Os 110 selecionados por meio de chamada pública participarão do momento que tem como objetivo apresentar como será o processo de criação dos Ateliês e Laboratórios.

_DSC0091Neste sábado, 10/9, a partir das 9h, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove Abertura do Trajetos EnCena: Ateliês de Criação, Formação, Produção e Cenotécnica em Artes Cênicas. Durante dois meses, os 110 jovens selecionados participam, em regime de imersão, de Ateliês de Criação em Artes Cênicas e Laboratórios Técnicos em Iluminação Cênica, Cenotécnica e Figurino.

Idealizado em parceria com a Bienal Internacional de Dança, o Trajetos EnCena trata-se de uma ação a um só tempo artística e formativa que se mobiliza a partir da seguinte questão: como contribuir para o acesso de jovens e adolescentes aos saberes-fazeres da cena teatral, seja no palco ou nas coxias?

A proposta é que o percurso criativo, durante esses dois meses de preparação até a Bienal Internacional de Dança, a ser realizada ao final de outubro de 2016, seja apresentado em forma de obras coreográficas e que os jovens egressos da formação possam participar nas equipes técnicas da Bienal 2016. Além disso, os jovens receberão bolsa de R$ 300,00 como apoio para a participação no processo.

Os jovens selecionados irão participar de Ateliês de Criação em Artes Cênicas, ministrados por Andrea Bardawil e Edvan Monteiro, e dos Laboratórios Técnicos em Iluminação Cênica, com Walter Façanha, em Cenotécnica, com Yuri Yamamoto e em Figurino, com Gil Braga. As formações acontecerão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na Casa da Esquina. No sábado, todos os professores estarão presentes dialogando com os selecionados e retirando todas as dúvidas sobre os percursos formativos.

Este ano, o Trajetos EnCena inova trazendo a Escola Hip Hop de Beat & Rima, destinando-se à formação técnica e artística de jovens e adultos interessados em aprender mais sobre a cultura Hip Hop e produção musical de RAP, ministrada por Erivan Produtos do Morro. Ao final do curso, uma coletânea com as músicas gravadas será lançada.

CLIQUE AQUI e confira a lista completa dos selecionados para o Trajetos EnCena. Os selecionados para a Escola Hip Hop de Beat & Rima serão divulgados em momento posterior.

O MAPA CULTURAL DO CEARÁ

As inscrições foram realizadas por meio do site do Mapa Cultural do Ceará, já utilizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e do Instituto Dragão do Mar para diferentes chamadas públicas e editais, tais como a Maloca 2016 e o Edital da Temporada de Arte Cearense (TAC) do Dragão. O Mapa Cultural funciona como um banco de dados em que a população tem acesso à programação artística promovida pelos equipamentos culturais presentes no estado do Ceará.

Saiba mais informações sobre o Trajetos EnCena em www.ccbj.org.br.