Cinesolar

Cinesolar

O “Cinesolar – Caminhos do Brasil”, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, estará no Ceará nos dias 9, 10 e 12 de novembro, em Caucaia, Fortaleza e Pacoti, respectivamente. O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

Nos dias 9, 10 e 12, a partir das 18h serão exibidos curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças. Às 19h, começa o filme principal. Nos dias 9 e 10 será mostrado o longa-metragem “Colegas”, dirigido por Marcelo Galvão. Já no dia 12, o filme principal, também a partir das 19h, será “O Palhaço”, dirigido por Selton Mello, que também atua no filme. O projeto é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio do Google. Nos três dias, das 14h às 17h, será ministrado o Oficinema Solar (oficina de cinema) onde crianças aprendem a produzir seus próprios filmes. (E o filme produzido durante a oficina é exibido à noite, junto com o longa-metragem e os curtas com temáticas sustentáveis!). A entrada é franca.

Nas três datas também acontece a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Sobre o Cinesolar e os oficinemas

Integram essa etapa do percurso Caminhos do Brasil, a produtora cultural e educadora Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do Cinesolar; o editor de vídeo e educador ambiental Paulo Perez, diretor de arte do Cinesolar; o ator, músico e educador Guilherme Folco, que desenvolve um trabalho musical multi-instrumentista chamado Multisambofônico; e o educador e consultor nas áreas de Educação e Cultura, Valdir Alves da Costa Filho, produtor do Cinesolar.

Em algumas das cidades, o Cinesolar faz diversas programações no mesmo dia. São realizados Oficinemas Solares (também chamadas de oficinas de “vídeo de bolso” e de “Oficinas de Cinema), geralmente voltada a estudantes. Na sequência, são exibidos filmes com a temática da sustentabilidade e o vídeo produzido na oficina realizada. Também acontece a apresentação do Eco Estúdio Solar, uma exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van (Cinesolar ou Cinesolar Tupã) e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e dois monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar, além de exemplos de utilização prática.

De acordo com Cynthia Alario, “as oficinas discutem os problemas de sustentabilidade das regiões e introduzem aspectos básicos da linguagem audiovisual a partir da ideia da produção de vídeo de bolso”. A coordenadora do Cinesolar diz que esse formato ‘de bolso’ utiliza ferramentas digitais, portáteis e fáceis de manusear para produção de vídeos diversos, aparelhos já comuns a esses jovens.

“O objetivo é sensibilizar e possibilitar a expressão desses jovens através da linguagem audiovisual, fazendo a utilização de elementos básicos desta linguagem como fotografia, enquadramento e roteiro. Esta produção tem como foco a produção voltada para internet, como videoblogs, e sites, como o Youtube e o MySpace. Produções já realizadas por estes jovens, que institivamente atuam na produção e distribuição de conteúdo. Daí surge a ideia dessas oficinas, que trazem novas ferramentas para esses jovens que já são realizadores de vídeo neste formato ‘de bolso’, afirma Cynthia, que acrescenta: “as oficinas também trabalham a autoestima dos participantes que pela primeira vez podem contar sua história através da produção de um filme”.

A gravação e a edição dos filmes realizados nas oficinais são feitos pela equipe do Cinesolar.

Roteiro do Cinesolar – circuito Caminhos do Brasil, no Ceará

Em Caucaia
Dia 9 de novembro, quarta-feira
Local: Praça de São Pedro, na praia do Cumbuco.
Programação
14h às 17h – Oficina de Cinema (Oficinema Solar) – direcionado a 30 estudantes de 7 e 8 anos da Escola Helena de Aguiar;
18h – Seleção de curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade;
19h – Longa-metragem “Colegas” (classificação: 10 anos);
20h45 – Exibição do curta produzido durante a Oficina.
Entrada franca

Em Fortaleza
Dia 10 de novembro, quinta-feira
Local: Centro Cultural Bom Jardim, à rua Três Corações, 400, no bairro do Bom Jardim.
Programação
14h às 17h – Oficina de Cinema (Oficinema Solar) – direcionado a 30 jovens de 13 anos de idade da Escola Municipal Raquel Viana;
18h – Seleção de curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade
18h45 – Apresentação de dança do espetáculo “Descoberta Intrigante”, com o bailarino Erick Flor.
19h – Longa-metragem “Colegas” (classificação: 10 anos)
20h45 – Exibição do curta produzido durante a Oficina.
Entrada Franca

Em Pacoti
Dia 12 de novembro, sábado
Local: Chalé Nosso Sítio, à rua José Marinho de Góes, S/N, no Centro.
Programação
14h às 17h – Oficina de Cinema (Oficinema Solar) – direcionada a 30 jovens de 13 a 18 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel
18h – Seleção de curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade
19h – Longa-metragem “O Palhaço” (classificação: 10 anos)
20h45 – Exibição do curta produzido durante a Oficina.
Entrada Franca

Texto via Gontof Comunicação
Jornalista responsável: Airton Gontow (MTB: 18.574)