Exposição “De Onde Viemos? Terra de todos os Credos: Grande Bom Jardim”

Exposição “De Onde Viemos? Terra de todos os Credos: Grande Bom Jardim”

Permanece aberta à visitação, apenas até o próximo dia 29 de setembro, a exposição “De Onde Viemos? Terra de todos os Credos: Grande Bom Jardim”, na multigaleria do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). A exposição está aberta de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados e domingos, das 16h às 20h.

O acervo é do Ponto de Memória Grande Bom Jardim e, desde reabertura oficial do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), já recebeu diversos interessados em conhecer um pouco da influência da religiosidade na construção social do espaço urbano deste território.

O Grande Bom Jardim é formado por cinco bairros oficiais, Granja Lisboa, Granja Portugal, Bom Jardim, Canindezinho, Siqueira, e por mais de 40 outras comunidades de pertença, dentre elas o Parque Santa Cecília, o Parque Santo Amaro, o Parque Jerusalém, etc.

Em meio a este território, povoado por cerca de 211 mil habitantes, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ponto de Memória encontrou diferentes evidências de fé nos espaços urbanos, solidificada e materializada nos espaços públicos.

Dentre os bens religiosos históricos encontrados estão, por exemplo, a Igreja do Canindezinho Velho, de 1913, um Centro Espírita que atua há mais de 50 anos na comunidade, além de uma intervenção missionária de algumas congregações ligadas à Igreja Católica Apostólica Romana, que atuam desde década de 1980.

Também foi encontrada uma grande quantidade de representantes de religiões de matriz africana semanalmente em atividade. É um dos objetivos da exposição justamente tirar da invisibilidade e situar, no mapa da região, comunidades espirituais tradicionais de matriz africana que existem e atuam no território, inquietando e provocando espantos necessários ao debate e à busca do respeito.

Todas as peças que compõem o acervo sacro desta exposição são insígnias doadas por representantes dos respectivos equipamentos religiosos participantes. O espaço é plural, coletivo, participativo e político. Os conteúdos e textos são resultado de processos comunitários de inventário participativo do patrimônio territorial em curso desde 2012.

Além de peças históricas doadas especialmente para a exposição, estão disponíveis, em vídeo, os documentários “Santas Missões” (Nosso Chão, 1993) e “História de Luta da Igreja São João Batista” (Bom Jardim Produções/CCBJ/Ponto de Memória GBJ, 2016).

:: SERVIÇO
Última semana da exposição “De Onde Viemos? Terra de todos os Credos: Grande Bom Jardim” no CCBJ
Quando: Até o dia 29 de setembro (quinta-feira), das terças às sextas-feiras, das 14h às 18h, e aos sábados e domingos, das 16h às 20h.
Local: Multigaleria do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) – Rua Três Corações, 400, Bom Jardim.