.
12ª Edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos começa na quinta-feira, 29
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em 2018 completa 70 anos, será o tema da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A mostra será realizada nos meses de novembro e dezembro nas 26 capitais do país e no Distrito Federal e a programação é totalmente gratuita. Ao todo, serão exibidos 40 filmes, divididos em 4 mostras: Temática, Panorama, Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves. A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e com produção local da Remoinho Produções Artísticas LTDA.
Em Fortaleza, a Mostra terá o pontapé inicial no Cinema do Dragão onde a abertura acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h30 seguindo até o dia 3 de dezembro no espaço do Centro Cultural Dragão do Mar. Em seguida, a Mostra percorrerá outros espaços na capital cearense como o Centro Cultural Bom Jardim, Vilas Das Artes, CUCAS (Barra, Mondubim e Jangurussu), Lar Torres de Melo, Instituto JCPM, etc. A Mostra seguirá até o dia 13 de dezembro de forma itinerante.
Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente. Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta. Nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de Dezembro, a Mostra realiza exibições no Centro Cultural Bom Jardim, confira abaixo a programação que estará sendo realizada no CCBJ como parte da Mostra.
.
Mostra Homenagem – MILTON GONÇALVES
.
Com mais de 70 filmes no cinema, o ator e diretor Milton Gonçalves, homenageado na Mostra, é um dos mais prolíficos artistas do país. Presente nas telas e palcos desde a década de 50, participou da história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros. Sua versatilidade dramática e seu talento venceram as barreiras que normalmente são impostas aos artistas negros no país. “Sua atuação no cenário político e sua militância pelos Direitos Humanos e contra o racismo o tornam um desses artistas cuja trajetória precisa ser registrada e cuja história deve ser contada para os jovens. Milton Gonçalves soube como poucos manter um rigor artístico e, ao mesmo tempo, uma atuação e coerência política”, diz a diretora do ICEM Luciana Boal. “Com a proximidade de seus 85 anos de vida, em 2018, é fundamental conhecer o homem, marido, pai, político, ator e diretor Milton Gonçalves”, completa.
.
SERVIÇO: 12° MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS
Local: CCBJ
Data e horário: 4, 5, 6, 7 e 8 de Dezembro de 2018.
.
Cronograma:
04/12
Horário: 19 horas.
Tempo: 1h37min + 10 minutos de apresentação/vinhetas.
Classificação: 16 anos.
Filme:
Menina de Barro – 1h37min – Brasil / 16 anos.
A jovem Diana é uma garota habilidosa e especial. Na aurora de seus 12 anos de idade já carrega uma bagagem de conhecimento e talento que se mostra difícil de lidar: ela traz a estigmatizada e dadivosa marca de ser superdotada. Entre a solidão e a curiosidade, entre a agressividade e o carinho, Diana vai tecendo uma auto-crítica minuciosa ao passo que descobre a força do conhecimento e da amizade para liberar seus impulsos mais solidários. Ao mesmo tempo que busca “combater” o Bullying em sua escola, Diana precisará estar pronta para enfrentar seus problemas de família, seu coração e uma fúria típica daqueles que não se contentam com a apatia alheia. Demais para uma garotinha? Sinta-se convidado para descobrir de qual barro são feitas as guerreiras.
.
05/12
Horário: 19 horas.
Tempo: 1h30min + 10 minutos de apresentação/vinhetas.
Classificação: 12 anos.
Filmes:
Sociedade Etiquetada – 5 min.
Fernando, um homem gay, vive em uma sociedade que os rótulos sociais, que são dados a nós por outras pessoas, são vistos a olho nu, e ele tem que suportar o dia a dia dentro dessa sociedade cada dia mais cansado.
Tente entender o que eu tento dizer – 1h25min
Documentário sobre a força do coletivo e da militância na transformação das pessoas e de uma realidade marcada pelas barreiras impostas pelo HIV. Um contraponto à desinformação, o filme mostra que a vida é rica em possibilidades ao acompanhar a vida de 6 personagens soropositivos das mais variadas classes sociais, profissões, orientações sexuais e religiosas em seu cotidiano.
.
06/12
Horário: 19h.
Tempo: 1h35min + 10 minutos de apresentação/vinhetas.
Classificação: 14 anos.
Filmes:
À Espera – 22 minutos – Moçambique.
Em Moçambique, 39% de meninas se casam antes dos 15 anos com homens mais velhos que elas, fazendo com que o país se encontra em 10 lugar entre os países mais afetados pelos casamentos prematuros, negando seus direitos como o da Educação e de serem o que elas quiserem.
Chega de Fiu Fiu – 1h13min – Brasil.
O retrato do dia a dia de três mulheres com vidas distintas, mostrando como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. Dessa forma, as diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão procuraram especialistas para discutir sobre o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: Será que as cidades foram feitas para as mulheres?
.
07/12
Horário: 19 horas
Tempo: 1h05min + 10 minutos de apresentação/vinhetas.
Classificação: Livre.
Filmes:
Uma Bala – 2 minutos – Brasil.
Marielle Franco foi assassinada em 14 de março de 2018. Quem matou Marielle? Quem mandou matar Marielle? O crime permanece sem solução! “Uma bala. Uma bala realmente abala. Abala, mas não cala. Quem batalha por igualdade!”
Nomes que Importam – 15 minutos – Brasil.
Filme que aborda a importância dos nomes sociais das pessoas trans. O curta-metragem nomes que importam revela as histórias que permeiam as escolhas dos nomes das travestis e transexuais que participam do filme. Por meio de depoimentos, o documentário aciona memórias afetivas.
Repense o Elogio – 48 minutos – Brasil.
Repense o Elogio é um documentário que propõe a reflexão sobre a maneira como as crianças são elogiadas. Enquanto meninas são lindas, princesas e delicadas, meninos são fortes, inteligentes e corajosos. Até que ponto estes adjetivos aprisionam o verdadeiro ser de cada um? Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura, que trouxeram este desequilíbrio tão profundo na forma que elogiamos meninas e meninos.
.
08/12
Horário: 14h30min
Tempo: 1h14m + 10 minutos de apresentação/vinhetas.
Classificação: 12 anos
Filme:
Henfil – 1h14 – Brasil.
O documentário registra uma proposta curiosa feita a uma turma de jovens animadores: tentar trazer para a atualidade as obras do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho, o Henfil. Além desse processo, o filme traz depoimentos de amigos e revelações sobre como o artista hemofílico lidava com sua doença e utilizava seus desenhos como instrumento de luta contra a censura política de sua época.
.
.
Comentários
Nenhum Comentário | Deixe um comentário »