PostagemNo próximo dia 19 de novembro, das 8h às 13h, em meio às atividades da Semana Estadual do Hip Hop e Dia da Consciência Negra, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), em parceria com o Grupo de Dança Afro Arte, promove o Seminário “Africanidade: Coisa de Negro”, na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Senador Osires Pontes, localizado à rua Divina, 150, bairro Canindezinho.

O Seminário pretende debater estratégias de ensino com o intuito de fortalecer e criar um leque de opções didático-pedagógicas relativas à História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras. Ao final, as crianças e adolescentes participantes do Programa de Formadores Locais, no curso “Africanidade: Coisas de Negro”, realizam apresentação cultural.

Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível AQUI e enviá-la, individualmente, para o e-mail [email protected] até o próximo sábado, dia 12 de novembro. As vagas são limitadas.

Confira a programação completa:

8h às 9h – Credenciamento
9h – Acolhimento
Francidélia Chaves (Diretora da Escola Osires Pontes)
Regina Márcia (Coordenadora do Grupo Afro Arte e Proponente do Curso de Formação “Africanidades: Coisa de Negro”)
Ayla Andrade (Coordenadora Pedagógica do CCBJ)
9h10 – Apresentação Cultural
Apresentação do Afoxé Filhos de Oyá – Mãe Taquinha de Oyá
A estudante Gabriela Lobo apresenta texto da escritora “Carolina Maria de Jesus”
9h25 – Painel: “Políticas Públicas de Igualdade Racial” / Educação Afrobrasileira, com a Profa. Dra. Zelma Madeira (CEPPIR / Gabgov)
9h55 – Painel: “Intolerância Religiosa”, com Mãe Taquinha de Oyá
10h10 – Painel: “Raízes Culturais Afrodescendentes”, com o filósofo e arte-educador de teatro e dança, Joaquim Araújo
10h25 – Apresentação Cultural (Profª. Helayne Lima e Vladma Macêdo e alunos do 9º)
10h35 – Painel: “Dívida histórica com os povos africanos”, com o professor historiador Romário Bastos (Escola Osires Pontes)
10h50 – Painel: Capoeira: luta pela libertação da escravidão – Mestre Pequeno (Associação Terreiro de Capoeira do Brasil)
11h05 – Apresentação Cultural das crianças e adolescentes integrantes do Curso de Formação “Africanidades: Coisa De Negro”
12h – Encerramento

Mais informações: Regina Diolino – 85 98888.7737

:: SERVIÇO
Seminário “Africanidade: Coisa de Negro”
Quando: 19 de novembro (sábado), das 8h às 13h
Local: na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Senador Osires Pontes, localizado à rua Divina, 150, bairro Canindezinho
Inscrições: Até o dia 12 de novembro (FICHA DE INSCRIÇÃO deve ser preenchida e enviada para [email protected])