Entre os dias 17 e 20 de novembro, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove uma programação especial gratuita em alusão à Semana Estadual do Hip Hop e ao Dia da Consciência Negra. Voltada para toda a comunidade do Grande Bom Jardim, a programação conta ainda com apresentações do Festival Internacional de Folclore do Ceará. O CCBJ é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

Instituída desde 2010 pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a Semana Estadual do Hip Hop é comemorada sempre na semana em que incidir o dia 30 de novembro. A data marca a fundação do MH2O, a primeira organização de Hip Hop do Ceará. A semana também comemora o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, reconhecido como uma data de reflexão sobre a presença histórica do povo negro no Brasil. A data foi instituída em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu lutando pela liberdade do povo negro no país.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A programação cultural começa na quinta (17), a partir das 9h30, com a contação de história “Histórias de Heróis Negros” com Edivaldo Batista na Biblioteca do CCBJ, pela Temporada de Arte Cearense. Na sexta (18) e no sábado (19), a partir das 16h, o artista Cassius Marcellus realiza Oficina de Graffiti no CCBJ e na Comunidade do São Francisco. As inscrições podem ser feitas na Sala de Formação do CCBJ.

18 DE NOVEMBRO

Grupo Folclórico Banzé

Grupo Folclórico Banzé

Na sexta (18), o CCBJ recebe o Festival Internacional de Folclore com as apresentações do grupo Bacnaré – Balé de Cultura Negra do Recife (PE), a partir das 9h30, e com o Grupo Folclórico Banzé (MG), a partir das 14h, no Teatro Marcus Miranda. A programação da sexta continua, às 17h, com a exibição do documentário “Rap – o Canto da Ceilândia”, direção de Adirley Queiroz, no Cineclube do CCBJ. A partir das 18h, é a vez do programa “Que papo é esse?” com um uma roda de conversa sobre as Mulheres no Hip Hop, mediada por Ana Cristina, mobilizadora do Fórum Cearense de Hip Hop, articuladora do Território Cultural e animadora da Rede de Economia Criativa do Estado do Ceará.

Ainda na sexta (18), às 19h, o Mestre Eudes Bernardo traz convidados para um aulão de Capoeira com a proposta de revitalizar a cultura negra no Grande Bom Jardim possibilitando uma troca de experiências entre os amantes da ginga. E para fechar a programação do dia 18, o grupo Impacto Feminino se apresenta na Praça Central do CCBJ, pela Temporada de Arte Cearense, a partir das 20h, com força e irreverência, trazendo uma sonoridade que transmite a personalidade e a identidade feminina do Rap.

19 DE NOVEMBRO

Curso "Africanidades: Coisas de Negro", pelo Programa de Formadores Locais

Curso “Africanidades: Coisas de Negro”, pelo Programa de Formadores Locais

A programação do sábado (19) começa com o Seminário Africanidade: “Coisa de Negro”, das 8h às 13h, promovido pelo CCBJ, por meio do Programa de Formadores Locais, em parceria com o Grupo de Dança Afro Arte, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires Pontes, no Canindezinho. O Seminário pretende debater estratégias de ensino com o intuito de fortalecer e criar um leque de opções didático-pedagógicas relativas à História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras. O Seminário conta também com apresentações culturais.

A partir das 18h, na Praça Central do CCBJ, o bailarino Erick Flor promove uma introdução às danças urbanas com o aulão “Retrô”, uma viagem aos tempos das “Block Parties” onde a dança é espontânea e o sentimento é de curtição. Embalados pelos black music norte-americanos, os corpos se desconstroem construindo o novo tempo.

Ainda no sábado (19), a partir das 19h, os MCs integrantes da Escola Hip Hop de Beat & Rima, do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), se apresentam se revezando nos beats e nas rimas, e se destacam pelo conteúdo inteligente carregado de consciência social e sátiras políticas.

Coro MC e Banda

Coro MC e Banda

A programação do sábado se encerra com a apresentação do Coro MC e Banda com o espetáculo “Vem desse Naipe”, pela Temporada de Arte Cearense, na Praça Central do CCBJ. Coro MC é um rapper cearense que, além do trabalho solo, é integrante do grupo Relatos de Fortaleza (RDF). Com este grupo, já lançou dois álbuns: “O que eu fui o que eu sou” (2009) e “Coração vagabundo” (2013). Na carreira solo, lançou dois EPs: “2012 O Começo” (2015) EP e “Vem Desse Naipe” (2016), através do projeto Converse Rubber Tracks.

20 DE NOVEMBRO

Para o encerramento da Semana Estadual do Hip Hop e Dia da Consciência Negra, o dia 20 reserva uma programação especial com projetos da casa. A partir das 16h, a população conta com uma Feira Negra, em parceria com a Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza. Os artesãos convidados expõem seus produtos em uma Feira de Artesanato com elementos da cultura negra fortalecendo a Economia Criativa no Grande Bom Jardim.

No domingo (20), também a partir das 16h, com rodas livres de break, o Cidade Hip Hop fortalece a cultura Hip Hop do Grande Bom Jardim. Em parceria com A Voz da Periferia, o projeto pretende transformar o CCBJ em uma referência estadual da Cultura Hip Hop. Para esta edição, haverá Campeonato All Style e o DJ Tartaruga apresentará o melhor da Black Music.

Para fechar a programação, o Bonja Roots entra na área, a partir das 18h, com rodas de diálogos, feiras artesanais e um belo baile de reggae para a comunidade. Idealizado por jovens moradores de bairros de periferia de Fortaleza, o Bonja Roots surge a partir da poesia emanada nos encontros da Praça de Santa Cecília no Grande Bom Jardim e promete movimentar o CCBJ com o melhor do reggae para a comunidade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 17 | QUINTA | 9H30

[LITERATURA] HISTÓRIAS DE HERÓIS NEGROS
Temporada de Arte Cearense
Local: Biblioteca do CCBJ

DIAS 18 E 19 | SEXTA E SÁBADO | 16H

Oficina de Graffiti com Cassius Marcellus
Locais: CCBJ e Comunidade do São Francisco
Inscrições gratuitas na Sala de Formação do CCBJ

DIA 18 | SEXTA

9H30
[DANÇA] BACNARÉ – BALÉ DE CULTURA NEGRA DO RECIFE
Festival Internacional de Folclore do Ceará
Local: Teatro Marcus Miranda

14H
[DANÇA] GRUPO FOLCLÓRICO BANZÉ (MG)
Festival Internacional de Folclore do Ceará
Local: Teatro Marcus Miranda

17H
[CINECLUBE] EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “RAP – O CANTO DA CEILÂNDIA”
Direção: Adirley Queiroz
Local: Cineclube

18H
[QUE PAPO É ESSE?] RODA DE CONVERSA SOBRE GÊNERO (MULHERES NO HIP HOP)
Mediação: Ana Cristina, mobilizadora do Fórum Cearense de Hip Hop, articuladora do Território Cultural e animadora da Rede de Economia Criativa do Estado do Ceará
Local: Teatro Marcus Miranda

19H
[CAPOEIRA] RODA DE CAPOEIRA COM O MESTRE EUDES BERNARDO E CONVIDADOS
Local: Praça Central

20H
[TODOS OS SONS] IMPACTO FEMININO
Temporada de Arte Cearense
Local: Teatro Marcus Miranda

DIA 19 | SÁBADO

8H
[SEMINÁRIO] AFRICANIDADE: “COISA DE NEGRO”
Parceria com o Grupo de Dança Afro Arte e Escola de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires Pontes. Apoio da Escola Municipal Jornalista Democrito Dummar.
Local: Escola de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires Pontes (R. Divina, 150 – Canindezinho)

18H
[DANÇA] RETRÔ – INTRODUÇÃO ÀS DANÇAS URBANAS COM ERICK FLOR
Local: Praça Central

19H
[RAP] BATALHA DE BEAT & RIMA COM ERIVAN PRODUTOS DO MORRO
Local: Praça Central

20H
[TODOS OS SONS] VEM DESSE NAIPE – CORO MC E BANDA
Temporada de Arte Cearense
Local: Praça Central

DIA 20 | DOMINGO

16H ÀS 20H
FEIRA NEGRA
Parceria com a Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza
Local: Área Interna do CCBJ

16H
CIDADE HIP HOP
Parceria com A Voz da Periferia
Local: Praça Central

18H
BONJA ROOTS
Parceria com o Coletivo Bonja Roots
Local: Ateliê de Artes Visuais, Teatro e Praça Central