A festa que celebra o aniversário do Dragão do Mar e a potência criativa do Ceará, vai ter edição pocket no  CCBJ na véspera de feriado

Dia 30 de abril, depois do último dia da Maloca Dragão 2018, o Centro Cultural Grande Bom Jardim – CCBJ realiza a Maloca Bom Jardim, com participação de artistas que se apresentam no festival, como o rapper Rincon Sapiência, a banda Alfazemas e os grupos teatrais Máquina, Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Arte.

Apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, a Maloca Dragão ultrapassa as ruas da Praia de Iracema e chega ao Centro e à periferia de Fortaleza, instalando-se no CCBJ, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará e gerida pelo Instituto Dragão do Mar. Além das atrações citadas, a programação conta com intervenção da arte urbana de Maíra Ortins e contação de histórias com Paula Yemanjá, além de espetáculos de grupos de música e dança que participaram das formações artísticas do CCBJ.

A Maloca Bom Jardim pega carona na diversidade e intensidade da programação da Maloca Dragão, iniciando pela manhã, com a intervenção artística de Maíra Ortins, e finalizando com o show de brega da banda Alfazemas, às 20h30, para fazer o público se jogar na dança na véspera de feriado.

Arte do feminino

A programação começa às 10h, com Maíra Ortins colorindo a sala de dança do Centro Cultural com painel em temas marítimos, sua marca. A artista premiada tem vasta experiência e formação internacional, com trabalhos expostos em diversas galerias do Brasil, da América do Sul e da Europa. À tarde, a atriz e produtora teatral Paula Yemanjá apresenta o projeto “Mnemosine: Porquê memória é feminina!”, um jogo/contação em que ela narra histórias de mulheres cearenses que assumiram o protagonismo de suas vidas e que foram e são até hoje exemplos de força, coragem e determinação.

Rap nas quebradas

O paulista Rincon Sapiência chega ao CCBJ às 14h30 para uma conversa aberta com o público, unindo-se aos artistas do grupo de rap Sem Saída, que faz show logo em seguida. Com seu último trabalho premiado, “Galanga Livre”, o rapper Rincon é um dos destaques do ano no cenário musical brasileiro, trazendo originalidade e maturidade poética em suas composições, influenciadas pelo rock, ritmos africanos, eletrônicos e jamaicanos. Ele troca ideia com os jovens do Sem Saída, grupo de rap do Bom Jardim formado por 5 MCs, contando com potente vocal feminino e uma batida old school, representando as quebradas de Fortaleza nas críticas sociais e na exaltação da cultura e da solidariedade das periferias. O grupo participou do projeto É Noiz Perifa, formação do CCBJ que impulsionou projetos artísticos do Grande Bom Jardim.

Teatro na rua e no palco

Três espetáculos de teatro compõem a programação, das 16h às 20h30. “Entra na Roda”, do grupo Comedores de Abacaxi, proporciona uma entrada à fantasia das histórias e cantigas do Brasil conduzidas por sábios velhinhos. Na rua, os grupos Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Arte apresentam o espetáculo “Urubus”, trazendo questões políticas sobre cidade, urubus e carniças, a partir da poética do teatro. Fechando a programação no Teatro Marcus Miranda, o espetáculo “Nossos Mortos”, do Teatro Máquina, traz a história do massacre do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (Crato/CE) e críticas a política brasileira, na perspectiva da tragédia de Antígona.

SERVIÇO

Maloca Bom Jardim – a festa no CCBJ

Onde: Centro Cultural Grande Bom Jardim (Rua 33 Corações, 400, Bom Jardim)

Quando: 30 de abril – 10h às 21h

GRATUITO

[Programação completa]

Sala de Dança

Arte Urbana

10h – Intervenção com Maíra Ortins

 

Biblioteca

Contação de histórias

14h – Mnemosine: Porquê memória é feminina!, Paula Yemanjá

Cineclube

Audiovisual

14h – Exibição do documentário “Toca Good Garden”, de Gandhi Guimarães e San Cruz

 

Praça Central

Música

14:30h – Conversa com Rincon Sapiência com participação do Grupo Sem Saída

Teatro

15:30h –  Espetáculo: Entra na roda, Comedores de Abacaxi

 

Sala de Dança

Dança

17h – Apresentação dos espetáculos do Laboratório de Dança Contemporânea do Jardim em Cena 2017

 

Ruas do Grande Bom Jardim: ruas do entorno do CCBJ

Teatro de rua

18h – CiA Prisma de Arte e Grupo Pavilhão da Magnólia com o espetáculo “Urubus”

 

Teatro Marcus Miranda

Teatro

19:30h – Teatro Máquina com o espetáculo “Nossos Mortos”

 

Praça Central

Música

20:30h – Banda Os Alfazemas