Os percursos de formação do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCGBJ) vêm agora com toda força. O Núcleo de Formação do CCGBJ divulga em etapas 58 diferentes cursos da Escola de Cultura e Arte – ECA, um programa que faz parte do projeto Jardim de Gente, com a proposta de formação e iniciação básica em mais de 15 diferentes linguagens. A cada mês, um Percurso Formativo é lançado com diversos cursos e vagas abertas para inscrição de alunos. 

Inscrições para os cursos:

Percurso formativo 1: https://goo.gl/tiWTxM | Opções de cursos: https://goo.gl/jRAvyo

Percurso formativo 2https://goo.gl/zdC2yz  | Opções de cursoshttps://goo.gl/3qMdF4

Percurso formativo 3: https://goo.gl/9RJNJR | Opções de cursos: https://goo.gl/TYZs4M

Percurso formativo 4: https://goo.gl/RnrXng | Opções de cursos: https://goo.gl/Dqvx6x

O programa é inspirado na experiência da Escola Porto Iracema das Artes, outra instituição que, como o CCBJ, também é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). As metodologias foram construídas de forma colaborativa entre a gestão e coordenações do CCGBJ com a comunidade, por meio de atendimento direto, da enquete lançada em internet e da rede de parceiros locais.

O local dos cursos também foi outro detalhe pensando coletivamente, com a intenção de garantir a sustentabilidade das formações, com menos evasão e levando em conta das delicadezas territoriais do Grande Bom Jardim (GBJ). Os 58 cursos ofertados pela ECA vão se espalhar em outros espaços do GBJ, como escolas, associações, coletivos e instituições parceiras, totalizando 1500 horas/ aula, com 1160 vagas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, moradores(as) ou não da região.

As formações são baseadas nas seguintes linguagens: Música, Hip Hop, Culturas Populares Tradicionais e de Matrizes Afro-Brasileiras, Gastronomia, Patrimônio Cultural, Museologia Social, “Segurança Social, Conflitualidades e Direitos”, Teatro Infantil / Teatro de Bonecos / Teatro, Circo, Produção Cultural, Dança, Informática, Literatura, Audiovisual, Moda, Artesanato, Design Gráfico, Artes Visuais, Comunicação e Cultura.