Potencializar o intercâmbio artístico entre centro e periferia da cidade. O Grande Bom Jardim desce à praia no encerramento do projeto É NOIZ PERIFA, apresentando a mostra “Arena Dragão”, na qual artistas e grupos orientados pelo projeto ocupam programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entre os dias 7 e 9 de julho, com 10 apresentações artísticas, que vão do circo ao audiovisual, passando pela dança, música e teatro.

O projeto aconteceu no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), de janeiro a maio deste ano, voltado para fomento, formação e difusão das produções culturais do Grande Bom Jardim (GBJ) e adjacências, região compreendida por cinco bairros da Regional 5 de Fortaleza: Siqueira, Granja Portugal, Canindezinho, Granja Lisboa e Bom Jardim. Com patrocínio da Cagece, o projeto “É NOIZ PERIFA – Ações de Difusão e Criação” é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Instituto Dragão do Mar, por meio do CCBJ.

A proposta é fortalecer a cadeia cultural da região, a partir de formação e orientação técnicas em cinco linguagens artísticas, sob a tutoria de artistas e coletivos renomados do grande público. No teatro, os coletivos Viv’Arte e Girassóis aprimoraram seus espetáculos “Censurados” e “Amor de Girassol”, respectivamente, sob a tutoria dos grupos Pavilhão da Magnólia e Teatro de Caretas; na música, os grupos Sem Saída (rap) e Caixeiros Viajantes (rock regional) tiveram orientação dos artistas Felipe Cazaux (banda Mad Monkees) e Fernando Catatau (banda Cidadão Instigado); no circo, os espetáculos “A mágica entre vassouradas e espanadores – Mágico Jeffy”, de Jefferson Alves e Samantha Macedo e “Não, coração”, de Lucas Gomes e Milene Rodrigues, tiveram orientação da Cia. Circo Lúdico Experimental – CLE; no audiovisual, Rúbia Mércia, Victor Furtado e o Coletivo Nigéria orientaram a produção dos curtas “Toca Good Garden”, documentário de San Cruz e Gandhi Guimarães, e “A volta da perna cabeluda”, web-série do Grupo Ellus; e, finalmente, na dança, os espetáculos “Uma dança para meus pesares”, de Maria Epenefrina e Wellington Fonseca, e “Sandra Bar”, de Daniel Rufino, tiveram orientação dos bailarinos Ernesto Gadelha e Andreia Pires. Para todas as apresentações, também foram feitos figurinos artísticos, a partir do curso “Criação de Figurino”, coordenado pela estilista Ruth Aragão.

Além das apresentações artísticas, a Arena Dragão se espalha pelos espaços do centro cultural. Entre os dias 7 e 31 de julho, a Multigaleria recebe a Exposição “ATRAVESSANDO OLHARES: mulheres e suas narrativas”, com fotografias feitas por mulheres da região em oficina com a fotógrafa Jamile Queiroz; o espaço Arena do Dragão expõe a Feira da Economia Solidária e Criativa, de artesãos e empreendedoras(es) do GBJ, das 17h às 20h, além de alguns shows, durante todo o evento e na abertura, com apresentações do Catiguria DJs e The Good Garden, banda e produtora musical originária do Bom Jardim.

O potencial da arte na periferia

Em um contexto territorial difícil como o da Regional 5 de Fortaleza, onde se localiza o Grande Bom Jardim, a cultura e as manifestações artísticas brotam como alimento e gritam por justiça. Os altos índices de violência registrados nos 5 bairros que compõem o GBJ, são reflexo da insuficiência de políticas públicas para as populações periféricas, encontram também seu reverso nas iniciativas que tentam minimizar e reverter o prejuízo social da região.

As lutas por habitação, mobilidade, saneamento básico, educação, cultura e saúde mobilizam as comunidades e as expressões artísticas e culturais da juventude local. Na tentativa de dar vazão ao potencial artístico e criativo da região, o Centro Cultural do Bom Jardim e projetos como o É NOIZ PERIFA, somam-se ao coletivo de lutas e iniciativas que tentam transformar a realidade do bairro, por abrir espaço para divulgação, formação, produção e difusão cultural.

Programação

Arena Dragão – 7 a 9 de julho

 

Todos os dias

 

17h às 20h > Arena > Classificação: Livre

Feira de Economia Solidária e Criativa

Multigaleria > Classificação: Livre (até dia 31/07)

Exposição “ATRAVESSANDO OLHARES: mulheres e suas narrativas”

 

7 de julho

 

19h > Multigaleria > Classificação: Livre

Abertura Exposição “Mulheres Fotógrafas e Mulheres do Bom Jardim”

19h > Pátio Rogaciano Leite > Classificação: Livre

Espetáculo “Censurados” – Cia Viv’arte

19h30 > Arena do Dragão > Classificação: Livre

Banda Good Garden

20h > Teatro Dragão do Mar > Classificação: 14 anos

Espetáculo “Amor de Girassol” – Coletivo Girassóis   

20h30 > Arena do Dragão > Classificação: Livre

Catiguria DJs

 

8 de julho

 

17h > Teatro Dragão do Mar > Classificação: Livre

Espetáculo de Circo “A Mágica Entre Vassouradas e Espanadores” – Mágico Jeffy 

18h > Cinema Dragão do Mar > Classificação: Livre

Exibição Audiovisual – “A Volta da Perna Cabeluda” e “Toca Good Garden”

19h > Teatro Dragão do Mar > Classificação: Livre

Espetáculo de Dança “Uma Dança para Meus Pesares” – Maria Epinefrina e Wellington Fonseca

20h > Arena > Classificação: Livre

Show “Favela Sobrevive” – Grupo Sem Saída

 

9 de julho

 

17h > Teatro  Dragão do Mar > Classificação: Livre

Espetáculo de Circo “Não, Coração” – Lucas Gomes e Milene Rodrigues

18h > Teatro Dragão do Mar > Classificação: Livre

Espetáculo de Dança – Sandra Bar – Daniel Rufino

20h > Arena > Classificação: Livre

Show Lançamento do EP “Luzes na Cidade” – Banda Caixeiros Viajantes