.

A partir desta quarta-feira (22), o CCBJ em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes, ambos geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), iniciam as inscrições para três cursos gratuitos na área de artes cênicas. Os cursos de Iluminação e Figurino terão duração de dois meses – de setembro a dezembro. Já o Curso de Cenografia irá de setembro a outubro.  Ao todo, são ofertadas 75 vagas, sendo 25 para cada curso. As inscrições seguem até o dia 2 de setembro no site do Porto Iracema.

A ideia da parceria é direcionar metade das vagas para moradores do Grande Bom Jardim e a outra metade para a população em geral, favorecendo o encontro e a circulação de ideias e alunos pelas diferentes escolas.

O processo de seleção será também conjunto: as equipes das duas escolas farão as análises das fichas de inscrição (primeira fase) e realizarão as entrevistas presenciais (segunda fase) em ambas as escolas: pela manhã na Escola Porto e pela tarde no CCBJ.

Confira o calendário e horários do processo de seleção de seu curso de interesse:

  • As formações acontecerão no Porto e no CCBJ.
  • Cada curso terá parte de sua carga horária realizada na Escola Porto e a outra parte no CCBJ. 
  • O curso de Iluminação será realizado na parte da manhã, das 9h às 12h, o de Figurino na parte da tarde, das 14h às 17h, e o de Cenografia, das 18h30 às 21h30.

 

CURSO DE ILUMINAÇÃO, COM WALLACE RIOS

Foto: Joyce S. Vidal

Com 100 horas-aula, o curso apresentará os conceitos, técnicas e equipamentos envolvidos no processo criativo de construção da luz de espetáculos para as artes cênicas. A proposta é promover uma experiência de realização de projeto de iluminação cênica, por meio da qual se discute a função poética e dramatúrgica da luz. Após as inscrições, a seleção dos candidatos será em duas fases: a primeira no dia 3 de setembro, que consistirá na análise das fichas de inscrição, e a segunda, no dia 4 de setembro, com entrevista presencial. O curso seguirá de 10 de setembro a 12 de dezembro.

SOBRE O FACILITADOR: Wallace Rios é designer formado pela Estácio do Ceará (FIC), pós-graduando em Arquitetura & Lighting (IPOG). Tem formação em Artes Cênicas (CPBT, CAD, IDM) e atua como Iluminador do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). Realiza projetos de criação, desenvolvimento e execução de iluminação cênica para espetáculos de teatro, dança e música. Ministra oficinas e cursos livres em iluminação cênica.

 

CURSO DE FIGURINO, COM RODRIGO FERREIRA

Foto: Joyce S. Vidal

Também com carga de 100 h/a, o curso discutirá os conceitos e técnicas fundamentais da criação de figurinos para as artes cênicas e propõe uma experiência de realização por meio da qual se discute a função do figurino. Após as inscrições, a seleção dos candidatos será em duas fases, sendo a primeira no dia 3 de setembro e a segunda no dia 5 de setembro. A formação vai de 10 de setembro a 12 de dezembro.

SOBRE O FACILITADOR: Rodrigo Ferreira é designer de moda formado pela Estácio (FIC), ator, cantor e figurinista. Integrante do Coletivo Artístico As Travestidas, trabalha como drag queen na noite de Fortaleza. Já compôs o figurino de diversos espetáculos na cidade, como Olhe Para Os LadosComo Representar os Negros,Ezequiel 37 e Três Travestis.

 

CURSO DE CENOGRAFIA, COM MARCELO SANTIAGO

Com 50 horas-aulas de duração, o curso trabalhará os conceitos e técnicas básicos para a criação de espaços cênicos, considerando sua função poética e dramatúrgica. O curso acontecerá de 17 de setembro a 24 de outubro. A seleção, também em duas fases, será nos dias 3 e 10 de setembro. 

SOBRE O FACILITADOR: Marcelo Santiago é figurinista, cenógrafo e cenotécnico. Criou e executou cenário e figurino de diversos espetáculos de teatro e dança, tais comoElementaisJangurussu e Koiguera, todos da Cia EDISCA. Trabalhou também com direção de arte e criação de cenários e figurinos para grupos musicais, entre eles as bandas Soul Zé eJonatha Dool.

.

Todas as inscrições serão feitas somente no site do Porto Iracema, na aba Serviços > Inscrições, até o dia 2 de setembro.

.

SERVIÇO

O que: “Abertura de inscrições para Cursos de Visualidade da Cena em parceria com CCBJ”

Quando: 22 de agosto a 2 de setembro

Duração dos cursos: Entre setembro e dezembro

Onde: Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ (Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim) e Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Inscrições: www.portoiracemadasartes.org.br

GRATUITO