O programa Tempos de Cultura do Centro Cultural Grande Bom Jardim – CCBJ abre inscrições para 20 novos cursos em diversas linguagens, até 17 de fevereiro ou até as vagas serem preenchidas. Este é penúltimo Ciclo Formativo e faz parte da programação do Centro de Formação Artística de 2018, do CCBJ. As inscrições são presenciais e realizadas no próprio Centro Cultural (Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim) ou nas instituições em que as aulas vão acontecer. (Lista de todos cursos abaixo)

Para fazer a inscrição, é necessário trazer documento de identificação com foto e caso seja menor de 18 anos, trazer Termo de Autorização (documento para impressão aqui) preenchido e assinado por parente ou responsável legal, se o candidato não estiver acompanhado dos mesmos.

Cursos no CCBJ

1. Coral para Idosos em Cena – 40 h/a (15 vagas)

Ementa: O Curso Coral para idosos em cena tem a proposta de estimular o protagonismo dos idosos do Grande Bom Jardim e prepará-los musicalmente para a montagem e apresentação de um espetáculo musical,  resgatando a memória musical e a alegria do canto coletivo.  

Professora: Vera Barros

Local: Rua 3 corações, 400 – Bom jardim

Dias: Terças e Quintas / Horário: 16h às 18h

Pré-requisitos: A partir de 50 anos

Período: 20/02 a 03/05

Local de Inscrição: Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

 

2. Zumba – 23 h/a (20 vagas)

Ementa: O Zumba combina música latina e internacional com um sistema de treino divertido e eficaz. O objetivo das aulas é proporcionar aos alunos atividade física de forma dinâmica e divertida. Oferecendo mais disposição, saúde, animação e melhora na autoestima perdendo calorias. São em média 600 calorias a cada hora de prática.

Professora: Naziane Marques

Local:  Rua 3 corações, 400 – Bom jardim

Dias: Segundas e Quartas / Horário: 17h às 18h

Pré-requisitos: Idade de 10 a 60 anos

Período: 26/02 a 14/05

Local de Inscrição:  Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

 

3. Artesanato em Cartonagem – 40 h/a (15 vagas)

Ementa: Entre cortes e colagens, vamos medir nossos valores culturais, incentivar o Empreendedorismo, agregar novos valores aos produtos e concretizar em nossas vidas a arte milenar de transformar papelão em objetos utilitários.

Professora: Francisca Matias

Local: Paróquia de Santa Cecília – Av. Cel. João Correia, 2020 A – Bom Jardim

Dias: Quartas e Quintas / Horário: 15h às 17h

Pré-requisitos: A partir de 16 anos

Período: 15/02 a 14/05

Local de Inscrição:  Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

 

4. Fotografia Básica – Fundamentos, iluminação e finalização – 20 h/a (15 vagas)

Ementa: O curso pretende introduzir e desenvolver os fundamentos básicos da fotografia passando pelos conceitos de luz e iluminação utilizando ferramentas de iluminação como flash, rebatedores, etc.

Professor: Gandhi Guimarães

Local: Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

Dias: Segundas, Quartas e Sextas / Horário: 14h às 17h

Pré-requisitos: Participantes a partir dos 15 anos com disponibilidade.

Período: 02/03 a 14/03

Local de Inscrição:  Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

 

GASTRONOMIA

5. Ceará Mais Doce 40 h/a (20 vagas)

Ementa: Higiene e Segurança Alimentar. Segurança no trabalho da cozinha. Ficha técnica: itens que a compõe, uso e aplicações. Ergonomia e racionalização do trabalho (mise em place). Segurança na Cozinha. Discussão sobre a identidade gastronômica do Ceará, suas permanências, adaptações e transformações, e das diversas possibilidades de uso do saber acumulado pelos educandos(as) sobre a temática proposta, buscando o resgate e o registro da memória gustativa, no que se refere à elaboração e preparação de doces e sobremesas em geral do Estado do Ceará, sempre tendo uma atenção especial para a questão da higiene ao manipular os alimentos. Noções de economia criativa. Cálculo do preço das conservas.

Professora: Ilana das Neves

Local: Movim. de Saúde Mental – MSM  / Rua Dr. Fernando Augusto, 609 – Pq. Sto. Amaro

Dias: Terça a Sexta / Horário: 14h às 18h

Pré-requisitos: Idade acima de 16 anos, saber ler e escrever.

Período: 26/02 a 13/03

Local de Inscrição: Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

 

6. Tortas Doces e Sobremesas Geladas – 40 h/a (20 vagas)

Ementa: Higiene e Segurança Alimentar. Segurança no trabalho da cozinha. Ficha técnica: itens que a compõe, uso e aplicações. Ergonomia e racionalização do trabalho (mise em place). Segurança na Cozinha. Utensílios utilizados para tortas e sobremesas geladas. Executar fichas técnicas de tortas e sobremesas geladas clássicas, contemporâneas e regionais. Noções de economia criativa. Cálculo do preço das conservas. Discussão sobre a história e cultura das conservas artesanais e a influência deste tipo de alimento no hábito alimentar.

Professora: Aline Kessia Ferreira Marques

Local: Casa Brasil / Av. Humberto Lomeu, 1220  – Granja Portugal

Dias: Terça e Quintas / Horário: 08h às 12h

Pré-requisitos: Idade acima de 16 anos, saber ler e escrever.

Período: 15/02 a 20/03

Local de Inscrição: Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

 

7. Doces e Compotas Artesanais – 40 h/a (20 vagas)

Ementa: Higiene e Segurança Alimentar. Segurança no trabalho da cozinha. Ficha técnica: itens que a compõe, uso e aplicações. Ergonomia e racionalização do trabalho (mise em place). Segurança na Cozinha. Noções de preservação de alimentos. Técnicas de higienização dos vidros. Métodos de pasteurização das compotas e exaustão. Embalagens para compotas artesanais. Noções de economia criativa. Cálculo do preço das conservas. Discussão sobre a história e cultura das conservas artesanais e a influência deste tipo de alimento no hábito alimentar.

Professora: Ilana das Neves

Local: Casa Brasil / Av. Humberto Lomeu, 1220  – Granja Portugal

Dias: Quartas e Sextas / Horário: 08h às 12h

Pré-requisitos: Idade acima de 16 anos, saber ler e escrever. providenciar 10 potes de vidro com tampa para o andamento das aulas.

Período: 16/02 a 21/03

Local de Inscrição: Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim.

 

Cursos em outras instituições parceiras do CCBJ

 

8. Produção Cultural Independente  – 40 h/a (15 vagas)

Ementa: Autogestão e o sistema de Micro Empreendedor Individual. Conceito de produção cultural e formas de produção independente. Cadeia produtiva. Sustentabilidade. Economia criativa. Elaboração de um Projeto Cultural. Posicionamento digital.

Professor: Wellington Ancelmo

Local: Toca Good Garden / Rua Nova Conquista, 1066 – Bom Jardim

Dias: Quartas e Quintas / Horário: 18h às 20h

Pré-requisitos: Artistas, produtores culturais e demais interessados em integrar a cadeia produtiva independente.

Período: 21/02 a 03/05

Local de Inscrição: Toca Good Garden / Rua Nova Conquista, 1066 – Bom Jardim

 

9. Danças Urbanas  – Iniciante – 40 h/a (20 vagas)

Ementa: Curso direcionado para jovens de 14 a 29 anos que querem aprender a dançar ou aperfeiçoar a sua dança. Os alunos irão vivenciar alguns estilos de Danças Urbanas e controle corporal, aprenderão sobre a História das Danças Urbanas e irão desenvolver a percepção musical para a execução das sequências, movimentos e coreografias.

Professor: Jorge Luiz (Loly)

Local: Associação São Miguel – Rua Medellín nº. 2914 , Granja Lisboa

Dias: Terças e Quintas/ Horário: 14h às 16h

Pré-requisitos: Idade entre 14 e 29 anos

Período: 20/02 a 26/04

Local de Inscrição: Associação São Miguel – Rua Medellín nº. 2914 , Granja Lisboa

 

10. Musicapoeira: Urukungo – Turma I – 40 h/a (20 vagas)

Ementa: Na busca pela preservação de uma série de valores africanos transmitidos pela capoeira, utilizaremos á partir do movimento do corpo presentes nessa arte a musicalidade africana, tendo o Berimbau como instrumento principal onde direcionaremos ao público atendido, formações que integrem o envolvimento coletivo, pertencimento e identidade com esses valores. Incentivando cada um o seu papel de responsabilidade e resistência com essa cultura numa perspectiva de transformação e libertação social que fazem parte dos princípios formadores dessa arte.

Professor: John Wilson

Local: Projeto Esperança de Viver – Rua Naiara Batista, Nº 1138 – Siqueira

Dias: Terças e Quintas / Horário: 15h30 às 17h30

Pré-requisitos: A partir de 12 anos

Período:  13/03 a 17/05/2018

Local de Inscrição:  Projeto Esperança de Viver – Rua Naiara Batista, Nº 1138 – Siqueira

 

ARTES CÊNICAS

11. Rodas Populares: Brincar de Roda – 32 h/a (15 vagas)

Ementa:  Experimentar a tradição de rodas populares de diferentes povos onde o brincar faz parte da manutenção da vida e do desenvolvimento humano, em um exercício autopoiético, de autoprodução cultural, através da proposta de ação circular no espaço e na relação.

Círculo de Cultura: Fundamentado na ação em educação popular de Paulo Freire, de promoção de diálogo reflexivo sobre questões centrais do cotidiano, buscando soluções imaginativas (criadoras), coletivas e cooperativas para os problemas do mundo.

Danças e Cantigas de roda: Desenvolver coletividade e cooperação. Consciência corporal, ritmo, expressão e improviso através do exercício cirandeiro. Exercitar a manifestação do sentimento e a escuta. Vivenciar tradições ancestrais e produzir novos símbolos que façam sentido para o ato criador/ criativo.

Roda de Partilha: Fundamentado na Abordagem Sistêmica Comunitária do Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim, construir estratégias de cuidado em saúde mental através do diálogo comunitário a partir da sensibilização do indivíduo e das experiências cotidianas.

Rito de Celebração da vida: Fundamentado no Teatro Popular de rua, vivenciar a comunicação de importantes passagens da vida (ritos de passagem: nascimento, morte, casamento, plantio e colheita, chegada da chuva, mudança das estações entre outros) elaborando cenas e brincadeiras populares que resgatem histórias e comunique a leitura que fazemos do mundo e da vida.

Contação de Histórias – Memórias e Saberes: Restaurar o brincar através da tradição oral criando vínculos afetivos por meio de trocas do “saber-de- experiência-feito”, resgatando sentimentos e emoções

Professora: Danielle Bargas

Local: Associação dos Moradores do Bom Jardim – AMBJ

Dias:  Terças e Sextas / Horário: 17h às 19h

Pré-requisitos: A partir de 8 anos

Período: 20/02 a 13/04

Local de Inscrição: AMBJ –  R. Nova Conquista, 415 , Bom Jardim.

 

12. Palhaçaria  – 50 h/a (20 vagas)

Ementa: o curso objetiva trabalhar a criação poética do corpo na cena partindo do hibridismo do circo com o teatro, através do conhecimento do corpo na cena tendo como ponto de partida a arte circense, a plasticidade no movimento e a construção de outro tipo de entendimento na composição corporal-teatro, corpo e palavra.

Professora: Sâmia Bittencourt

Local: Associação dos moradores do Bom Jardim – AMBJ

Dias: Segundas  e Quartas / Horário: 09h às 11h

Pré-requisitos: A partir de 8 anos

Período: 19/02 a 14/05

Local de Inscrição:   AMBJ –  R. Nova Conquista, 415 , Bom Jardim

 

CIRCO

13. Malabarismo  – 60 h/a (15 vagas)

Ementa: O curso tem como proposta trabalhar, de forma introdutória, a linguagem do malabarismo. Passando um pouco por sua história, diversidade, identidade, modalidades, técnicas de manipulação e apresentação em palco. Buscaremos desenvolver os fundamentos básicos e as noções de postura, respiração, concentração e reflexos. Além de buscarmos pensar um pouco sobre questões estéticas, éticas e de cuidado de si e com os outros.

Professor: Jaderson Nobre

Local: Filhos do Rei / Rua José Martins, 1183 – Bom Jardim

Dias: Terças / Horário: 13h30 às 17h

Pré-requisitos: A partir de 12 anos

Período:  20/02 a 14/05

Local de Inscrição: Filhos do Rei / Rua José Martins, 1183 – Bom Jardim

 

14. Equilibrismo – 40 h/a (15 vagas)

Ementa: O curso tem como proposta trabalhar, de forma introdutória, as linguagens básicas do circo: O equilibrismo. Passando um pouco por sua história, diversidade, identidade, modalidades, técnicas de manipulação e apresentação em palco. Buscaremos desenvolver os fundamentos básicos e as noções de postura, respiração, concentração e reflexos. Além de buscarmos pensar um pouco sobre questões estéticas, éticas e de cuidado de si e com os outros.

Professor: Jaderson Nobre

Local: Filhos do Rei / Rua José Martins, 1183 – Bom Jardim

Dias: Quintas / Horário: 13h30 às 17h

Pré-requisitos: Livre

Período:  22/02 a 14/0

Local de Inscrição: Filhos do Rei / Rua José Martins, 1183 – Bom Jardim

 

ARTES MANUAIS

15. Confecção de Bonecas de Pano  – 40 h/a (15 vagas)

Ementa: Confecção de bonecas de pano, técnicas diversas de enchimento, acessórios, rodas de curso sobre grupos produtivos e de mulheres

Professora: Cristina

Local: CRIART – R. Maranguape, 385 – Pq. São Vicente

Dias: Segunda a Sexta / Horário: 15h às 17h

Pré-requisitos: A partir de 16 anos

Período: 26/02 a 26/03

Local de Inscrição: CRIART – R. Maranguape, 385 – Pq. São Vicente

 

16. Artesanato em Papel  – 38 h/a (15 vagas)

Ementa: Confecção de artigos utilitários diversos tendo como material o tecido e suas expressões.

Professora: Selma Dias

Local: Associação Santa Terezinha  – Rua B nº 1352, Granja Lisboa

Dias: Segundas e Quartas / Horário: 14h às 17h

Pré-requisitos:  A partir de 18 anos

Período: 05/03 a 16/04

Local de Inscrição: Associação Santa Terezinha  – Rua B nº 1352, Granja Lisboa

 

Cursos com vagas remanescentes

17. Baby class Balé – 40h/a

Período: 20/02 a 18/05

Ementa:​ Iniciação ao balé para crianças

Professor:​ Rhayssa Nascimento

Local:​ CCBJ – Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

Dias:​ terça, quinta e sexta / Horário:​ 9h às 10h

Pré-requisitos​: de 3 a 5 anos

Local de inscrição: CCBJ

 

18. Coral Infanto-juvenil- 50h/a

Período: 21/02 a 9/05

Ementa: Propiciar momentos de descontração, possibilitando aos participantes o

desenvolvimento de uma boa utilização da voz individual e, principalmente, em grupo,

especialmente a partir do exercício da escuta do outro. Serão, ainda, analisadas as mais

diversas formas de harmonia vocal, visando também o desenvolvimento de uma autocrítica musical, por meio de uma rotina de cuidados com a voz, treinos e exercícios vocais, levando o participante a apreciar, analisar e executar tecnicamente uma música.

Professor:​ Valério Nunes

Local:​ CCBJ – Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

Dias:​ Quartas e sextas / Horário:​ 9h às 10h30

Pré-requisitos​: De 08 a 14 anos. Saber ler e escrever

Local de inscrição: CCBJ

 

19. História em quadrinhos autoral – 32h/a

Período: 19/02 a 11/04

Ementa: Tem por objetivo o estímulo e inserção de novos “artistas-autores” no universo de arte seqüencial. A linguagem das histórias em quadrinhos é o foco principal da abordagem do curso, desde os métodos clássicos de sua criação à reinvenção dos códigos e símbolos utilizados por essa mídia ao longo do período de sua produção ao redor do mundo.

Professor:​ Vitor Batista

Local:​ CCBJ – Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

Dias:​ Segunda e quarta / Horário: ​9h às 11h

Pré-requisitos​: A partir de 12 anos. ​Alfabetizado.

Local de inscrição: CCBJ

 

20. Violão Intermediário – 40h/a

Período: 20/02 a 03/05

Ementa: O curso de Violão Intermediário tem como objetivo transmitir os conceitos para

aqueles que possuem noções em violão e desejam aprender a solar com mais facilidade e

sem esforço. A proposta do curso é abordar conteúdo e técnicas para o aprendizado em

improvisação e ritmos complexos no violão.

Professor:​ Jesse de Sousa

Local:​ CCBJ – Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

Dias:​ Terças e Quintas / Horário: ​18h às 21h

Pré-requisitos​: A partir de 12 anos. Alfabetizado. Necessário nível básico.

Local de inscrição: ​CCBJ

 

21. Artesanato e Direitos Humanos – Fuxicando com Arte – 20h/a

Período: 19/02 a 02/05

Ementa: O fuxico tem a sua criação atribuída (cogitada) aos africanos em situação de

escravidão, entretanto, os adereços se popularizaram dentro do universo do patchwork no início do século XX. Trata-se de um pequeno círculo com extremidades alinhavadas e

franzidas que inspiram a criação de pequenos enfeites e adereços. O fuxico e um artesanato que está presente em todas as regiões Brasileiras. O termo é sinônimo também de ” fofoca ” (cochicho) e, segundo o folclore local, ele recebeu este nome uma vez que as mulheres se reuniam para costurar e conversar sobre as suas vidas. Com essa oficina pretendemos realizar exatamente isso: Criar um ambiente de fala e escuta dessas mulheres, trazendo a temática sobre os direitos humanos, onde através da confecção dos fuxicos possamos criar um material didático relacionado a vida dessas mulheres.

Professora:​ Dani Marinho

Local:​ CCBJ – Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim

Dias:​ Quarta e Sexta / Horário:​ 09h às 10h

Pré-requisitos​: Oficina destinada às mães e acompanhantes das crianças que fazem balé

Local de inscrição: ​CCBJ

 

>> Escola de Dança do CCBJ

Para meninas e meninos a partir dos 6 anos até 19 anos de idade, com 7 turmas em horários diferentes.

Inscrições no CCBJ. Detalhes na divulgação abaixo: