Texto, fotos e vídeo por Brena Késsia de Lima Barbosa, Sidney Souza da Silva e Fabiano Gomes Alves (estudantes dos Ateliês de Fotografia, Audiovisual e Comunicação)

A 3ª Mostra das Artes é a culminância dos diversos cursos e ateliês ofertados pelo Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) que após um ciclo, período de seis meses de formação, convida a comunidade local para acompanhar os trabalhos produzidos pelos estudantes e o resultado de seus aprendizados. São ao todo 55 produtos e espetáculos em dança, teatro, música, audiovisual, cultura digital e múltiplas linguagens.

Estudantes do CCBJ durante aula de fotografia.

Toda gratuita, a programação começa todos os dias a partir das 15h na Rua Três Corações, 400, no Bom Jardim. Contará ainda com exposições fotográficas na Granja Lisboa, exibição do filme “Bacurau”, de Kléber Mendonça Filho  e Juliano Dornelles,  espetáculo “Ainda Vivas” com Nóis de Teatro e shows de Getúlio Abelha, Nazirê, Carlos Gallo e Las Tropicanas. A festa conta também com a participação dos coletivos Boom Boom Black e Festa Crioula.
Após alguns anos atuando como espaço para apresentações culturais, o CCBJ apoiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), enxergou a oportunidade de ampliar seus serviços e passou a promover cursos e ateliês de formação. Isso contribui , por meio dos estudantes, para a construção de uma sociedade mais conscientizada dos problemas sociais, principalmente, aqueles que afligem as periferias, e que afetam também o território do Grande Bom Jardim (GBJ). Assim, há um empoderamento destas pessoas como protagonistas nessa mudança.

Jovens aprendem a editar vídeos como parte do processo de aprendizagem.

 

 

Preparando-se para realizar esta grande festa, o Centro Cultural Bom Jardim busca ampliar o eixo cultural tradicional de Fortaleza, concentrado na área nobre da cidade, e  atrai com programação diversa o público para a região periférica da cidade, mostrando o potencial que existe nas comunidades.
Crianças, jovens, adultos e idosos compõem a Mostra Cultural em sua terceira edição. Um destaque na programação é o aniversário  do Centro Cultural que em 2019 completa treze anos de ocupação e promoção de cultura, informação e arte no Bairro do Bom Jardim.

*Sob supervisão de Jack de Carvalho