O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria Estadual da Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, está com inscrições abertas para o curso “Direitos Humanos e Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil para a Cidadania Cultural”. 

A ação é realizada em parceria com a Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede Delis), o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza  (CDVHS) e a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais  (Abong). São três módulos: direitos humanos e fortalecimento institucional,  aspectos básicos e gerais sobre organização administrativa, contábil e o novo Marco Regulatório (MROSC), e noções de sustentabilidade e elaboração de projetos.O curso é gratuito e destinado a pessoas que atuam  em organizações da sociedade civil, tem carga horária de 24 horas/aula e será realizado de 21 a 26 de janeiro, das 8h às 12h, no CDVHS, localizado na Av. Gen. Osório de Paiva, 5623 – Canindezinho.

As inscrições podem ser feitas no CDVHS ou no CCBJ, localizado na Rua Três Corações, 400.
Mais informações:  3497.5991 / 3497.2162
Necessário: preenchimento da ficha de Inscrição, cópia do RG, NIS, número do NIS e do comprovante de endereço. Para os menores de 18 anos, necessário que responsável comparação para assinar a inscrição, trazendo a cópia do RG, CPF e número do NIS (caso tenha). Justifica-se que o procedimento de inscrição conte com esta documentação em razão da Certificação oferecida e porque se trata de recursos do Fundo de Combate à Pobreza.

Sobre o curso:

OBJETIVO GERAL

Contribuir para o fortalecimento da atuação das organizações sociais do Grande Bom Jardim, através do desenvolvimento institucional adequado, para afirmação de suas atuações na defesa dos direitos humanos e cidadania cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ofertar subsídios formativos para organizações sociais, em vista do seu fortalecimento, nos temas fortalecimento institucional, contabilidade básica, e organização administrativa tendo em vista o novo marco regulatório das organizações da sociedade civil;
Promover a integração das organizações da sociedade civil do Grande Bom Jardim, bem como sua interação com as ações de direitos humanos e cidadania cultural do Centro Cultural Grande Bom Jardim;

Carga horária: 24 horas

Período de realização: 21 a 26 de janeiro. O curso ocorrerá das 8h às 12h de cada dia.

CONTEÚDOS
8h – Direitos Humanos e Desenvolvimento Institucional das ONG’S – Desenvolver conhecimentos sobre o processo de organização e desenvolvimento das organizações sociais, em seus aspectos administrativos, contábeis e políticos. Conjuntura as organizações no Brasil e no Grande Bom Jardim. Principais problemas e entraves. O Fortalecimento das organizações para a defesa dos direitos culturais e dos direitos humanos.

8h – Noções Básicas de Contabilidade, Organização Administrativa e sobre o MROSC – Noções básicas para organização contábil das organizações sociais, seus processos administrativos em razão das mudanças com o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Processos básicos administrativos. Certidões e certificações oficiais para organizações sociais. E novos processos e mudanças com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

8h- Noções Básicas de Sustentabilidade e Elaboração de Projetos – Pensar a sustentabilidade das organizações no novo contexto brasileiro. Observar potencialidades e desafios para a sustentabilidade das organizações. Pensar estratégias para a sustentabilidade. Noções de elaboração de projeto para projetos culturais e sociais.

Inscrições: de 11 a 18 de janeiro, no CCBJ e na sede do CDVHS

Endereço – CCBJ – Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim, Fortaleza – CE, 60540-441
Endereço CDVHS – Av. Gen. Osório de Paiva, 5623 – Canindezinho, Fortaleza – CE, 60720-015