Novembro é um mês de luta, onde refletimos sobre o nosso papel na construção da consciência negra, independente de sermos negros, brancos ou indígenas. A população negra, além de ser uma parcela significativa, é alvo dos descasos dos projetos políticos, sociais e culturais, pois o racismo é algo que estrutura a sociedade em que vivemos. Nesse mês de consciência negra a campanha “Novembro de Todas as Cores” se propõe a conversar sobre qual o nosso papel em combater o racismo? O que estamos fazendo para buscar uma harmonia de crenças em nosso país? Em novembro, na 4o edição da campanha envolvendo o CCBJ/NArTE, temos a oportunidade de pensar a consciência negra como um aspecto constitutivo da identidade real e democrática da sociedade em que vivemos. Novembro de todas as cores é colorir nossas relações de afetos, respeito a diversidade de gênero, credos e culturas produzindo laços longe do racismo, de preconceitos e da intolerância.

Confira a nossa programação:

12/11 – 14h: Oficina de Estêncil e roda de conversa sobre juventudes e violência

13/11 – 14h: CINE DEBATE Exibição do filme “DO QUE APRENDI COM MINHAS MAIS VELHAS (2016, 26MIN, DOC)”, um documentário sobre como nasce a fé no Candomblé, e de como esta fé é passada de geração em geração. Um filme onde mulheres importantes no Candomblé da Bahia nos contam como aprenderam com suas mais velhas e de como ensinam seus mais novos. Um documentário sobre tradição, amor e religiosidade. De direção e produção executiva de SUSAN KALIK E FERNANDA JÚLIA. / Após esse momento vamos ter um bate-papo com a Mãe de Santo Zimá, e o Pai de Santo Miguel Ferreira Neto, conhecido com Pai Neto, sobre suas práticas religiosas de Umbanda e Candomblé. e (16:30) segunda fase da oficina de estêncil.

16/11 – 14h: Terceira fase da oficina de estêncil e roda de conversa “estigmas e organização da juventudes periféricas”

17/11 – 14h: Papo sobre respeito as diferenças e belezas sem estereótipo com as meninas do projeto princesinha da favela;

16h: sessão fotos com as juventudes do CCBJ;

18h: Reggae– contra o extermínio da juventudes – preta e periférica do Bom Jardim. 

20/11 – 14h: F0rmação permanente: Reflexão acerca do pensar a consciência negra com um aspecto constitutivo da identidade real e democrática da sociedade em que vivemos. 

Convidados: Coletivo Negragem e Elissania da Silva Oliveira,  professora do CAIC Maria Alves Carioca, coordenadora do Cursinho Popular Cristina Poeta, orientadora do Grupo de Estudo e Teatro Negragem, defensora dos direitos humanos. 

16h – Visita guiada ao planetário do Dragão do Mar (educadoras sociais) 

27/11 – 15h: Culminância da Campanha “Novembro de Todas as Cores” com feiras de economia criativa, apresentações artísticas 

18h – Apresentação de IJEXÁ, da Associação Marcos Amorim, na Praça Central. 

.