Semana de 12 a 17

Dia 12 | Terça

[Fotografia] “Atravessando Olhares: Mulheres e suas Narrativas”

Exposição

A exposição é fruto da oficina “Fotografia documental”, voltada para mulheres, do projeto “É Noiz Perifa”, realizado pelo CCBJ no primeiro semestre deste ano. Nele, mulheres residentes do Grande Bom Jardim foram fotógrafas e fotografadas, como fortalezas dentro de seus bairros.

Fotografias: Bianca Araújo; Helenita Matos; Izabelle Louise; Lilian Cunha; Luana Silva; Maria Odete; Roberta Xavier; Rosana Vieira | Educadora, tratamento de imagem e curadoria: Jamille Queiroz | Consultoria para montagem e curadoria: Cecília Bedê | Montagem da Exposição: Alunas da oficina

De 8h às 21h > Multigaleria > Gratuito > Classificação de idade: Livre

[Música] Água de Quartinha

Show

No palco, o quarteto formado por José Rodrigues (voz e pífano), Toti Lima (baixo e vocais), Marcelo Gomes (guitarra e vocais) e Ricardo Pinheiro (bateria e vocais), apresentam um repertório com composições autorais, trazendo na bagagem referências do rock, jazz, funk e da psicodelia, e com forte influência da música brasileira e nordestina.

19h30 > Teatro Marcus Miranda > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

Dia 13 | Quarta

[Dança] “A Rua É Noiz”

Espetáculo do Instituto Katina Pena

A periferia em cena. O espetáculo é retrato e imersão pelas danças nas ruas do Bom Jardim. Lança luz na vontade de traduzir no corpo o lugar onde se vive. A periferia é o cenário real e simbólico e o enredo é a gente e os lugares de cada dia.

20h > Teatro Marcus Miranda > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

Dia 14 | Quinta

[Biblioteca] Cine Leitor – Dia Nacional do Frevo

Filme e debate

Cine Leitor sobre o Dia Nacional do Frevo, documentário e roda de conversa.

9h e 15h > Biblioteca > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

[Dança] “A Rua É Noiz”

Espetáculo do Instituto Katina Pena

A periferia em cena. O espetáculo é retrato e imersão pelas danças nas ruas do Bom Jardim. Lança luz na vontade de traduzir no corpo o lugar onde se vive. A periferia é o cenário real e simbólico e o enredo é a gente e os lugares de cada dia.

20h > Teatro Marcus Miranda > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

Dia 15 | Sexta

[Biblioteca] Oficina Baobá – Dia da Árvore

Roda de Debate e Interação

Oficina interativa com papel, lápis de cor e expressão corporal, para usar toda a criatividade na reflexão sobre a importância das árvores, da vida.

9h e 15h > Biblioteca > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

[Intervenção] “Monta-me”

Coletivo Artístico Ideias

A performance vai sendo inundada por canções que busquem conectar o público cada vez mais como participantes, integrando-os na apresentação, ao longo que um grande questionamento vai sendo construído coletivamente, “O que te montas?”, capitalizando pensamentos daquele momento específico.

17h > Praça Central > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

[Circo] “Sem Frio”

De Gabriela Jardim

Número de ​Acrobacia Aérea na Corda Lisa. ​Apresentado na IV Mostra Dragão do Mar de Arte e Cultura de Canoa Quebrada; Manifesta; Café Teatro das Marias.

19h > Teatro Marcus Miranda > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

[Teatro] “Uma de Duas – A Vida Comum de LucyLady”

Com Christiane de Lavor e Ricardo Tabosa

Um corpo, duas cabeças. Metáfora siamesa para tratar de um dos aspectos mais difíceis e, ao mesmo tempo, fundamental na existência humana: o outro. Que pode nos surpreender ao parecer tão diferente (quiçá estranho) e, no fim, revelar-se tão semelhante, feito da mesma carne,dos mesmos sonhos.

19h30 > Teatro Marcus Miranda > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

Dia 16 | Sábado

[Capoeira] Batizado e Troca de Cordão Grupo Negaça

Mestre Eudes Bernardo

O grupo de capoeira Negaça (Mestre Eudes Bernardo) realiza cerimônia de batizado e troca de cordão, com convidados e roda de capoeira . A apresentação dos alunos é com roda de samba, berimbalata e sequência de apresentação de capoeira, com lanche de confraternização para finalizar.

Das 16h às 20h > Praça Central > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

Dia 17 | Domingo

[infantil] BRINCANDO E PINTANDO

Tradicional no Centro Dragão do Mar, o Brincando e Pintando tem sua edição todos os domingos no Centro Cultural Bom Jardim, com programação gratuita. Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças.

Das 16h às 18h > Praça Central > Acesso gratuito > Classificação de idade: Livre

 

[Circo] Desventuras de Clowns – parte 2

Com Trupe de Teatro Boom Balalá

A história começa com uma viagem para um mundo mágico da fantasia e alegria, com três palhaços (clowns) que seguem sua vida viajando e desventurando histórias e brincadeiras.  Ao saírem de seu mundo, em contato com diferentes públicos, eles vêem que não estão sozinhos.

17h > Praça Central > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

Semana de 19 a 24 de setembro

Dia 19 | Terça

[Palestra] O legado da escravidão e o projeto colonial

Com Profº Dr. Henrique Cunha (UFC)

O evento é parte de um ciclo de palestras promovido pela World Learning do Brasil Intercâmbio Educacional, organização sem fins lucrativos que representa a instituição americana SIT: School for International Training (Escola para Treinamento Internacional), localizada nos Estados Unidos. No Ceará, o programa de Intercâmbio Cultural entre jovens estudantes universitários norte-americanos e os jovens se dá no bairro Bom Jardim.

18h > Teatro Marcus Miranda > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

[Teatro] Na Colônia Penal

Com Cangaias Coletivo Teatral

A peça, conta com adaptação de Rafael Barbosa e direção de Luis Carlos Shinoda. Inspirada nos grandes clássicos do cinema expressionista alemão e na cultura de quadrinhos e zines. Com desenhos, sombras e projeções que refletem a assustadora e cruel obra de Kafka.

20h30 > Teatro Marcus Miranda > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

Dia 20 | Quarta

[Literatura] Claviculário: o lugar onde se guardam todas as chaves

Com Anna K Lima

Apresentação do livro Claviculário, de Anna K Lima, seguido de roda de conversa sobre as possibilidades de escrita, escuta, autopublicações e o Fundo Carolina de Incentivo a Publicações de Escritoras.

19h > Biblioteca > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

Dia 21 | Quinta

[Dança] Um Passo de Estrelas

Cia. de Dança Estrelas da Rua

Um espetáculo atual e intenso onde em cada passo percorremos diversos caminhos, em cada giro, viajaremos o mundo, em cada olhar transmitimos desejos, em cada toque multiplicamos sensações, em cada salto transcendemos a emoção, em cada dança sonhamos com os pés no chão.

19h > Teatro Marcus Miranda > Acesso gratuito > Classificação etária: 14 anos

 

Dia 22 | Sexta

[Intervenção] “Monta-me”

Coletivo Artístico Ideias

A performance vai sendo inundada por canções que busquem conectar o público cada vez mais como participantes, integrando-os na apresentação, ao longo que um grande questionamento vai sendo construído coletivamente, “O que te montas?”, capitalizando pensamentos daquele momento específico.

17h > Praça Central > Gratuito > Classificação de idade: Livre

[Teatro] “Baldio”

Com grupo Pavilhão da Magnólia

Um menino se percebe muito diferente das demais crianças e lidar com essa diferença, para ser aceito, parece não ser fácil. Nessa árdua tarefa da aceitação, ele conta com a ajuda da sua mãe. A peça da autora canadense Suzanne Lebeau, trata de temas muito presentes na infância, como: medos, dúvidas e diferenças.

19h > Teatro Marcus Miranda > Gratuito > Classificação de idade: 18 anos

 

Dia 23 | Sábado

[BomjaRocks] Lançamento da Coletânea Grande Rock do Bom Jardim

Coletivos Grande Rock do Bom Jardim

O Bomja Rocks é uma atividade permanente do coletivo Grande Rock do Bom Jardim, e seis anos de existência, chegou à culminância da gravação do EP em parceria com o Centro Cultural do Bom Jardim. O Bomja Rocks desde o início foi pensado como uma experiência de economia criativa, buscando através da oportunidade de trabalho conjunto, bons resultados para ambos os envolvidos no processo. Durante o ano de 2011 houve 12 datas com 42 apresentações de bandas da cena rock alencarina, a partir desse momento o coletivo assumiu o slogan Bom Jardim Cidade do Rock, fazendo o bairro aparecer, midiaticamente, como o bairro mais Rock’n Roll de Fortaleza.

18h > Praça Central > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

Dia 24 | Domingo

[Cultura Infância] BRINCANDO E PINTANDO

Tradicional no Centro Dragão do Mar, o Brincando e Pintando tem sua edição todos os domingos no Centro Cultural Bom Jardim, com programação gratuita. Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças.

Das 16h às 18h > Praça Central > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

[Intervenção] “Você acredita no impossível?”

Com Ilusionista Andrew

O show “Você acredita no impossível?” é apresentado pelo Ilusionista Andrew, um mágico que, pela sua incrível performance e realização de mágicas de primeiro mundo, vem encantando o público cearense e turistas que visitam os teatros de Fortaleza, a cerca de uma década. O show conta coma participação de Raphael Furtado, que interpreta personagem de um mágico palhaço se destacando por reunir mágicas internacionais, teatro e humor no melhor estilo cearense, agradando muito ao público presente.

17h > Teatro Marcus Miranda > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

Semana de 26  set a 01 out

Dia 26 | Terça

[Dança] “Felizes para Sempre”

Com Clarissa Costa e Jhon Morais

Movidos por questões relacionais do amor, com pitadas de ironia e bom humor, o casal passeia por entre técnicas de danças de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Por uma tentativa de ir do céu ao inferno em uma dança. Ficha técnica: Bailarinos: Clarissa Costa e Jhon Morais Iluminação: Ivna Ferreira Figurino: Maria Eufrásio Direção: Clarissa Costa

19h > Teatro Marcus Miranda > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

Dia 27 | Quarta

[Literatura] “Confissões de Adolescente”

Confissões de Adolescente Projeto de Leitura e Escrita mediada, tendo como base os Diários íntimos. Serão usados livros como o Diário de Anne Frank, Minha Vida de Menina e Confissões de Adolescente. Objetivo: além de estimular a leitura e a escrita, proporcionar a reflexão sobre o mundo e sobre si. “Confissões de Adolescente” é o projeto vencedor do Edital da Temporada de Artes Cearenses 2016/2017, do Instituto Dragão do Mar, categoria Leituras no Dragão.

18h >  Biblioteca > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

[Dança] “Uma dança para meus pesares”

Com Maria Epinefrina e Wellington Fonseca

Espetáculo de dança criado e interpretado por Maria Epinefrina e Wellington Fonseca com a orientação de Ernesto Gadelha.Trata-se de um trabalho no formato de duo no qual os intérpretes insistem em resistir através de um percurso permeado de percalços e dúvidas. A princípio, duas perguntas disparadoras: quais são os seus pesares? Como dançá-los? Maria Epinefrina e Wellington Fonseca, sem a pretensão de esgotar as possíveis respostas para essas indagações,lançam-se na busca de situações que dialoguem com elas. Urgência, abandono, dor, doença, cuidado, cumplicidade, pathos e folia foram alguns dos elementos que emergiram em meio à pesquisa e que se fazem presentes nas cenas e na tessitura da dramaturgia do trabalho.Configurando-se na interface entre a dança, o teatro e a performance, “Uma dança para meus pesares” é uma obra em processo que procura tecer sua dramaturgia a partir do diálogo entre os vários componentes cênicos. Dessa forma, elementos como temporalidade das ações, luz, som, silêncio, vídeo, entre outros, assumem funções relevantes no tecido dramatúrgico da obra. O trabalho foi desenvolvido dentro do projeto “É Noiz Perifa”, uma realização do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura por meio do Centro Cultural Bom Jardim.

19h >  Teatro Marcus Miranda > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

Dia 28 | Quinta

[Roda de Conversa] Planejamento Urbano e Direito à Cidade

Com CDVHS

Promovida pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) Roda de Conversa ZEIS, Planejamento Urbano e Direito à Cidade – envolvendo as comunidades da Zonas Especiais de Interesse Social do Bom Jardim, lideranças locais e estudantes universitários interessados em discutir o tema.

Das 18h às 20h >  Teatro Marcus Miranda > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

Dia 29 | Sexta

[Intervenção] “Monta-me”

Coletivo Artístico Ideias

A performance vai sendo inundada por canções que busquem conectar o público cada vez mais como participantes, integrando-os na apresentação, ao longo que um grande questionamento vai sendo construído coletivamente, “O que te montas?”, capitalizando pensamentos daquele momento específico.

17h > Praça Central > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

[Teatro] “Domingo”

Com Grupo Alumínio

Espetáculo feito como uma adaptação do texto ” Fale comigo doce como a chuva” escrito em 1953 pelo dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, sob direção de Lidia dos Anjos, atuação de Lidia dos Anjos e Denis Queiroz, com produção de Clébson Oscar e Samara Cabral. Psicologismo e a falta de comunicação para evidenciar a crise no relacionamento dos personagens. No subtexto, DOMINGO vem falar acerca de relacionamentos abusivos e violência contra a mulher, praticada em grande parte de forma muito sutil e simbólica.

19h > Teatro Marcus Miranda > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

Dia 30 | Sábado

[Circo] O Vendedor de amor

Com João Victor

O Vendedor de Amor, performance criada em 2013 pelo palhaço João Victor, é uma busca por respostas e questionamentos a cerca da mercantilização da vida. Uma proposta de encontros e reflexões entre o performar e o público nas busca de criar novos lugares, novos pensamentos e novas relações.

10h > Praça Central > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

[Música] EP “Luzes da Cidade”

Caixeiros Viajantes

Com o objetivo da produção musical autoral, a banda Caixeiros Viajantes formada em 2015 na cidade Fortaleza – Ceará, busca expressar os ideais de liberdades individuais e justiça social. Tudo isso conectado com um estilo e sonoridade particular caracterizada pela pluralidade rítmica tradicional nordestina e a autenticidade do rock. Recentemente foi contemplada pelo edital “É Noiz, Perifa” onde recebeu orientação e produção de seu tutor Felipe Cazaux (MadMonkkes) durante o período dos meses de março, abril e maio. O produto da tutoria é a criação do show e a conclusão do Ep “Luzes da Cidade” que em breve será lançado.

18h > Praça Central > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

[Música] “Return to Ashes”

Banda Siege of Hate

A banda Siege of Hate – S.O.H. se propõe a realizar uma apresentação, dando continuidade ao seu trabalho de difusão musical com o novo disco “Return To Ashes”.  como forma de dar sentido formador à expressão cultural do rock cearense, gerando perspectivas no público admirador do gênero,permitindo ainda a continuidade do trabalho que a banda vem desenvolvendo ao longo de 20 anos de atividade, com qualidade e profissionalismo, como pedem os admiradores de um bom “rock pesado”.

18h > Praça Central > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

Dia 01/10 | Domingo

[Meu Filme Favorito] “Divertida Mente”

Cinema

Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. Duração: 1h 35min; Direção: Pete Docter; Gêneros Animação, Comédia , Família; Nacionalidade EUA

15h30 > Cineclube > Gratuito > Classificação de idade: Livre

 

[Cultura Infância] BRINCANDO E PINTANDO

Tradicional no Centro Dragão do Mar, o Brincando e Pintando tem sua edição todos os domingos no Centro Cultural Bom Jardim, com programação gratuita. Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças.

Das 16h às 18h > Praça Central > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre

 

[Cultura Infância] – “AoVerso”

Com Coletivo Os Desconhecidos

O coletivo “Os Desconhecidos” mistura técnicas circenses, a dinâmica da rua e o universo do palhaço em um espetáculo para todas as idades, onde a parceria entre um chileno e um maracanauense fazem surgir na roda surpresas e emoções.

17h > Praça Central > Acesso gratuito > Classificação etária: Livre