Nesta semana, entre os dias 15 e 18 de setembro, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove uma série de atividades artísticas e culturais gratuitas para a comunidade do Grande Bom Jardim. A programação conta com apresentações musicais, exibição de filmes, espetáculos teatrais, encontro de capoeira e atividades voltadas especialmente para as crianças. Algumas das apresentações também fazem parte da Temporada de Arte Cearense (TAC) do Instituto Dragão do Mar.

Diário de um louco

Diário de um louco

Na quinta-feira, 15 de setembro, a partir das 19h, o Teatro Marcus Miranda recebe a apresentação “Diário de Um Louco”, montagem da Cia. Gira Teatro, com encenação do ator Paulo Ess. O espetáculo, com texto do dramaturgo ucraniano Nikolai Gogol (1809 – 1852), narra as peripécias de um funcionário público, Antonino Barnabé, em seus delírios e devaneios apaixonados pela filha do diretor de sua repartição.

Grupo MARTA

Grupo MARTA

Na sexta, 16 de setembro, é a vez do Grupo MARTA, com o espetáculo “Chatô”, direção de Joaquim Araújo. A apresentação acontece às 19h, no Teatro Marcus Miranda. O grupo de teatro MARTA (Movimento Artístico Rotineiro de Teatro Amador), do Bom Jardim, surgiu a partir da necessidade de descobrir a arte como ferramenta de transformação social. O espetáculo traz como narrativa uma análise sociopolítica da realidade local referenciada no panorama nacional.

Encontro Feminino

Encontro Feminino

No sábado, 17 de setembro, das 15h às 18h, a Praça Central do CCBJ recebe o Encontro Feminino de Capoeira, uma realização da Integração Feminina de Capoeira do Ceará (IFCC). A cada mês, as capoeiristas se encontram em um espaço diferente de Fortaleza (CE), com palestras, aulas, rodas, dentre outras atividades. Desta vez, o CCBJ é o palco para este encontro que visa fortalecer a participação das mulheres na capoeira.

Ainda no sábado (17), a partir das 19h, o programa “Todos os Sons” recebe, na Praça Central do CCBJ, o grupo de rap cearense Raciocínio Cotidiano. Com letras contundentes e reflexivas através de diálogos abertos com o público, o grupo busca discutir a identidade juvenil pobre e negra, combater as desigualdades sociais, mobilizar novos comportamentos e estimular a reação crítica de seu público.

Raciocínio Cotidiano

Raciocínio Cotidiano

E para fechar a programação cultural da semana, no domingo, 18 de setembro, a partir das 17h, a Cia. Chacoalho apresenta o teatro de bonecos “A Bolinha Mágica”, na Praça Central. A peça traz a história de uma bruxa, que vive presa no calabouço de um castelo há mais de 500 anos, e de duas crianças, Juca e Gigi, que brincam ao redor do castelo. Uma história, com muita aventura, emoção e surpresas.

Confira a programação completa:

► 15 de setembro (quinta)

A partir das 19h
Programa Teatro em Pauta, no Teatro Marcus Miranda
Apresentação do espetáculo “Diário de Um Louco”, da Cia. Gira Teatro (TAC)

► 16 de setembro (sexta)

A partir das 19h
Programa Sexta com Dança, no Teatro Marcus Miranda
Apresentação do espetáculo “Chatô”, do Grupo Marta

► 17 de setembro (sábado)

A partir das 15h
Programa Comunidade em Pauta, na Praça Central
Encontro Feminino de Capoeira – IFCC (Integração Feminina de Capoeira do Ceará)

A partir das 19h
Programa Todos os Sons, na Praça Central
Apresentação do grupo de rap cearense “Raciocínio Cotidiano” (TAC)

► 18 de setembro (domingo)

A partir das 15h
Mostra de Cinema Infantil, no Cineclube

A partir das 17h
Apresentação do espetáculo de teatro de bonecos “A Bolinha Mágica”, da Cia. Chacoalho (TAC)