CURSOS DE FORMAÇÃO

ESCOLA DE CULTURA E ARTE DO BOM JARDIM
CCBJ + PORTO IRACEMA DAS ARTES + PACTO CEARÁ PACÍFICO

Estão abertas as inscrições, durante todo o mês de janeiro, para diversos cursos gratuitos em áreas como teatro, comunicação, audiovisual, rádio, história da arte, histórias em quadrinhos, dentre outras. Podem se inscrever jovens com idade a partir dos 14 anos. Interessados devem se inscrever no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), portando RG, CPF e, caso seja menor de idade, Termo de Compromisso assinado por responsável legal.

Os cursos são resultado de uma parceria entre o Porto Iracema das Artes e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), com o objetivo de criar um programa de formação contínuo nas escolas dos territórios atendidos pelo Pacto Ceará Pacífico, especialmente no Bom Jardim e no Vicente Pinzón, e no próprio centro cultural.

CONFIRA OS CURSOS:

CARTOGRAFIAS AFETIVAS DO COTIDIANO
Facilitadora: Aline Albuquerque
A ideia da oficina é inventar uma cartografia do bairro de acordo com os deslocamentos realizados pelos participantes. O objetivo é conhecer e “reinventar” o bairro através do olhar de seus habitantes e de suas pequenas narrativas afetivas, de modo a dar visibilidade a locais que são essenciais para a dinâmica do cotidiano.

ARTE-EDUCAÇÃO
Facilitadora: Carolina Vieira
Num primeiro momento, ao se apresentarem, os participantes contam um pouco de seus deslocamentos diários pelo bairro – casa-escola, casa-mercado, casa –lan house, essas trajetórias serão marcadas em um grande mapa “real” do bairro. Cada participante marcará seu trajeto com uma cor específica, criando uma trama colorida que deverá se entrecruzar em muitos pontos.

JOGOS TEATRAIS
Facilitadora: ngela Soares
Apresentar o conceito geral de jogo e o de jogo teatral, desenvolvido por Viola Spolin, como possibilidades de trabalho e abordagem teatral em sala de aula.

AULA-SHOW: MOVIMENTOS MUSICAIS E JUVENTUDE
Facilitadora: Mona Gadelha
Mostrar a participação da juventude em movimentos musicais, que impactaram a música brasileira, sua influência sobre o comportamento da época e sobre outras linguagens artísticas. Serão apresentadas cinco canções representativas desse repertório.

OFICINA DE RÁDIO-ESCOLA
A oficina visa apresentar aos estudantes uma possibilidade de se comunicar de uma forma dinâmica e com alcance relevante na comunidade em que eles estão inseridos, a partir da criação de campanhas educativas no rádio. Serão abordados os seguintes aspectos: características e papel social do rádio; linguagem radiofônica; campanhas educativas no rádio; rádio comunitária/educativa; locução, gravação e edição das campanhas educativas.

CRIAÇÃO DE CINECLUBE
Facilitador: Thiago Terrien
Através de conversas e incentivos, serão mostradas estratégias para organizar exibições de filmes na comunidade. Apresentaremos métodos para organizar a equipe e a programação, as formas de obter acesso a acervos e como fazer a divulgação, além de estratégias de manutenção, considerando sua continuidade e permanência.

DOC WEB
Facilitadora: Andrea Moreira
Qual história você tem para contar? A oficina oferece orientações sobre observar e registrar imagens que apresentem as atividades do cotidiano. Através de atividades práticas, os participantes irão criar vídeos documentário sobre temas escolhidos por eles e aprenderão a disponibilizar seus filmes na internet.

STOP MOTION
Facilitador: Grá Dias e Luiz Pedro
Produção de vídeo de animação através de técnicas de movimentação de objetos. Demonstração prática através da captura de imagens de maneira sequenciada.

BRINQUEDOS ÓPTICOS
Facilitadora: Grá Dias
Criação de brinquedos que possibilitam ver imagens animadas: zootrópio, flipbook e teatro de sombras

COMO SE CONTA UMA HISTÓRIA NO CINEMA
Facilitador: Thiago Therrien
Apresentar as maneiras mais clássicas para contar uma história no audiovisual, indo além das expressões populares “era uma vez” e “viveram felizes para sempre”. Através da análise de alguns filmes, apresentaremos o conceito de conflito na narrativa e jornada do herói, acompanhando as transformações e superações dos personagens até a chegada do “final feliz”. Serão apresentados filmes de ficção e animações para melhor compreensão do conteúdo.

HISTÓRIA DA ARTE DO CEARÁ
Facilitadora: Carol Oliveira
A oficina propõe compartilhar um breve panorama da História da Arte do Ceará elencando nomes de artistas e de exposições importantes, mais especificamente em Fortaleza, a partir da década de 1950, junto com outros movimentos da cena das Artes Visuais que colaboraram para a construção dessa História.

TEATRO ÉPICO
Facilitadora: Angela Soares
Trabalhar a energia cênica e introduzir conceitos do teatro épico de Bertold Brecht de forma lúdica, com os objetivos de exercitar o corpo cênico vivo e alerta através de exercícios; refletir sobre a circularidade de ações, bem como expectativas e reações no meio de socialização; trabalhar a simbologia cênica a partir dos conceitos de “Estranhamento” e “Gestus” de Bertold Brecht. A ideia é experimentar e criar cenas livres a partir das experiências da oficina através da realização de exercícios corporais e de criação cênica, assim como debate da temática proposta e das cenas.

GAMINCEPTION: O JOGO DE CRIAR JOGO
Facilitador: Luis Pedro
Mecânicas básicas e estilos de jogos de tabuleiro, culminando com o desenvolvimento do seu próprio jogo.