PROGRAMAÇÃO GERAL

DIA 7 (SEXTA)
ÀS 19H30
TEATRO EM PAUTA
2 Perdidos Numa Noite Suja
Temporada de Arte Cearense
Sem censura, sem pudor, surge “2 Perdidos Numa Noite Suja”, escrita em 1966, baseada num conto italiano de Alberto Moravia, “O terror de Roma”. Os protagonistas e agonizantes desse caos social chamam-se Tonho e Paco. Dois miseráveis desprezados que ganham o sustento no mercado carregando e descarregando os caminhões e que, à noite, sublocam uma pocilga de um sórdido quarto de quinta categoria. Tonho e Paco vivem vários conflitos desde as primeiras cenas. Os célebres marginalizados e esquecidos, no decorrer da peça, mostram suas vísceras com agressividade e violência.
Local: Teatro Marcus Miranda – 16 anos

DIA 8 (SÁBADO)
ÀS 17H
Bonja Roots
Parceria com o Coletivo Bonja Roots
Idealizado por jovens moradores de bairros de periferia de Fortaleza, o Bonja Roots surge a partir da poesia emanada nos encontros da Praça de Santa Cecília no Grande Bom Jardim como uma forma de resistência às opressões vivenciadas nestas localidades. Esta será a primeira edição do Bonja Roots no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) após a reabertura do equipamento e contará com rodas de diálogos, feiras artesanais e um belo baile de reggae para a comunidade.
Local: Ateliê de Artes Visuais, Teatro e Praça Central – Livre

DIA 9 (DOMINGO)
ÀS 16H
TEATRO
Embaraçzada
Temporada de Arte Cearense
O espetáculo advém da vontade de construir um exercício cênico usando a técnica circense de tecido acrobático como suporte para a criação de movimentos de enovelamento em dança. Surgiu em 2011 como resultado do “Projeto Outras Danças”, da Funarte, inicialmente como um solo. O disparo sensível de composição do espetáculo são os relacionamentos de várias ordens. Refletindo como agregar as técnicas e linguagens, as poéticas de acordo com nossas necessidade de comunicar, caminhamos em laboratórios de construção, ensaios e conversas parindo cenas e recriando ideias que se solucionam em si mesmas.
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

ÀS 17H
Cidade Hip Hop
Parceria com A Voz da Periferia, Fórum Cearense de Hip Hop (FCH2) e Lua Producer
Com rodas livres de break, o projeto pretende fortalecer a Cultura Hip Hop no Grande Bom Jardim assim como transformar o CCBJ em uma referência estadual da Cultura Hip Hop. Para esta edição, haverá campeonato de B.Boys, batalha de break 2 vs 2 e os vencedores serão premiados com troféus. Durante o evento, o DJ Tartaruga apresentará o melhor da Black Music.
Local: Praça Central – Livre

DIA 11 (TERÇA)
ÀS 19H
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL TIC
Quatro Patas – Grupo Bricoleiros
Um gato, com nome de Quatro Patas, e o menino Kaká são melhores amigos. Porém, Kaká, aos poucos, esquece esta amizade por causa dos videogames. O menino vai ficando cada vez menos comunicativo e sociável por causa dos jogos eletrônicos. Assim, o Quatro Patas tenta reconquistar seu amigo, mostrando-lhe que é possível conviver com a tecnologia sem esquecer as amizades. O espetáculo dá a sensação de estar assistindo a um filme de animação.
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

DIA 14 (SEXTA)
ÀS 19H30
TEATRO EM PAUTA
O Livro, Meu Amigo – Grupo Recontar
Temporada de Arte Cearense
No “O livro, meu amigo”, as histórias contadas falam de experiências vividas por personagens como Mina, a menina que detestava livros mas que, depois de uma grande experiência com a leitura, ficou encantada com o universo mágico do livro. O que deve ter acontecido para Mina mudar sua opinião? Conheçam a história de Mina bem como outras histórias e mergulhem no mundo encantado da leitura.
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

DIA 15 (SÁBADO)
ÀS 18H
TEATRO INFANTIL
Suspiros & Burbujas – Laguz Circo
Temporada de Arte Cearense
O espetáculo cria na rua uma atmosfera mágica, um encontro espontâneo do público que se aproxima pelo encantamento do palhaço, da palhaça, das bolhas gigantes e da singela música feita pelo acordeon, escaleta e buzinas. Os artistas utilizam as técnicas da acrobacia de dupla, malabares e música ao vivo tendo como base a linguagem da palhaçaria.
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

ÀS 19H30
TODOS OS SONS
Lil Bálack, o Africano do Bairro
Temporada de Arte Cearense
“Lil Bálack, o Africano do Bairro” é o show do músico guineense residente em Fortaleza, no qual o artista explora a sonoridade dos ritmos africanos em suas composições autorais, explorando também as bases melódicas do pop onde também promove um intercâmbio musical com artistas cearenses tanto no palco como em estúdio, já prestes a lançar seu 1º EP, difundindo a cultura africana.
Local: Praça Central – Livre

DIA 16 (DOMINGO)
ÀS 17H
TEATRO
“Os Miseráveis: O Óleo da Máquina” – Grupo Formosura de Teatro
Temporada de Arte Cearense
A peça é resultado do processo de pesquisa do grupo sobre o boneco geminado. A investigação e criação foi realizada no laboratório de pesquisa teatral do Porto Iracema das Artes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Todo a pesquisa foi feita com a tutoria de Duda Paiva, bailarino e bonequeiro brasileiro radicado na Holanda há quase 20 anos.
Local: Teatro Marcus Miranda – 12 anos

DIA 21 (SEXTA)
ÀS 19H
TEATRO EM PAUTA
A Vaca Lelé – Grupo Bandeira das Artes
Temporada de Arte Cearense
O espetáculo “A Vaca Lelé” é para crianças de todas as idades com sessões acessíveis por meio da audiodescrição para cegos e da tradução em LIBRAS para surdos, despertando nelas, bem como nos jovens e adultos que as acompanham, a perspectiva da acessibilidade cultural e da inclusão social, em que somos todos iguais na diferença, garantindo para todos os públicos, sem distinção de qualquer natureza, o direito de viverem suas fantasias em situação igualitária de fruição cultural.
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

DIA 22 (SÁBADO)
ÀS 16H
Bomja Rocks
Parceria com a Good Garden Produções
A atividade é uma promoção da Good Garden Produções e consiste em fomentar apresentações de grupos, debates e estudos coletivos, feiras de economia criativa, mostras, cursos, oficinas como forma de ocupar o CCBJ, articulando, difundindo e implementando a cultura “Rocker” a partir do movimento já existente denominado Grande Rock do Bom Jardim. Nesta edição, a comunidade do Grande Bom Jardim contará com as apresentações das bandas Radix e Harmônica Vulgar.
Local: Praça Central – Livre

DIA 23 (DOMINGO)
ÀS 17H
Cidade Hip Hop
Parceria com A Voz da Periferia, Fórum Cearense de Hip Hop (FCH2) e Lua Producer
Com rodas livres de break, o projeto pretende fortalecer a Cultura Hip Hop no Grande Bom Jardim assim como transformar o CCBJ em uma referência estadual da Cultura Hip Hop. Para esta edição, haverá performance do DJ Tartaruga, interagindo com os dançarinos da Dança Urbana em rodas abertas apresentando o melhor da Black Music.
Local: Praça Central – Livre

DIA 28 (SEXTA)
ÀS 18H
CIRCO
AoVerso – Coletivo Os Desconhecidos
Temporada de Arte Cearense
Risos, suspense e euforia, o espetáculo AoVerso brinca com várias sensações. Os palhaços Pitchula e Sudaka apresentam o malabarismo em seu mais alto nível. O Coletivo Os Desconhecidos mistura a magia do circo e as belezas da rua, levando o público ao delírio.
Local: Praça Central – Livre


 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DA BIBLIOTECA

Outubro é o mês das crianças e a Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim está recheada de atividades para a garotada. Toda terça e quinta, a Biblioteca se transforma em um mundo mágico de descobertas com atividades lúdicas de incentivo à leitura, com muita contação de histórias, diversas brincadeiras, apresentações de vídeos e debates com autores cearenses. Este mês, teremos comemoração pelo Dia do Compositor, do Nordestino, do Poeta e pelo Dia Nacional do Livro.
Educadora responsável: Luana Oliveira

SEMANA DO COMPOSITOR

DIA 4 | TERÇA
A PARTIR DAS 9H
Neste dia, as crianças conhecerão algumas das obras de alguns compositores brasileiros, dentre eles Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Noel Rosa, em especial seus trabalhos infantis.

DIA 6 | QUINTA
A PARTIR DAS 9H
Leitura e escuta de poesias e músicas infantis de Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

SEMANA DO NORDESTINO

DIA 11 | TERÇA
A PARTIR DAS 9H
Leituras de textos, exibições de vídeos e atividades relacionadas aos nordestinos.

DIA 13 | QUINTA
A PARTIR DAS 9H
Encontro com o poeta cordelista Rouxinol do Rinaré, natural de Quixadá (CE), autor de mais de 80 títulos de cordéis publicados e 20 livros. O poeta foi premiado diversas vezes, tendo seu trabalho citado nos principais jornais e revistas do Brasil e da França. Muitos de seus livros são adotados em projetos de educação em escolas do Ceará, Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e na Biblioteca Nacional (RJ). Rouxinol do Rinaré atua também como revisor e ministrante de oficinas de Cordel.

SEMANA DO POETA

DIA 18 | TERÇA
A PARTIR DAS 9H
Encontro com o poeta, pesquisador e professor Henrique Beltrão. O autor apresentará seus poemas, dialogará sobre sua vida como poeta e a importância da poesia como possibilidade de humanização e transformação.

DIA 20 | QUINTA
A PARTIR DAS 9H
Roda de leitura, onde cada participante fará uma leitura silenciosa de alguns poemas cearenses e pequenas biografias em homenagem aos poetas. Após a leitura das poesias, escolherão um poema e, um por vez, apresentarão o texto escolhido e a biografia do autor em um palco montado na biblioteca em homenagem ao dia do poeta.

SEMANA DO LIVRO

DIA 25 | TERÇA
A PARTIR DAS 9H
Leitura e dinâmicas sobre o Dia Nacional do Livro.

DIA 27 | QUINTA
A PARTIR DAS 9H
Encontro com o escritor, designer, quadrinista e produtor cultural Raymundo Netto. O autor conversará sobre sua vida como escritor, suas obras e apresentará seu livro infantil “Boto cinza cor de chuva”.


 

BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA NO BOM JARDIM

DIA 22 (SÁBADO)
ÀS 19H
TRAJETOS ENCENA
Escarcéu
O espetáculo é resultado do Ateliê Artístico em Artes Cênicas, ministrado por Edvan Monteiro, do Projeto Trajetos EnCena: Ateliês de Criação, Formação, Produção e Cenotécnica em Artes Cênicas. Os artistas, durante o processo de formação, passaram por técnicas de dança, composição coreográfica, contato e improvisação, buscando desnudar a superfície das coisas como hipérboles do real. Espetáculo inspirado nos contos do livro “Escarcéu Dos Corpos – Sete Histórias De Carne e Osso”, de Jorge Miguel Marinho, o percurso de formação propiciou o desenvolvimento de corpos peculiares repletos de singularidades servindo como ferramentas para potencializar o todo. Duração: 40′.
Local: Teatro Marcus Miranda – 16 anos

DIA 23 (DOMINGO)
ÀS 19H
Guia Improvável para corpos mutantes – Airton Tomazzoni (RS)
O espetáculo é uma aventura que buscou aproximar-se da lógica infantil de se permitir ver, pensar e usar o corpo de múltiplas formas. Dessa maneira o roteiro buscou primeiro o reconhecimento do corpo singular de cada intérprete, com suas possibilidades e limites para dançar. E, a partir dessa fisicalidade, abrir-se à descoberta de novas maneiras de “coreografar” esse corpo e constante metamorfose. DURAÇÃO: 45′.
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

DIA 25 (TERÇA)
ÀS 19H
TRAJETOS ENCENA
A coragem se faz é no corpo!
Com direção de Andréa Bardawil e assistência de Sâmia Bittencourt, este espetáculo surgiu das práticas artísticas dos integrantes do Ateliê de Criação em Artes Cênicas e dos Laboratórios Técnicos de Cenotécnica, Figurino e Iluminação do projeto Trajetos EnCena. O percurso de formação teve como objetivo potencializar e desenvolver um processo de criação coletiva, a partir da experimentação de algumas técnicas de composição e improvisação com o grupo. Dessa forma, toda experiência em dança e, principalmente, as histórias de vida de cada participante foram acolhidas no processo, transformando-se em material de trabalho para a composição. As lembranças, histórias, medos, os riscos e as alegrias desse Grande Bom Jardim traduzindo-se em diferentes corporeidades, inscrevendo-se nesse trajeto como um grito: a coragem se faz é no corpo!
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

DIA 26 (QUARTA)
ÀS 17H
A Mão do Meio – Companhia de Danças de Diadema (SP)
Este espetáculo mostra a fabulosa aventura de uma mão que, fascinada por movimentos, parte à descoberta do corpo. Pouco a pouco se torna uma verdadeira colecionadora de gestos. Na sua viagem encontra uma perna bamba, um pé pipoca e um chapéu que anda sozinho. Também brinca com, pelo menos, uns mil dedinhos do pé. Juntos descobrirão o corpo e suas maravilhas. Duração: 60′.
Local: Teatro Marcus Miranda – 6 anos

DIA 27 (QUINTA)
ÀS 19H
Sodade – Leandro Netto Cia de Dança (CE)
Partindo de um ponto comum, do zero, do peso da gravidade que age sobre tudo sem distinguir nomes e nem histórias, desdobramos caminhos sobre cada um. O que se constrói já vira, simultaneamente, passado e lembrança, e como cada corpo desenvolve suas memórias e seus caminhos é o que evidenciamos. É uma cantiga de dormir, um balanço de avó, uma morte prematura, os cabelos negros e um sonho profundo que não permite voltar à tona da realidade. Corpos infinitos que se repetem sob um loop atemporal, que trouxeram e trazem sempre uma história para contar. Mas que nunca traz a angústia do fim. Mas que nunca traz a angústia… Duração: 50′.
Local: Teatro Marcus Miranda – Livre

Os convites para o acesso ao teatro serão distribuídos 20 minutos antes do início de cada espetáculo.


 

CINEMA NO BOM JARDIM
Toda semana, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) apresenta uma série de filmes para públicos de todas as idades, em especial para a criançada. A programação conta com obras audiovisuais de realizadores cearenses, do Brasil e do mundo, seja escolhidas previamente para debates sobre o cinema na atualidade, seja escolhidas pelo próprio público participante. Confira que dias e horários os filmes são exibidos no CCBJ:

TODA QUARTA
ÀS 19H
Programa Cearense em Tela
Exibição de obras audiovisuais produzidas por realizadores cearenses. Uma vez ao mês, o CCBJ convida um destes realizadores para debater sua obra.

TODA TERÇA, QUINTA E SÁBADO
ÀS 19H
Meu filme favorito
Para este programa, a comunidade do Grande Bom Jardim escolhe quais filmes irá assistir. Basta que os interessados venham assistir à programação e sugiram seus filmes favoritos. A proposta é criar um ambiente de trocas em que todos possam conhecer novos filmes e sugerir seus preferidos para que outras pessoas os conheçam.

TODO DOMINGO
ÀS 15H
Mostra de Cinema Infantil
Os filmes exibidos são voltados especialmente para a garotada. Desenhos, obras de ficção, curtas, longas, qualquer tipo de filme que potencialize a ludicidade e a criatividade dos pequenos, em meio a um momento de descontração e alegria.

Esta programação está sujeita a alterações.