Nesta cidade litoral, tendo a periferia costurada por rios e córregos da capital, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) navegará por seus cinco bairros sob o leme dos ensinamentos Freirianos. Num grande passeio com os pés em terras firmes da resistência, navegaremos pelas sábias águas freirianas por doze escolas estaduais do território do Grande Bom Jardim, atracando com atividades formativas e culturais inspiradas pelas ideias imortais de Paulo, nosso verdadeiro capitão.

Para abertura deste projeto, nossa saída será no CCBJ, na segunda-feira, 29, às 18h, na qual teremos a aula inaugural dos cursos extensivos do Centro de Formação Artística, onde discutiremos “Balbúrdia Periférica- Paulo Freire e a Pedagogia da Indignação”. Serão dois meses de atividades onde a bagagem do conhecimento será construída coletivamente, tal como Freire afirmava.

Programação:

Acolhida Artística 

Tema: “Balbúrdia Periférica- Paulo Freire e a Pedagogia da Indignação”.

Apresentação das coordenações sobre os cursos extensivos de música, de dança e Audiovisual 

 

O Navegações Freirianas faz parte de uma articulação da Rede de Escolas Criativas do Instituto Dragão do Mar, composta, além do CCBJ,  Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco, Escola Thomaz Pompeu e Porto Iracema das Artes. Foi desta última que surgiu a iniciativa de toda a Rede trabalhar o tema. A ideia de unir Paulo Freire e o navegar  vem de uma analogia com os navios que, ao descerem o Atlântico ao longo da costa africana, terem à sua esquerda a terra e os respectivos portos – bom bordo – enquanto que do lado direito só existia o mar e o desconhecido.

 

Confira nosso mapa de navegação: