como agente de

transformação social e a relação de travestis e transexuais com o preconceito e a violência. Dois diretores, sete atores e um espetáculo de tirar o fôlego.

Ao fim da sessão haverá uma pequena conversa com mediação de Ale Silva e Jauh Ferreira, com participação de Rayssa Alenquer e Di Cesar, ambas do

movimento LGBTQI+.


DIA 19 QUINTA

CINE LEITOR
BIBLIOTECA- 14h- LIVRE

NarTE*] OFICINA DE PINTURA

19h ESPAÇO NARTE

A proposta é construir um mural com a pintura das mãos dos participantes, usando diversas cores, dentro de uma área predeterminada no formato de um coração.

TEATRO – 19H – LIVRE
ATO I

DIA 20 SEXTA
SEXTA MULTI- 
OFICINA DE FOTOZINE
BIBLIOTECA – 14h – LIVRE

Dia de brincar com a linguagem do fanzine e da fotografia! Vamos ver o que sai?

NarTE*] VIDEODEBATE “PEDAGOGIA DOS SONHOS POSSÍVEIS”

18h ESPAÇO NARTE

Videodebate “Pedagogia dos sonhos possíveis” a partir do clipe “Mundo Jovem” (Negra Lee). Após o clipe haverá uma discussão com as seguintes questões: O que significa futuro para vocês? Quais perspectivas e sonhos para o futuro? Como vocês se imaginam daqui a 2 anos? e daqui a 5 anos?

SEXTA COM DANÇA – COLETIVO DIBANDO
TEATRO – 19h – LIVRE

Proposição simples, composta por um lento e gradual crescendo, que transforma um comportamento cíclico em exaustão e reconfiguração, tudo ao alcance de um click. Contorções de um corpo feminino pertencente a fôrma midiática, corporeidade que satura sua instantaneidade. Colapso.

DIA 21 SÁBADO
BOM DE FEIRA-
 ECONOMIA E CULTURA NO GRANDE BOM JARDIM
TEATRO- 14h- LIVRE

NarTE*] BATALHA DE RAP

16h às 18h ESPAÇO NARTE

Trazer a brincadeira da rima a partir da construção musical de rimas, o intuito da atividade é trabalhar a temática do respeito coletivo através das letras e improvisos, com estímulos à criatividade, ritmo e musicalidade.

TODOS OS SONS – MURMURANDO
TEATRO – 19h – LIVRE

Em 2016, comemorando seu 10° aniversário, o Murmurando lançou o CD e o show “Assovio do Tiê” com músicas que passam pelo choro, samba, baião e valsa de maneira que a tradição e o moderno andam de mãos dadas. A maioria das composições são do violonista do Murmurando, Samuel Rocha, que mantém a raiz da tradição, enquanto mostra influências de mestres modernos como Arismar do Espirito Santo, Dominguinhos e modernos caminhos harmônicos, ritmos e sonoridades, sem perder a vivacidade chorística.

DIA 22 DOMINGO

É O BRINCA!
PRAÇA CENTRAL – 14h – LIVRE


DIA 23 SEGUNDA

DEMANDAS INTERNAS

DIA 24 TERÇA
TERÇA
 LITERANDO – CICLO DE LEITURA -EU AMO BIBLIOTECAS
BIBLIOTECA – 14h – LIVRE

Tem de tudo na biblioteca. Pirata, fada, bicho que fala, gente que voa, romance e aventura. Tem mundos inventados e fatos que aconteceram de verdade. Mas, o mais importante: tem a vontade da gente de conhecer, de se encantar e de viajar na fantasia.

DIA 25 QUARTA

NarTE*] OFICINA DE CHIRIQUITINHA (AVIÕES DE PAPEL) – A PEDAGOGIA DO AFETO
17h às 19h

O objetivo da atividade é trabalhar a afetividade através da Pedagogia do afeto, de forma que se possa olhar de uma maneira mais humana para os participantes, deixando de lado as formas que a pedagogia tradicional ou tecnicista exerce nos seus métodos.. É notório reconhecer e presenciar a mudança no comportamento dos participantes a pedagogia do afeto é aplicada.

CINECLUBE CCBJ
CINECLUBE-19h-  14 ANOS- O MEDO NÃO NOS CABE
FILMEPARA ALÉM DO TERRITÓRIO, DE ALE SILVA. DOCUMENTARIO,16MIN. 2018.

O documentário mostra a partir da perspectiva de artista periférico como é ser artista e LGBTQI+ na periferia e como vencer essa realidade todos os dias.

DIA 26 QUINTA
CINE LEITOR-

BIBLIOTECA- 14h- LIVRE

NarTE*] OFICINA DE STENCIL: JARDIM  DOS SABORES

14h ATELIÊ

A partir de uma lista de palavras-chave previamente selecionadas, que remetem à formas de saberes sociais, os participantes escolherão uma delas para fazer sua matriz de stencil. Ao final da produção, faremos um painel com plantas e as palavras escolhidas, montando um cenário com esses elementos.

OFICINARIA– JOGOS TEATRAIS
MULTIGALERIA-16H- LIVRE

Os jogos teatrais buscam desenvolver o potencial criativo e oportunizar ações coletivas que levam ao avanço na aprendizagem da linguagem oral e corporal das crianças.

DIA 27 SEXTA
SEXTA MULTI 
– HORA DE PINTAR!
BIBLIOTECA – 14h – LIVRE

Muitos e variados desenhos de personagens dos livros e de filmes e séries adaptados da nossa literatura, pra colorir na biblioteca!

SEXTA MULTI- REDESENHANDO O BRINCAR
ESPAÇO DA PALMEIRA- 16h- LIVRE

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. A atividade “Redesenhando o brincar ” tem como objetivo desenvolver atividades recreativas e esportivas com o público

NarTE*] TÉCNICA DE REDUÇÃO DE STRESS
17h MULTIGALERIA

TRE é uma nova técnica corporal que permite ao corpo soltar naturalmente e liberar de forma segura a tensão retida e acalmar o sistema nervoso. Tudo isto sendo ativado de maneira intencional e controlada. Para interagir com a temática do mês trazer a reflexão da importância da educação social.

SEXTA COM DANÇA – ENTARDE’SENDO 

TEATRO – 19h – LIVRE

O trabalho através de composições em Danças Urbanas, busca discutir os possíveis sentidos de tempo , nas relações sociais/afetivas, nos lugares onde estamos. O tempo não pára, mas o corpo pede tempo.

DIA 28 SÁBADO
CINE INFANTIL 

CINECLUBE – 15h – LIVRE
NarTE*] JOGOS POPULARES
17h PRAÇA CENTRAL

Resgatar os jogos populares e tradicionais trazendo a educação social como eixo central no diálogo durante os jogos.

CIRCULA CCBJ- DO LADO DE FORA

CUCA JANGURUSSÚ– 18h30- 14 ANOS
TODOS OS SONS – MAR É UMA COISA ABERTA
PRAÇA CENTRAL – 19h

“Mar é uma coisa aberta” é um show de música brasileira, entendendo a complexidade que esse termo aborda enquanto guia, pois traz diversas influências com as quais Bruno Rafael foi encontrando ao longo da sua trajetória, que vão de Gilberto Gil a Cidadão Instigado, de Caymmi a Lulu Santos, cruzando também referências estéticas analógicas e digitais em seus timbres. Nessa cartografia em constante ebulição da música brasileira, Bruno Rafael inscreve por si mesmo seus desenhos em forma de canções.

DIA 29 DOMINGO
MOSTRA PERIFÉRICOS

VIVÊNCIA E PIGMENTOS SENSORIAIS COM RAYSSA PESSOA
14h às 16h ESPAÇO DAS PALMEIRAS
VIVÊNCIA A2 DE OURO COM FÁTIMA LIMA
16h às 18h SALA DE DANÇA
MOSTRA DE AUDIOVISUAL INFANTIL
16h às 17h CINECLUBE
INTERVENÇÃO CIRCENSE: AS ATRAPALHADAS DE PICOLÉ E SORVETINHA
17h às 17h30 PRAÇA CENTRAL
SARAU PERIFÉRICOS
17h30 às 18h30 PRAÇA CENTRAL
FESTIVAL DO PASSINHO: TERRA DO SOL, PASSEINHO NO PÉ
18h30 PRAÇA CENTRAL
MOSTRA PERIFÉRICOS – DJ CANINDEZINHO ROOTS
19h10 às 20h40 PRAÇA CENTRAL
MOSTRA PERIFÉRICOS – PROJETO PÉ DE MATO
21h às 22h


DIA 30 SEGUNDA

DEMANDAS INTERNAS