DIA 12/08 – SEGUNDA

LANÇAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO 2019

TEATRO – 18h – LIVRE

DIA 13/08 TERÇA

TERÇA LITERANDO – CICLO DE LEITURA – O TATU TATÁ TÁ?

BIBLIOTECA- 14h- LIVRE

SINOPSE: Nesse ciclo vamos trabalhar com trava-língua a partir do livro da Arlene Holanda, O Tatu Tatá Tá?

CURTA NA ILHA – EXIBIÇÃO DO CURTA “WE BELONG – UMA CELEBRAÇÃO DA DIVERSIDADE” – NARTE

ILHA DIGITAL – 15H30 – LIVRE

SINOPSE: A utilização da internet já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas, disponibilizar o acesso a ilha é dar oportunidade a manter os usuários tanto informados ou dar acessibilidade ao recurso. Antes de disponibilizar o recurso, exibir o curta metragem “We Belong – Uma Celebração da Diversidade” para interagir com a temática da diversidade.

RODA DE CONVERSA COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES: “RESPEITAR É PRECISO” – NARTE

AO LADO DA SALA DE NARTE – 18H30 – LIVRE

SINOPSE: A atividade tem como objetivo discutir e partilhar experiência comum da vida como objeto de reflexão, criando uma situação em que os participantes podem exercer autonomia de pensamento, o que, como já exposto, é necessário ao “sujeito de direito”. É importante ressaltar que não se trata de julgar um caso acontecido, mas, sim, possibilitar uma reflexão das diversidades, por meio da qual os educandos ampliem sua visão sobre a questão, percebendo as inúmeras nuances do que está em jogo, as diferentes possibilidades e pontos de vista para compreendê-la.

DIA 14/08 – QUARTA

VISITA GUIADA COM A TURMA DO CIRCO ESCOLA + OFICINA DE TEATRO DE SOMBRAS

GALERIA – 9h – LIVRE

ILHA DA DIVERSIDADE – EXIBIÇÃO DA ANIMAÇÃO “NA BATIDA DO CORAÇÃO” – NARTE

ILHA DIGITAL – 11H – LIVRE

SINOPSE: Envolve a temática mensal sobre Diversidade no CCBJ – seguida de acesso livre à ilha digital.

OFICINA DE DESENHO: AUTO-RETRATO – NARTE

AO LADO DA SALA DO NARTE – 17H – LIVRE

SINOPSE: A partir da proposta de construção de auto-retratos, mediar a atividade ativando processos reflexivos sobre a consciência da identidade própria e afirmação pessoal.

QUARTA LIVRE – FLOR DE MANDACARU APRESENTA “TERRA VIVA”

TEATRO – 19H – LIVRE

SINOPSE: Terra,Vida e Esperança é um espetáculo de dança que destaca os aspectos do regionalismo e simbolismo. Embarcando numa viagem itinerante retratando a vida do sertanejo, do homem agricultor, a religiosidade e o pescador. Entrelaçados na linguagem do cordel de forma caricata e irreverente encerraremos com uma última parada com a vaia cearense que tem se tornado um bordão para inúmeras pessoas.

DIA 15/08 – QUINTA 

FERIADO

DIA 16/08 – SEXTA 

SEXTA LIVRE – KARAOKÊ

BIBLIOTECA – 14h – LIVRE

ATIVIDADE DE REDUÇÃO DE ESTRESSE – NARTE

GALERIA – 16H – LIVRE

SINOPSE: TRE é uma nova técnica corporal que permite ao corpo soltar naturalmente e liberar de forma segura a tensão retida e acalmar o sistema nervoso. Tudo isto sendo ativado de maneira intencional e controlada. Para interagir com a temática da diversidade, fazer o jogo “Caixa de Pandora”. Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A “caixa” era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo. Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo, menos a “esperança”.Uma caixa onde serão colocadas frases, palavras e imagens que estimulem discussões sobre respeito, discriminação, preconceito e violência. Um aparelho de som, um objeto qualquer que circulará entre os estudantes.

SEXTA COM DANÇA – QUADRILHA INFANTIL TESOURO NORDESTINO – ALICE ATRAVÉS DO SÃO JOÃO EM BUSCA DO TESOURO NORDESTINO – EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 15 ANOS

PRAÇA CENTRAL – 19h – LIVRE

SINOPSE: o espetáculo junino em comemoração aos 15 anos de existência do grupo no são joão do ceará, a história inspirada no livro de Alice no país das maravilhas foi escolhido devido a categoria do grupo onde buscamos preservar nossa identidade como grupo infantil, o roteiro é baseado na história da menina Alice, que segui em busca do coelho branco, cai em um buraco e aparece no mundo junino onde ninguém a ver somente a lagarta azul que a apresenta aos três santos juninos.

DIA 17/08 – SÁBADO

RESGATE DAS BRINCADEIRAS POPULARES – NARTE

CAMPINHO – 18H – LIVRE

SINOPSE: Numa época em que a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis, o objetivo é fazer um resgate das brincadeiras ao ar livre (Pula corda, ciranda, corrida de saco, pega-pega), resgatando assim das brincadeiras populares e desmistificando um pouco a cultura dos brinquedos industrializados.

TODOS OS SONS – COCO DO IGUAPE DO MESTRE CHICO CASUEIRA 

PRAÇA CENTRAL

17H30 – OFICINA DE DANÇA

19H – APRESENTAÇÃO

SINOPSE: A Dança do Coco de Praia do Iguape atravessa gerações, tradição passada de pai para filho heranças de seus antepassados. A dança é envolvida pelo som do carrom com seu sapateado quente não deixa ninguém ficar parado. Os versados são raízes trazidas de longe e sua letra conta a vida do cotidiano dos pescadores. Suas roupas são rústicas pintadas na mata. O grupo mantém a tradição e sua originalidade pois assim representam a cultura do seu povo, maior motivo de orgulho pra eles. O COCO é uma manifestação origem afro-indígena, passada de geração em geração, havendo um quantidade e diversidade enorme de grupos de coco no Ceará. Com a apresentação do Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira, e realização da oficina de dança do coco, pretendemos difundir essa importante manifestação popular que é o Coco de Praia Cearense, apresentando as especificidades do coco de praia do iguape, que tem um sapateado diferenciado que utiliza-se do contratempo da música do coco.

DIA 18/08 – DOMINGO

É O BRINCA! CORRE QUE A OFICINARIA VAI SER NO É O BRINCA!

PRAÇA CENTRAL 14h – LIVRE

SINOPSE: Corre que nesse é o brinca o educador vai ser você! Nessa edição quem irá fazer as oficinas são as crianças do CCBJ. Teremos oficina de passinho, de balé, de pipa e de aviãozinho de papel!

É O BRINCA CONVIDA! – CIRCULARIZANDO – TRUPE DO CARRAPICHO

PRAÇA CENTRAL 17h30 – LIVRE

SINOPSE: Tentando Mostrar um pouco do Circo Tradicional, artistas circenses mostram uma diversidade de números clássicos de circo. Entre Palhaçadas e habilidades levam o público para dentro do espetáculo e fazem todos se sentirem debaixo de uma lona.

DIA 19/08 – SEGUNDA

DIA 20/08 TERÇA

TERÇA LITERANDO – CICLO DE LEITURA – O GATO DE BOTAS

BIBLIOTECA- 14h- LIVRE

SINOPSE: Após a leitura do livro de Pedro Bandeira, O Gato de Botas, vamos desenhar livremente gatinhos…

BIENAL FORA DA BIENAL – OFICINA DE TURBANTE

ATELIÊ – 14H – LIVRE – 15 VAGAS

SINOPSE: O projeto e marca AFRORE, composto pela graduanda em Design – Moda, Yasmin Djalo e o artista visual Vítor Dias, apresenta uma incrível oficina prática e teórica sobre o uso do Turbante africano no Brasil. O primeiro momento será teórico e abordará conteúdos a respeito do turbante como elemento identitário do vestuário. Logo em seguida, serão disponibilizados turbantes em tecidos africanos para o aprendizado de amarrações.

CONSTRUÇÃO DO FANZINE: DIVERSIDADES – NARTE

BIBLIOTECA – 18H – LIVRE

SINOPSE:Oficina de Fanzine como fechamento das três rodas de conversa, discutindo com as crianças e adolescentes sobre a temática “Diversidades”

BIENAL DO LIVRO – ESPETÁCULO “BARRACAL”

TEATRO – 19H – LIVRE

SINOPSE: O espetáculo BARRACAL, deseja gerar estudos sobre questões que envolvem: teatro documento, estrutura de moradia das cidades, desigualdade social, periferia, emprego, a mulher e seu espaço. Não se trata de produzir arte sobre esses temas, mas de trabalhar por dentro deles, refletindo e construindo uma poética capaz de expandir os pensamentos criativos referentes às questões de luta. BARRACAL é como chamamos nosso trabalho cênico, que parte da leitura do “Quarto de despejo” de Carolina Maria de Jesus reunida às músicas do Cartola gerando assim uma encenação musicada que interfere inclusive nos modos de fazer um teatro não representativo dessas questões, mas engajado nas mesmas e também inventar outros modos de compor música e teatro sem precisar seguir critérios já impostos. Destina- -se a abranger públicos diferentes por meio da apresentação do espetáculo “BARRACAL” além de ações de leitura, intercâmbio e rodas de conversa, que conferem caráter de pesquisa a esta proposta. Reconhecendo um descompasso entre a proximidade geográfica e o reconhecimento e a troca entre artistas, grupos e públicos radicados nos bairros da periferia de Fortaleza, geramos esse projeto por dentro dessas estruturas. Trabalhamos com um grupo de 23 pessoas, envolvendo atores, bailarinos, músicos e pesquisadores, motivados pela possibilidade do encontro que juntos enxergam as estrelas do mesmo ponto de vista.

DIA 21/08 – QUARTA

VISITA GUIADA + OFICINA DE TEATRO DE SOMBRAS

GALERIA – 9h – LIVRE

BIENAL FORA DA BIENAL – QUINTAL CULTURAL GRUPO DE DANÇAS URBANAS

 APRESENTA “VIBE”.

TEATRO – 9H – LIVRE

SINOPSE:  Trazendo toda dança e swag, a mini apresentação do “Vibe” mostra, a alegria de dançar e viver a dança.

BIENAL FORA DA BIENAL – OFICINA – LAB-DANÇA COM ROSA PRIMO

SALA DE DANÇA – 9H30 – ALUNAS DA ESCOLA DE DANÇA

SINOPSE: É uma ação proposta pela bailarina e professora de Dança Rosa Primo, a proposta é um convite às crianças para ‘brincar de criar danças’, no espaço da experimentação, os encontros vão desdobrar modos de criação a partir de jogos, brincadeiras e improvisação. Esse espaço do Laboratório é uma forma que a criadora pensou para trazer as crianças também para o processo (na época da construção do espetáculo Iracema), que ao invés de só produzir para crianças, propôs produzir COM as crianças.

BIENAL FORA DA BIENAL – RECITAL DE POESIAS DO QUINTAL CULTURAL

BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

SINOPSE: Com poesias da Idealizadora do Quintal Cultural, Lenice Ferreira, e as crianças do Projeto Raimundo Vieira declamarão poesias e dramatizarão um poema social lindo de se ver!

BIENAL FORA DA BIENAL – ROSA PRIMO APRESENTA “IRACEMA” – PROJETO CONTEMPLADO PELO VII EDITAL DAS ARTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA DE FORTALEZA (SECULTFOR) 

TEATRO- 15H- CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 10 ANOS

SINOPSE: Iracema é uma mulher, é minha vizinha vitalina, é minha tia cozinheira, é minha mãe sem dinheiro, é minha avó trabalhadora da terra, é minha irmã que não solta o celular. Iracema é um lugar, uma praia, uma estátua, um centro cultural, um bloco de carnaval, uma agência de viagens, uma pizzaria. Iracema é uma índia, uma lenda, uma sereia, um fantasma, um biscoito recheado, uma caixa de papelão, um jogo eletrônico. Iracema de cócoras, em cima de uma árvore, jogando bola, assistindo novela, brincando de morto-vivo, dançando o toré. Iracema com sono, com dor de cotovelo, com muita energia, com uma fome de leão, com o coração partido, com sangue nos olhos. Iracema gente boa, crush da geral, sofredora nata, torcedora do ferrim. Iracema é um espetáculo de dança voltado para o público infantil que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Mais do que contar a história de Iracema, nesse espetáculo iremos juntos imaginar que outras histórias de Iracema podem ser dançadas. A pesquisa também resultou na criação do espetáculo de dança Tudo passa sobre a terra.

REUNIÃO DE GESTÃO COMPARTILHADA

BIBLIOTECA – 19H – LIVRE

DIA 22/08 – QUINTA

OFICINA: CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS

PRAÇA CENTRAL – 9H – LIVRE

SINOPSE: Construção de máscaras com material reciclável, alusivo ao dia do folclore. Em alusão ao dia do Folclore, promover a produção de máscaras e trabalhar a diversidade entre estas.

CINE LEITOR – O MISTÉRIO DO RELÓGIO NA PAREDE

BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

SINOPSE: Lewis, de apenas dez anos, perde os pais e vai morar em Michigan com o tio Jonathan Barnavelt. O que o jovem não tem ideia é que seu tio e a vizinha da casa ao lado, Sra. Zimmerman, são, na verdade, feiticeiros.

LIVRE BRINCAR 

ESPAÇO ALTERNATIVO – 15 H – LIVRE 

SINOPSE: Dia de brincar livremente com os brinquedos da geladeira, energia e muita danação!

OFICINARIA – OFICINA DE BRINQUEDOS COM MATERIAL RECICLÁVEL

ESPAÇO ALTERNATIVO –  14H / 17H – LIVRE ADIADO

SINOPSE: Quase todo mundo tem em casa uma garrafa PET, um pote de extrato de tomate, latas, caixas, entre outros itens que após o uso iriam parar direto na lata de lixo. Pensando nisso, vamos trabalhar com reciclagem de materiais em uma oficina de confecção de brinquedos com materiais recicláveis. público trazer material!

TEATRO EM PAUTA – COLETIVO WE E GRUPO EM FOCO APRESENTA “PARA ONDE VÃO AS MEIAS QUANDO ELAS DESAPARECEM?

TEATRO – 19H – LIVRE

SINOPSE: Kali está de mudança, ou de chegada, ou apenas arrumando a casa. Nunca se sabe. Ao mexer em suas caixas, ele vai encontrando de tudo um pouco, menos suas meias. A procura lhe faz questionar sobre o sentimento de perda e assim lembranças e histórias lhe vem à cabeça, entre elas, a história da mãe-chuva. 

DIA 23/08 – SEXTA 

DIVERSIDADE NA ILHA – NARTE

ILHA DIGITAL – 9H – LIVRE

SINOPSE: Exibição curta de animação “Que papo é esse: BULLYING? ” Com o objetivo de trabalhar a diversidade de ser.

Em seguida os educandos terão acesso livre a ilha

VISITA GUIADA – BIENAL DO LIVRO 

CENTRO DE EVENTOS – 13H – LIVRE

Inscrições com o Narte

SEXTA COM DANÇA – CIA. CORDAPÉS – BRASIL CONEXÃO

TEATRO – 19H – LIVRE

SINOPSE: Nosso Espetáculo tem como objetivo apresentar ao público como as influências éticas contribuíram para a formação das danças populares brasileiras. Cada dança carrega em si um reflexo da vida, das influências, da tradição e costumes de um povo, o que é dançado aponta sentidos implícitos e explícitos sobre suas necessidades, seus anseios, suas perspectivas seus ideais, suas religiosidades e etc. Em suma, a apresentação irá retratar o cenário cultural da dança popular e as influências recebidas.

DIA 24/08 – SÁBADO

REUNIÃO COM INSTITUIÇÕES PARCEIRAS – FORMAÇÃO

TEATRO – 9H – REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES DO GRANDE BOM JARDIM

CINEMA INFANTIL – PEDRO MALASARTES E O DUELO COM A MORTE

CINECLUBE – 15H – LIVRE

SINOPSE: Pedro Malasartes (Jesuíta Barbosa) é um malandro que, por mais que seja apaixonado por Áurea (Ísis Valverde), não resiste a um rabo de saia. Devendo muito dinheiro a Próspero (Milhem Cortaz), irmão de sua amada, Malasartes precisa escapar dele ao mesmo tempo em que prega peças, sempre usando a inteligência, de forma a conseguir alguns trocados. Só que seu padrinho, a Morte (Julio Andrade) em pessoa, tem outros planos para ele.

PRODUÇÃO DE AMARELINHA – NARTE

ENTRE OS BANHEIROS E A SALA DO NARTE – 17H – LIVRE

SINOPSE: Construção coletiva de uma amarelinha na calçada do CCBJ, que de forma lúdica traz signos que remetem à diversidade em sua produção, como o arco íris.

BIENAL FORA DA BIENAL- CAIO DO CÉU

TEATRO- 17H – TEATRO

SINOPSE: Impossível ler Caio Fernando Abreu sem enxergá-lo, sem senti-lo, ele é visceral, sincero, confessional, um biógrafo do emocional, um fotógrafo da fragmentação contemporânea, um tradutor do seu tempo. Escreveu principalmente sobre o tema que mais lhe despertava a imaginação: a condição humana. Expondo e questionando os valores da sociedade e, principalmente, as questões da alma humana, Caio em Construção transpõe seu universo para o palco através de crônicas, cartas, contos, poemas, depoimentos e música ao vivo. O roteiro prioriza os textos que abordam a valorização da vida em todos os seus aspectos, apresentando, também, uma face pouco conhecida do autor: um Caio vibrante e solar. Consciente da iminência da morte e aceitando a própria finitude – muitas vezes com humor e escárnio -, se encontra desperto para o milagre da existência.

TODOS OS SONS – CARMEM CAMALEONTE

PRAÇA CENTRAL – 19H – LIVRE

SINOPSE: Carmen Camaleonte é drag, rapper e artista de periferia. Teve seu primeiro palco no meio da juventude do Jangurussu desenhando a arte e performance drag junto a palavras de resistências e empoderamento. Integrante do grupo Haus of Silva desenvolve atividades de visibilidade LGBT+ e defesa do direito a diversidade. Com um trabalho de hip hop com referências do vaporwave e lo-fi Carmen traz letras autorais e músicas de outras artistas femininas que lhe influenciam como Ellen Oléria, Lay, Karol Conka. Hoje, a Carmen está em processo de produção do seu primeiro EP previsto para lançamento ainda este ano, que contará com faixas autorais sobre lutas e vivências, espaço e existências.

DIA 25/08 – DOMINGO

É O BRINCA!

PRAÇA CENTRAL – 14h – LIVRE

CCBJ CONVIDA – RODA DE JONGO – MESSIAS FREITAS/RJ E ASSOCIAÇÃO ZUMBI CAPOEIRA AZC – CE

PRAÇA CENTRAL – 17h – LIVRE

SINOPSE: A apresentação consiste percussão de tambores, roda composta por brincantes e músicas de jongo. Por se tratar de cultura popular brasileira por vezes chamamos o público para fazer parte da brincadeira cantando, batendo palmas e até mesmo dançando. “Dança de casal oriunda do sudeste do país das fazendas do café e cana de açúcar no final do séc 18 início do século 19. O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu trazidos em situação de escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e alguns lugares do Espírito Santo. A influência da nação bantu foi fundamental na formação da cultura brasileira. Para acalmar a revolta e o sofrimento dos negros com a escravidão e distrair o tédio dos brancos, os donos das isoladas fazendas de café permitiam que seus escravos dançassem o jongo nos dias dos santos católicos. Para esses negros africanos e seus filhos, o jongo era um dos únicos momentos permitidos de trocas e confraternização. O jongo é uma dança profana para o divertimento, é considerado o pai do samba carioca e influenciou no pagode e na MPB. O jongo é dança dos ancestrais, realizado em roda e dançado por casais. As músicas são verdadeiras poesias, que desafia outros jongueiros através de palavras cifradas, é considerado também um ato político. Até hoje, alguns núcleos familiares de afro-descendentes persistem em manter viva a tradição do jongo.

COMUNIDADE NA PAUTA – ENCONTRO DE CAPOEIRA SOLIDÁRIO

PRAÇA CENTRAL – 18H – LIVRE

SINOPSE: Aula Gratuita de CapOeira para a comunidade do bom jardim, com trabalho solidário. Vamos solicitar ao publico a  trazer 1 kg de alimento nao perecivel para entrEgar para família da comunidade, realizado pelo contra mestre gaguinho.

DIA 26/08 – SEGUNDA

DIA 27/08 TERÇA

TERÇA LITERANDO – CICLO DE LEITURA – AS PENAS DO DRAGÃO

BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

SINOPSE: Com a leitura desse conto popular alemão, que foi recontado por Arnica Esterl, é que vamos confeccionar origamis.

ILHA DIGITAL – DIALOGANDO SOBRE “DIVERSIDADES E RESPEITO” – NARTE

ILHA DIGITAL – 18H30 – LIVRE

SINOPSE: Dialogar com as crianças e adolescentes sobre Diversidades e a importância do respeito às a partir do vídeo “Sou 

neguinho” do Pelé do Manifesto, possibilitando aos educandos uma reflexão a respeito da temática.

DIA 28/08 – QUARTA

QUARTA LIVRE – VISITA GUIADA COM ARNALDO MOURA NA EXPOSIÇÃO REISADO TRADIÇÃO EM TELAS + OFICINA DE COLAGEM

GALERIA – 09h – LIVRE

TÉCNICA DE REDUÇÃO DE ESTRESSE – TRE – NARTE

GALERIA – 19H – LIVRE

SINOPSE: TRE é uma nova técnica corporal que permite ao corpo soltar naturalmente e liberar de forma segura a tensão retida e acalmar o sistema nervoso. Tudo isto sendo ativado de maneira intencional e controlada. Para interagir com a temática da diversidade, fazer o jogo “Caixa de Pandora”. Caixa de Pandora é um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A “caixa” era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo. Pandora abre o Jarro, deixando escapar todos os males do mundo, menos a “esperança”.Uma caixa onde serão colocadas frases, palavras e imagens que estimulem discussões sobre respeito, discriminação, preconceito e violência. Um aparelho de som, um objeto qualquer que circulará entre os estudantes.

DIA 29/08 – QUINTA

SEXTA MULTI  – CINE LEITOR – MOGLI – ENTRE DOIS MUNDOS

BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

SINOPSE: Criado por uma alcateia em meio às florestas da Índia, Mogli vive com os animais da selva e conta com a amizade do urso Baloo e da pantera Bagheera. Ele é aceito por todos os animais, exceto pelo temido tigre Shere Khan. Mogli se depara com suas origens humanas e perigos maiores do que a rixa com Shere Khan surgem.

SEXTA MULTI – OFICINA DE FOTOZINE

BIBLIOTECA – 16H – LIVRE

SINOPSE: Dia de brincar com a liNguagem do fanzine e da fotografia! Vamos ver o que sai?

TEATRO EM PAUTA – NAVALHA NA CARNE – GRUPO IMAGENS

TEATRO – 19H – LIVRE

SINOPSE: Navalha na Carne, peça mais encenada de Plínio Marcos, relata a história de três personagens em um quarto de bordel: a prostituta Neusa Suely, o Cafetão Vado e o empregado homossexual Veludo. Eles evidenciam aspectos da condição humana e sentimentos que emergem da realidade de seres tão à margem, que não os vemos diante das nossas limitações.

DIA 30/08 – SEXTA 

SEXTA LIVRE – HORA DE PINTAR

BIBLIOTECA – 14H – LIVRE

SINOPSE: Muitos e variados desenhos de personagens dos livros e de filmes e séries adaptados da nossa literatura, pra colorir na biblioteca!

SEXTA COM DANÇA – INSTITUTO KATIANA PENA / CORPOMUDANÇA APRESENTA “D’KEBRADA – MEMÓRIAS DE UM TERRITÓRIO”

TEATRO – 19H – LIVRE 

SINOPSE:  É na quebrada do bairro que a gente cria a nossa dança. Ela nos dá inspiração. E dessa quebrada urbana periférica queremos revelar as origens que remetem à vinda do campo de nossas famílias e à morada local marcada por um cenário de açudes, carnaúbas, coqueiros, olhos d’água e a paz de nossos primórdios. Diante dela, como diante de um espelho, zarpamos rumo a nossa memória, onde nasce nossa história.

DIA 31/08 – SÁBADO

BONDE BOLA – NARTE

QUADRA DA ESCOLA ÍCARO MENDES – 13H – LIVRE

SINOPSE: A prática esportiva é considerada como algo muito mais importante do que apenas uma atividade física ou fator de qualidade de vida. O esporte é capaz de unir diferenças entre povos e cooperar no processo de inclusão social. Neste dia traremos o futebol como ferramenta de inclusão e realizaremos atividades lúdicas e esportivas na quadra da Escola Ícalo Mendes.

TODOS OS SONS – PERIPÉCIAS TRANSVERSAIS

TEATRO – 19H – LIVRE

SINOPSE: “Peripécias Transversais” propõe desenvolver ações de execução de um repertório inédito, estimulando a criação musical, a composição, o arranjo, a performance, a promoção da música cearense e a consolidação da música instrumental em atividade através da prática da Orquestra Transversal da Uece. O grupo surgiu como um projeto de extensão da Universidade Estadual do Ceará e hoje faz parte da cena musical de Fortaleza de forma inédita e crucial para o fomento da cultura no estado do Ceará.

DIA 01/09 – DOMINGO

É O BRINCA! É O BRINCA NA RUA

PRAÇA CENTRAL E RUA DE FRENTE AO CCBJ – 14h – LIVRE

É O BRINCA CONVIDA! – PERSEPHONE NO PAÍS DOS VAGALUMES – GRUPO DE TEATRO BREU DE VAGALUMES

PRAÇA CENTRAL – 14h – LIVRE

SINOPSE:  “Persephone no País dos Vagalumes” “Cansada de não ter muitas visualizações nos seus storys do Instagram, Persephone vai até a boate País dos Vagalumes onde dá de cara com a instalar Coelha, que acaba mostrando a ela, mesmo sem querer, um mundo onde ela pode realizar seu sonho, ter seguidores! Então venha com a gente viajar lindíssima nessa história babadeira dessas Drags Queens muito maluquinhas! Mas cuidado para não ter sua peruca arrancada! HAHAHAHA Persephone no País dos Vagalumes é um crossover épico entre a Cia. Breu de Vagalumes e a Haus of Silva em uma comédia que nem o Ross Mathews, hilarious KKKKKK!”. O grupo de teatro Breu de Vagalumes tem dois anos de atuação pelo Jangurussu e pela cidade de Fortaleza. Formado em 2015 na Rede Cuca Jangurussu, nossa Cia. já participou de várias amostras de teatro(FESTFORT, Curta o Gênero 2016, FECTA) sendo indicado por: Melhor direção, Melhor Atriz Principal, Melhor Atriz Coadjuvante e ganhando o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo espetáculo Cúpula e a esquete Julietas. Atuando nas comunidades com oficinas de teatro e levando a arte para a juventude, Breu de Vagalumes foi contemplado pela 8° Edição do Edital Ação Jovem da Rede Cuca, levando para as comunidades o Projeto Cúpula, que é um trabalho que aborda os vários tipos de violência contra o gênero e mostrando essas informações para as pessoas em forma de notícia. Em 2018 o grupo entrou em temporada com o espetáculo “Persephone nos País dos Vagalumes”, que é uma releitura de Alice no País das Maravilhas adaptado para um espetáculo de comédia com a temática do mundo das Drag Queen’s.