Os percursos de formação do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) vêm agora com toda força. O Núcleo de Formação do CCBJ divulga 20 novos cursos da Escola de Cultura e Arte – ECA, um programa que faz parte do projeto Jardim de Gente, com a proposta de formação e iniciação básica em mais de 15 diferentes linguagens. As inscrições para oito cursos estão abertas e alguns já têm aulas iniciadas na segunda-feira (19). (Atualização de informações no final da notícia)

 

O programa é inspirado na experiência da Escola Porto Iracema das Artes, outra instituição que, como o CCBJ, também é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). As metodologias foram construídas de forma colaborativa entre a gestão e coordenações do CCBJ com a comunidade, por meio de atendimento direto, da enquete lançada em internet e da rede de parceiros locais.

O local dos cursos também foi outro detalhe pensando coletivamente, com a intenção de garantir a sustentabilidade das formações, com menos evasão e levando em conta das delicadezas territoriais do Grande Bom Jardim (GBJ). Os 58 cursos ofertados pela ECA vão se espalhar em outros espaços do GBJ, como escolas, associações, coletivos e instituições parceiras, totalizando 1500 horas/ aula, com 1160 vagas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, moradores(as) ou não da região.

As formações são baseadas nas seguintes linguagens: Música, Hip Hop, Culturas Populares Tradicionais e de Matrizes Afro-Brasileiras, Gastronomia, Patrimônio Cultural, Museologia Social, “Segurança Social, Conflitualidades e Direitos”, Teatro Infantil / Teatro de Bonecos / Teatro, Circo, Produção Cultural, Dança, Informática, Literatura, Audiovisual, Moda, Artesanato, Design Gráfico, Artes Visuais, Comunicação e Cultura.

Três (3) dos 20 cursos desse primeiro percurso formativo do ECA começaram no início de setembro, como o “Comunidade EnCanto”, em parceria com o coletivo Mercúrio, e os da “Grande Roda: africanidades, ancestralidades e interculturalidade crítica na formação em dança”, em parceria com as Graduações em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC). Outros sete cursos acontecem em outros locais do GBJ, onde os(as) formandos(as) são o público do próprio local.

Links:

Ficha de inscrição: https://goo.gl/forms/K8V3PZ2W6HmcneIC2

Grade de Cursos: http://ccbj.redelivre.org.br/files/2017/09/CURSOS-ECA.docx.pdf

Dúvidas e informações: Núcleo de Formação – 3497-5991

>> ERRATAS:

O nome correto do curso: “Narradores Urbanos: Narrativas Juvenis, Memória Social e Audiovisual”;

Dança de Salão – Xote/Forró, Salsa e Zouk: período correto: 13/10 a 03/11

>> INFORMAÇÕES:

Devido ao não preenchimento das turmas, os seguintes cursos sofrerão alteração de datas de início:

  • Elaboração de Projetos CulturaisADIADO para Dia 26 de Setembro (nos mesmos horários, locais e dias previstos)
  • Aula de Ritmos Contemporâneos – ADIADO para Dia 26 de Setembro (nos mesmos horários, locais e dias previstos)
  • Artesanato Sustentável – Produtos em PapelADIADO para Dia 25 de Setembro (nos mesmos horários, locais e dias previstos)
  • Artesanato Sustentável – Carteiras Artesanais – 04 vagas restantes. Casa não as sejam até terça, 19, este curso também terá data de início adiada para Dia 27 de Setembro (nos mesmos horários, locais e dias previstos)

>> Os demais cursos não citados aqui permanecem com as datas de execução previstas.