Em 2018, o Centro Cultural Grande Bom Jardim tem investido em formações artísticas mais longas, com término no final deste semestre e com direito a bolsa-auxílio para alunos matriculados. Três cursos estão com inscrições abertas até semana que vem e são voltados para a adolescentes e jovens de toda cidade, principalmente do Grande Bom Jardim. Os cursos oferecem ao todo 50 bolsas-auxílio para alunos matriculados, são eles: Audiovisual do CCBJ, com 20 vagas; curso de Literatura na Rua com 15 e o Laboratório Rádio Bomja, com 10 vagas.
Com foco na abordagem comunitária, as formações foram pensadas a partir da escuta e consulta das demandas locais feitas durante a elaboração do programa Tempos de Cultura. Os percursos formativos no Centro Cultural, o maior da região do Grande Bom Jardim, são uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará – SECULT com gerência do Instituto Dragão do Mar – IDM.

Feitas presencial e gratuitamente, as inscrições para o Laboratório Rádio Bomja​ ​e o curso de Literatura na Rua ​vão até 22 de janeiro e para o Curso de Audiovisual do CCBJ vão até dia 24. As​ aulas​​ dos 3 cursos começam​ a​ inda em janeiro e vão até maio de 2018. ​As inscrições são feitas por Chamada Pública para ​que haja a​ seleção dos alunos ​bolsistas. ​Mais sobre cada formação:

Curso de Audiovisual

É lançado o maior curso da Escola de Audiovisual do Centro Cultural Grande Bom Jardim. A partir de 29 de janeiro começam as aulas do Curso de Audiovisual, com duração de quatro meses (230 h/a). Com apoio do Porto Iracema das Artes, outro equipamento cultural gerido pelo IDM e ligado à SECULT, o curso terá módulos de vídeo, som, realização e montagem. As inscrições para Chamada Pública de seleção de alunas(os) vão de 12 a 24 de janeiro, realizadas presencialmente no CCBJ.

O curso de Audiovisual do CCBJ vai selecionar jovens a partir de 16 anos que, além das aulas gratuitas, receberão bolsa-auxílio e lanche no período letivo. As pessoas interessadas devem ter experiência em audiovisual e a vivência de seleção para o curso será critério de avaliação também. A seleção será dia 26 e o resultado dia 27 de janeiro. São ofertadas 20 vagas.

Para mais detalhes sobre ementa e calendário letivo do curso, está disponível o documento de Chamada Pública: https://goo.gl/rzeXQE

​Curso Literatura na Rua
Com foco nas vivências urbanas da periferia, o curso Literatura na Rua ​tem como pano de fundo a​​ ​cidade, a rua, o corpo, a ​leitura e a escrita. Todos esses elementos somados darão corpo a uma publicação,​​ ​contendo os textos desenvolvidos pelos participantes do curso. ​
Voltado para jovens a partir de 16 anos, o curso terá duração de 5 meses com a produção de um livro que, em sua forma física, circulará com lançamentos pelos 5 bairros que compõem o território do Grande Bom Jardim.
​Link para Chamada Pública de seleção de alunos: ​https://goo.gl/7xvxN2

Laboratório Rádio Bomja

A formação é gratuita e terá duração de 5 meses, e as inscrições, também gratuitas, vão de 16 a 22 de janeiro, com início das aulas dia 29. O percurso formativo será direcionado para 10 jovens, selecionados previamente de acordo com sua afinidade e desenvoltura na linguagem do rádio. Os jovens receberão bolsa-auxílio e lanche ao longo do período letivo – janeiro a maio de 2018 – além do certificado de conclusão, se tiver cumprido 75% da carga-horária da formação.

Os jovens serão os principais colaboradores para a implementação da Rádio Bomja no CCBJ e das possibilidades de reverberação da produção radiofônica, seja pela web ou pelas rádios comunitárias locais. Conteúdo de Comunicação, intercâmbios com empresas e produtoras radiofônicas, aulas com profissionais de referência na área, além de pesquisas de conteúdo musical e utilização de softwares de produção e edição compõem o percurso formativo do laboratório.

​Link para site: https://goo.gl/34o8Cs

INSCRIÇÕES

As inscrições são realizadas no próprio CCBJ (Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim) e o jovem interessado deve apresentar RG e CPF (do candidato e do responsável), comprovante de endereço e declaração da escola que estiver matriculado.

SERVIÇO

O que: Inscrições para formações artísticas em Audiovisual e Rádio no CCBJ
Quando: Laboratório Rádio Bomja – dias 16,17,18,19 e 22 de janeiro / Curso de Audiovisual – até 24 de janeiro, de 8h às 12h e de 13h às 18h
Onde: CCBJ (Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim)