O Sentido Praia Sertão acontece em janeiro, fevereiro e março no Centro Cultural Bom Jardim promovendo um intercâmbio entre equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, com apresentações culturais resultantes dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes.

Espetáculo "Guerreiras". Aspásia Mariana.

Espetáculo “Guerreiras”. Aspásia Mariana.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está trazendo muitas novidades para a programação cultural dos equipamentos do Instituto Dragão do Mar. De janeiro a março, o Centro Cultural Bom Jardim e o Porto Iracema das Artes promovem o intercâmbio artístico “Sentido Praia Sertão” apresentando, para a comunidade do Grande Bom Jardim, uma série de espetáculos em processo de criação nos Laboratórios de Música e Dança do Porto. Os espetáculos acontecem na Praça Central e no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, localizado à rua Três Corações, 400, Bom Jardim. A programação é gratuita.

"Um corpo sob suspeita". Foto Joyce S. Vidal.

“Um corpo sob suspeita”. Foto Joyce S. Vidal.

Já faz parte do vocabulário do cearense a expressão “Sentido Praia Sertão” e o seu inverso, o “Sentido Sertão Praia”. Diferente de outras cidades, em que a direção é sugerida pelos pontos cardeais Norte, Sul, Leste, Oeste, Fortaleza inova na criatividade e no sentido poético que dá a seus caminhos. Essa expressão reforça o nomadismo de nossos antepassados, que precisaram migrar para a praia e para o sertão em diferentes épocas.

É a partir deste olhar poético que o Centro Cultural Bom Jardim e o Porto Iracema das Artes almejam criar uma via de mão dupla, em que os artistas participantes de processos de formação nos dois equipamentos têm a oportunidade de trocar saberes. E neste primeiro momento, é a vez do Porto Iracema das Artes aguçar os sentidos da comunidade do Grande Bom Jardim com seus laboratórios de criação.

O projeto “é uma iniciativa de articulação interinstitucional que traz pontos positivos para as duas instituições. Tanto para o Porto Iracema, que tem como possibilidade compartilhar um pouco das atividades, programas e ações para pessoas de outro bairro, em outra região da cidade, como para o Centro Cultural Bom Jardim, que recebe, em primeira mão, os produtos que foram trabalhados, ao longo do ano de 2016, na Escola Porto Iracema das Artes”, destaca Luisa Cela, diretora de Cidadania Cultural do Instituto Dragão do Mar.

Nayra Costa & Los Flenkys Boys

Nayra Costa & Los Flenkys Boys

Além dos Laboratórios de Criação em Música e Dança, a proposta é que o projeto possa agregar, ainda, em 2017, os trabalhos desenvolvidos nos campos das artes visuais e do audiovisual do Porto Iracema. “É muito enriquecedor para o CCBJ poder receber esses produtos e não só no sentido da fruição artística, mas também em compartilhar como se deu o processos de criação, os laboratórios. É uma troca também de metodologias, de ensino e aprendizagem no campo das artes”, reforça Luisa Cela.

LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

Os laboratórios são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em diferentes linguagens, funcionando em regime de imersão, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas em música, dança, teatro, artes visuais e audiovisual. Os alunos recebem orientação de consultores/tutores, que conduzem a qualificação dos projetos, através de orientações individuais, oficinas, palestras e master class na Escola Porto Iracema das Artes.

A PROGRAMAÇÃO

Para janeiro, o Centro Cultural Bom Jardim recebe os espetáculos de dança “Guerreiras”, de Aspásia Mariana, Alex Hermes e Caroline Holanda, e “Corpo sob suspeita”, de Edmar Cândido e Eric Vinícius. Integrantes do Laboratório de Criação em Música, Nayra Costa e Los Flenky’s Boys e o grupo Tocata Livre também estão confirmados. A programação para fevereiro e março aindaarço a programação ainda está sendo fechada.

Tocata Livre

Tocata Livre

AGENDE-SE!

JANEIRO

► DIA 20 | SEXTA | 19H
ESPETÁCULO “GUERREIRAS”
Laboratório de Criação em Dança
Classificação 18 anos
Local: Teatro Marcus Miranda

“Guerreiras” consiste numa montagem que se inicia na corporeidade marcial da artista Aspásia Mariana e vai se constituindo através das corporeidades de mulheres que estão nas frentes de lutas, que protagonizam e são defensoras de movimentos sociais. O trabalho está em processo e tem estreia prevista para agosto de 2017.

Intérprete criação e dramaturgia: Aspásia Mariana
Tutoria e dramaturgia: Micheline Torres
Dançam comigo e agradeço: Espertirina ∙ Ivânia ∙ Bia ∙Jovita ∙ Clarice ∙Lia ∙ Yemanjá ∙ Cecília ∙ Julia ∙ Louise ∙ Luisa ∙ Elaine ∙ Renata ∙ Isabelle ∙ Alanna ∙ Karla ∙ Patrícia ∙ Sara ∙ Maria Bonita ∙ Maria da Penha ∙ Maria Pereira ∙ Dadá ∙ Joana ∙ Evilene ∙ Manjari ∙Aline ∙ Karinne ∙ Tati ∙Marília ∙ Jamille ∙ Fabi ∙ Andréa ∙Olga ∙ Fuller e todas as mulheres do mundo

► DIA 20 | SEXTA | 19H30
ESPETÁCULO “CORPO SOB SUSPEITA”
Laboratório de Criação em Dança
Classificação 18 anos
Local: Teatro Marcus Miranda

“Um corpo sob suspeita” é uma proposição que aborda o conceito de violência simbólica que se impõe através da naturalização das relações de submissão e de legitimidade do pensamento dominante. Durante a pesquisa, Edmar Cândido e Eric Vinícius participam de uma imersão em processos investigativos vivenciados no corpo, apontando caminhos que possam vir a ser evidenciados no desenvolvimento do trabalho, num permanente debate sobre as variadas maneiras de percepção de um corpo sob vigilância.

Intérpretes, criação e dramaturgia: Edmar Cândido e Eric Vinícius

► DIA 27 | SEXTA | 19H
NAYRA COSTA E LOS FLENKY’S BOYS
Laboratório de Criação em Música
Classificação Livre
Local: Praça Central

Nayra Costa conquistou o público brasileiro ao participar do 1° The Voice Brasil, no qual chegou às semifinais. A maioridade da experiência profissional gerou o desenvolvimento de uma identidade artística e desejo em lançar seu trabalho autoral. Chamou Claudio Mendes, parceiro de longas datas, para desenvolver o projeto que mistura a voz inconfundível de Nayra aos samplers, sintetizadores, baixo e instrumentos da tradição cultural brasileira: guitarra baiana e bandolim. O som passeio por universos diversos como o reggae, o hiphop, o dub, a cumbia, o maracatu e a música eletrônica. O trabalho foi selecionado no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes – 2016 e teve a tutoria de Eduardo BID (Nação Zumbi). Nayra e Los Flenky’s Boys querem registrar o resultado desse processo em um disco – a ser lançado em 2017.

Integram o grupo: Julio Cesar Santana (direção tecnica, baixo e pads eletrônicos) e Igor Ribeiro (percussões e pads eletrônicos). Cláudio Mendes faz a direção musical e no palco toca teclado, baixo, guitarra e faz backing-vocals e samplers.

► DIA 29 | DOMINGO | 18H
TOCATA LIVRE
Laboratório de Criação em Música
Classificação Livre
Local: Praça Central

Da união de um músico prodígio e um virtuoso com um mestre veterano, nasce o Trio Herluno ― Nonato Lima (acordeon), Hermano Bezerra (baixo) e Luizinho Duarte (bateria). Projeto autoral, com base em composições assinadas por Nonato e Luizinho, Tocata Livre pretende unir virtuosidade e vivacidade instrumental, livrando-se de convenções para alçar o voo livre da improvisação. Com duas gerações de instrumentistas reconhecidos, mergulha em ritmos brasileiros (forró, baião, choro) e universais (valsa, tango, flamenco) com arranjos ousados e espaço também para releituras de autores consagrados.