Final de férias e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) está com uma programação lotada de atividades. Desta terça-feira (24/1) até domingo (29/1), além dos projetos permanentes na biblioteca e no cineclube, a comunidade do Grande Bom Jardim conta ainda com premiação para destaques de quadrilha junina, abertura da exposição “Galeria 3×4”, shows pelo projeto “Sentido Praia Sertão”, bandas de rock e apresentação teatral. O CCBJ é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

_DSC6621

Foto Reginaldo Marinho.

Programação permanente

A programação de férias da Biblioteca continua nesta terça (24/1) e quinta (26/1), das 9h às 11h, com atividades lúdicas envolvendo leitura, contação de histórias e jogos educativos. No sábado (28/1), é a vez do “Círculo de Leitura: Jardim de Letras”, também das 9h às 11h, com atividades de leitura para crianças com idade a partir de 8 anos. De quarta (25/1) a sábado (28/1), das 16h às 18h, crianças e adolescentes contam também com jogos e exibição de filmes infantis.

Cearense em Tela

Na quarta (25/1), às 19h, o programa “Cearense em Tela” exibe o filme “Santa porque Avalanche”, no cineclube do CCBJ, em parceria com o Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes. Com direção de Paulo Victor, o filme conta a história de quatro amigos que se inscrevem no concurso da garota molhada, fogem e se apaixonam pela morte. A classificação é 14 anos.

Cultura Popular

FB_IMG_1483136390343Na quinta (26/1), às 19h, o Teatro Marcus Miranda recebe o “Encontro dos Destaques: 22 anos da Junina Coração Sertanejo”. Para o evento, haverá premiação de destaques em diferentes categorias, tais como Rainha, Marcador e Casal de Noivos, dos anos de 1995 a 2017. Estarão presentes diversas personalidades do São João cearense, com participação de diretores da Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará (Fequajuce).

Nayra Costa e Los Flenky’s Boys

Nayra Costa & Los Flenkys Boys

Nayra Costa & Los Flenkys Boys

Na sexta (27/1), às 19h, Nayra Costa e Los Flenky’s Boys se apresentam na Praça Central do CCBJ pelo projeto “Sentido Praia Sertão”, um intercâmbio entre o Centro Cultural Bom Jardim e o Porto Iracema das Artes. Com classificação livre, o som passeia por universos diversos como o reggae, o hiphop, o dub, a cumbia, o maracatu e a música eletrônica. O trabalho foi selecionado no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes – 2016 e teve a tutoria de Eduardo BID (Nação Zumbi). Nayra e Los Flenky’s Boys querem registrar o resultado desse processo em um disco – a ser lançado em 2017.

Integram o grupo: Julio Cesar Santana (direção tecnica, baixo e pads eletrônicos) e Igor Ribeiro (percussões e pads eletrônicos). Cláudio Mendes faz a direção musical e no palco toca teclado, baixo, guitarra e faz backing-vocals e samplers.

Exposição “Galeria 3×4”

Na sexta (27/1), às 19h30, a comunidade do Grande Bom Jardim recebe exposição resultado do “Curso de Fotografia Avançada” ministrado pelos fotógrafos Celso Oliveira, Fernando Jorge e Éden Barbosa no CCBJ no início de janeiro. Ao todo, 20 fotógrafos, dentre os selecionados por chamada pública e os integrantes do Laboratório de Comunicação do CCBJ, mostram seu olhar sobre o município de Guaiúba (CE), local que visitaram durante o curso para os registros da exposição.

A exposição é parte integrante do projeto “Galeria 3×4”, da Sociedade de Desenvolvimento e Solidariedade Humana (SODESH), selecionado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Edital de Demanda Espontânea.

Bomja Rocks

No sábado (28/1), o rock esquenta a Praça Central do Centro Cultural Bom Jardim, a partir das 19h, com o projeto “Bomja Rocks”. A atividade é uma promoção da Good Garden Produções e consiste em fomentar apresentações de grupos, debates e estudos coletivos, feiras de economia criativa, mostras, cursos, oficinas como forma de ocupar o CCBJ, articulando, difundindo e implementando a cultura “Rocker” a partir do movimento já existente denominado Grande Rock do Bom Jardim. Para esta edição, a comunidade conta com as apresentações das bandas Soma e Dr. Instinto.

Tocata Livre

Tocata Livre

Tocata Livre

No domingo (29/1), a partir das 18h, o projeto “Sentido Praia Sertão” continua com a apresentação do grupo “Tocata Livre”, na Praça Central do CCBJ. Com classificação livre, o grupo é composto por Nonato Lima (acordeon), Hermano Bezerra (baixo) e Luizinho Duarte (bateria). Projeto autoral, com base em composições assinadas por Nonato e Luizinho, “Tocata Livre” pretende unir virtuosidade e vivacidade instrumental, livrando-se de convenções para alçar o voo livre da improvisação. Com duas gerações de instrumentistas reconhecidos, mergulha em ritmos brasileiros (forró, baião, choro) e universais (valsa, tango, flamenco) com arranjos ousados e espaço também para releituras de autores consagrados.

"Censurados", Cia. Viv'Arte.

“Censurados”, Cia. Viv’Arte.

Teatro

E para encerrar a semana, a Cia. Viv’Arte apresenta o espetáculo “Censurados” no domingo (29/1), a partir das 19h, no Teatro Marcus Miranda. Com classificação livre, entremeados por números musicais, doze atores interpretam 37 personagens entre textos de Sócrates, Marco Antônio, Platão, Abraham Lincoln, Martin Luther King, Castro Alves, Anne Frank, Cecília Meireles, Jesus Cristo, Moreira da Silva e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. O tom varia do dramático ao cômico, do discurso político mais explícito ao lirismo da poesia.

AGENDE-SE!

► 24 E 26 | TERÇA E QUINTA | 9H ÀS 11H
[FÉRIAS NA BIBLIOTECA] ATIVIDADES DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E JOGOS EDUCATIVOS
Classificação Livre
Educadora Responsável: Luana Oliveira
Local: Biblioteca

► DIA 25 | QUARTA | 19H
[CEARENSE EM TELA] SANTA PORQUE AVALANCHE
Parceria com o Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.
Classificação Indicativa: Livre
Local: Cineclube do CCBJ

► DIA 26 | QUINTA | 19H
[COMUNIDADE NA PAUTA] ENCONTRO DOS DESTAQUES: 22 ANOS DA JUNINA CORAÇÃO SERTANEJO
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Marcus Miranda
Entrada limitada

► DIA 27 | SEXTA | 19H
[SENTIDO PRAIA SERTÃO] NAYRA COSTA E LOS FLENKY’S BOYS
Laboratório de Criação em Música da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação Livre
Local: Praça Central

► DIAS 27 | SEXTA | 19H30
[EXPOSIÇÃO] ABERTURA “GALERIA 3×4”
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Local: CCBJ

► DIA 28 | SÁBADO | 9H
[CÍRCULO DE LEITURA: JARDIM DE LETRAS] ATIVIDADES DE LEITURA PARA CRIANÇAS
Classificação Indicativa: Livre
Educadora Responsável: Luana Oliveira
Local: Biblioteca

► DIA 28 | SÁBADO | 19H30
[BOMJA ROCKS] BANDAS “SOMA” E DR. “INSTINTO”
Uma produção The Good Garden Produções
Classificação: Livre
Local: Praça Central

► DIA 29 | DOMINGO | 18H
[SENTIDO PRAIA SERTÃO] TOCATA LIVRE
Laboratório de Criação em Música da Escola Porto Iracema das Artes
Classificação Livre
Local: Praça Central

► DIA 29 | DOMINGO | 19H
[COMUNIDADE NA PAUTA] CENSURADOS – CIA. VIV’ARTE
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Marcus Miranda