A partir desta quarta (18/1) até domingo (22/1), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove uma programação artística gratuita intensa com direito a apresentações dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes, da Temporada de Arte Cearense, do Coletivo Bonja Roots, do Coletivo A Voz da Periferia, do Grupo Nóis de Teatro, da Cia. Viv’Arte e muito mais. O CCBJ é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

AUDIOVISUAL

Nesta quarta (18), a partir das 19h, o programa “Cearense em Tela” exibe o filme “Feira”, no CineClube do CCBJ, em parceria com o Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. O filme tem direção de Vinícius Alves e é uma Investigação sobre a forma como o fluxo de pessoas pode ser representado num conflito pela ocupação de um espaço específico.

TEATRO

Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro. Foto Luiz Alves.

Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro. Foto Luiz Alves.

Na quinta (19), às 17h, o grupo Nóis de Teatro apresenta o espetáculo “Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro” na Praça Santa Cecília, com apoio do Centro Cultural Bom Jardim. Com classificação de 14 anos, a peça traz intensa discussão dialética sobre a criminalização e morte da juventude negra das periferias, debatendo também a desmilitarização da polícia brasileira. A direção é de Murillo Ramos e a dramaturgia de Altemar Di Monteiro. A peça é dividida em três atos e conta a história de Natanael, um “anti-herói” que nasce na periferia, vive inserido num sistema de opressão e violência e, aos 18 anos, resolve entrar para a polícia militar.

Ainda na quinta (19), às 19h, é a vez da apresentação do Grupo Virtut com o espetáculo “Nóis”, no Teatro Marcus Miranda. Com classificação livre, o espetáculo mistura a dança, o teatro e a performance, fazendo com que, através do corpos, atores possam representar suas relações assumidas para com o mundo, causando uma reflexão acerca da reverberação que um tem sobre o corpo do outro.

DANÇA

Espetáculo "Guerreiras". Aspásia Mariana.

Espetáculo “Guerreiras”. Aspásia Mariana.

Na sexta (20), como parte do projeto “Sentido Praia Sertão”, o Grande Bom Jardim recebe espetáculos de dança dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. O projeto é um intercâmbio artístico entre os dois equipamentos. A partir das 19h, no Teatro Marcus Miranda, Aspásia Mariana apresenta o espetáculo “Guerreiras”, que consiste numa montagem que se inicia na corporeidade marcial da artista e vai se constituindo através das corporeidades de mulheres que estão nas frentes de lutas, que protagonizam e são defensoras de movimentos sociais. Com classificação de 18 anos, o trabalho está em processo e tem estreia prevista para agosto de 2017.

"Um corpo sob suspeita". FotoFoto Joyce S. Vidal.

“Um corpo sob suspeita”. Foto Joyce S. Vidal.

Também na sexta (20), às 19h30, ainda pelo projeto “Sentido Praia Sertão”, Edmar Cândido e Eric Vinícius apresentam “Um corpo sob suspeita”. O espetáculo é uma proposição que aborda o conceito de violência simbólica que se impõe através da naturalização das relações de submissão e de legitimidade do pensamento dominante. A apresentação também acontece no Teatro Marcus Miranda e tem classificação de 18 anos.

MÚSICA

Oto Gris

Oto Gris

No sábado (21), a Praça Central do Centro Cultural Bom Jardim recebe o espetáculo “Avôa” da banda cearense “Oto Gris”, a partir das 18h, pela Temporada de Arte Cearense. Com classificação livre, o espetáculo Avôa é composto de canções autorais do primeiro disco do grupo, somadas à algumas canções inéditas. Com referências da música alternativa contemporânea, o show transporta o público à uma viagem intensa e minimalista.

Bonja Roots

Bonja Roots

Ainda no sábado (21), a partir das 19h, é a vez do coletivo Bonja Roots que realiza mais uma programação toda voltada para cultura reggae. Esta edição será regida pela DJ Fatinha Roots que trará o melhor do reggae clássico. Além de toda a musicalidade, haverá também a feirinha roots com o melhor da produção artesanal oriunda de grupos locais. Está prevista a entrega de zines, com informações sobre redução de danos. o Coletivo convida a todos/as para proliferar o amor através do Reggae.

No domingo (22), para encerrar a programação musical da semana, o coletivo “A Voz da Periferia” promove mais um Cidade Hip Hop a partir das 18h na Praça Central do CCBJ. Para esta edição, haverá batalha B.Boys Vs B.Boys e Campeonato Old School com premiação para o 1° e 2° lugar, que contará com os jurados B.Boy Teo, B.Boy Tijolin King e B.Boy Claudio Brito. Os DJs Tartaruga e Luciano darão o tom musical para a festa.

"Censurados", Cia. Viv'Arte. Foto Gutiérrez Reges.

“Censurados”, Cia. Viv’Arte.

COMUNIDADE NA PAUTA

E para fechar a programação artística da semana no Centro Cultural Bom Jardim, a Cia. Viv’Arte apresenta o espetáculo “Censurados” no domingo (22), a partir das 19h, no Teatro Marcus Miranda. Com classificação livre, entremeados por números musicais, doze atores interpretam 37 personagens e se revezam na interpretação de textos de Sócrates, Marco Antônio, Platão, Abraham Lincoln, Martin Luther King, Castro Alves, Anne Frank, Danton, Winston Churchill, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Geraldo Vandré, Jesus Cristo, William Shakespeare, Moreira da Silva e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. O tom varia do dramático ao cômico, do discurso político mais explícito ao lirismo da poesia.

AGENDE-SE!

► DIA 18 | QUARTA | 18H
[CEARENSE EM TELA] FEIRA
Parceria com o Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.
Classificação Indicativa: Livre
Local: Cineclube do CCBJ

► DIA 19 | QUINTA | 17H
[COMUNIDADE NA PAUTA] TODO CAMBURÃO TEM UM POUCO DE NAVIO NEGREIRO – NÓIS DE TEATRO
Classificação Indicativa: 14 anos
Local: Praça Santa Cecília (próximo ao CCBJ)

► DIA 19 | QUINTA | 19H
[COMUNIDADE NA PAUTA] NOIS – GRUPO VIRTUT
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Marcus Miranda

► DIA 20 | SEXTA | 19H
ESPETÁCULO “GUERREIRAS”
Laboratório de Criação em Dança do Porto Iracema das Artes
Classificação 18 anos
Local: Teatro Marcus Miranda

► DIA 20 | SEXTA | 19H30
ESPETÁCULO “CORPO SOB SUSPEITA”
Laboratório de Criação em Dança do Porto Iracema das Artes
Classificação 18 anos
Local: Teatro Marcus Miranda

► DIA 21 | SÁBADO | 18H
[TODOS OS SONS] AVÔA – OTO GRIS
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central

► DIA 21 | SÁBADO | 19H
BONJA ROOTS
Parceria com o Coletivo Bonja Roots
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central

► DIA 22 | DOMINGO | 18H
CIDADE HIP HOP
Parceria com A Voz da Periferia, com produção de AL Kidoc e idealização de André Santos
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central

► DIA 22 | DOMINGO | 19H
[COMUNIDADE NA PAUTA] CENSURADOS – CIA. VIV’ARTE
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central