“Eu vou te acompanhar de fitas, te ajudo a decorar os dias”¹, é com leveza e cores ao sabor dos ventos que o Bom Jardim quer enfeitar esse finalzinho de férias escolares. Na tarde do próximo domingo (30), quando acontece o tradicional “Brincando e Pintando”, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) quer colorir o céu com pipas, arraias, papagaios ou do que mais é chamado aquele pedacinho de sonho e memória de papel, que se constrói com as mãos e avoa com vontade própria.

“Ventania, flor de vento, eu danço com você o que você dançar”²

Fortaleza sente suas ruas mais frescas, às vezes bate vento de ruma – amenizando o sol na moleira, tudo porque julho e agosto são os meses que mais ventilam na capital e no Ceará. Época mais que oportuna para a garotada de férias correr pra rua e fazer as pipas dançarem no céu, e para isso, lugar mais bonito que o Bom Jardim não há.

O CCBJ realiza, então, o evento “Tempo de Pipa”, uma maratona de atividades no domingo, começando às 14h com círculo de leituras na Biblioteca, depois exibição de curtas-metragens e, em seguida, a oficina de pipas para terminar o dia com as criações voando ao pôr do sol. São 20 vagas para a oficina, e para participar, as inscrições estão sendo feitas de hoje à sábado, na biblioteca do CCBJ, de 9h às 17h até sexta-feira, e no sábado, de 14h às 18h.

A limitação das vagas para a oficina de pipas não impede que, na hora da brincadeira, todo mundo se junte para soltar, admirar ou correr atrás das pipas, com apoio de monitores e equipe técnica do CCBJ. Confira a programação abaixo.

“Voa, voa, pequeno ancestral

De nossos grandes aeroplanos

Olha ao teu redor para saudá-los!”³

Foto: Flávia Almeida

Programação:

14h > Círculo de Leitura > Biblioteca

Historiando a Pipa / Arraia / Papagaio / Bicudo / Lata de Óleo etc

– Facilitador: Eduardo Marques

15h> Exibição de Curtas-metragens >  Biblioteca

– Facilitador: Eduardo Marques    

15h25 > Oficina de Pipas > Ateliê

– Facilitadores: Hermerson Monteiro e Eduardo Marques

– 20 vagas > Inscrições: sexta-feira (28) de 9h às 17h; sábado (29), de 14h às 18h

¹ Música “Tempo de pipa”, de Cícero Rosa Lins

² Música “Nuvem cigana”, de Lô Borges e Ronaldo Bastos

³ Poema “Canção de pipa”, de Manuel Bandeira