Foto: Raíssa Tabajara.

O Centro Cultural Bom Jardim abre na quarta, 10, às 15h, a exposição fotográfica ” Nas Aldeias: o cotidiano sob o olhar da juventude indígena no Ceará” .

Ela segue durante todo o mês quando se celebra o Abril Indígena. A mostra reúne 90 fotografias realizadas por jovens das etnias Tapeba, Tremembé, Jenipapo Kanindé, Tabajara, Kanindé e Pitaguary.

As imagens retratam fotografias de cotidianos, rituais, retratos, famílias, pinturas corporais. Os fotógrafos são adolescentes e jovens indígenas e as fotografias foram realizadas em oficinas e outros exercícios. A curadoria é assinada pelo fotógrafo indigenista Iago Barreto e pela Adelco – Associação para Desenvolvimento Local Co-produzido. Fundada em 2001, é uma entidade civil sem fins lucrativos que por meio do Projeto Urucum trabalha em prol do fortalecimento das organizações indígenas representantes de todas as etnias no Ceará.

Esta é a terceira vez que todas as obras são expostas, mas é a primeira vez que o acervo vai ao Grande Bom Jardim. Aruena Tabajara, 20, ficou surpresa ao saber que teria duas fotos expostas. “Fiquei super feliz e grata pelo reconhecimento”, conta. Ela começou a fotografar nos Encontros da Juventude Indígena com o incentivo do educador Iago Barreto. “Quando eu percebi que gostava de foto, já sabia que ia dar certo. Eu amo fotografar e ser fotografada.”, destaca a jovem fotógrafa.