TODO DOMINGO

14H30 – 17H [Cultura Infância] BRINCANDO E PINTANDO

Muita cor pra pintar e bordar aos domingos no Centro Cultural Bom Jardim, com programação gratuita. Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças.

DIA A DIA

DIAS 04 a 30

9H às 18H [INSTALAÇÃO]  Exposição “Sob o Sol”

Lua Alencar e Willian Ferreira

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 18 anos. Local: Multigaleria

SINOPSE:  “Sob o sol” se constrói a partir da experimentação cotidiana no espaço físico e imaginário da “Ponte Velha”. O ponto de partida da investigação se constitui a partir da experiência cotidiana num dos principais locais símbolos de encontro e de resistência dos jovens das periferias de Fortaleza: a “Ponte Velha” (ou Viaduto Moreira da Rocha), que teoricamente seria um local símbolo do abandono e do esquecimento do qual padece parte da cidade, mas que ganha cor, suor e vida todos os finais de semana, quando diversos jovens de várias regiões de Fortaleza muitas vezes atravessam a cidade para se encontrar nas ruínas do Antigo Viaduto.

 

DIAS 03 A 07 | TERÇA-FEIRA A SÁBADO

 

SEMANA É DE BOA

O projeto Conexão Sound visa fomentar os coletivos, grupos culturais e indivíduos que realizam ou tem interesse de realizar atividades na periferia de Fortaleza, através de 12 horas de oficina distribuída em três módulos produção de eventos, sonorização básica direcionada para o reggae e prevenção de equipamentos. Após os três módulos realizaremos um evento de encerramento deste processo com os participantes da oficina colocando em prática os conhecimentos adquiridos no decorre do projeto além de uma apresentação de discotecagem com a equipe Radiola Sound System.

 

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: CCBJ

 

DIA 04 | QUARTA-FEIRA

 

>> 15H ÀS 21H [AUDIOVISUAL] “Mostra de Cinema Brasileiro e Música”

Cineclube Comeram minha pipoca

ENTRADA: Gratuita Classificação Etária: Livre Local: Biblioteca

SINOPSE: A Mostra de Cinema Brasileiro e Música, é um projeto do Cineclube Comeram Minha Pipoca, que busca exibir filmes nacionais contemporâneos, para com isso apresentar e debater ao/com público como tem se comportado a produção recente de cinema no Brasil. A realização do projeto consiste em 3 sessões semanais, em uma delas consistirá exclusivamente de 3 curtas-metragens, enquanto as outras duas serão cada uma com 1 longa. Os filmes são: “Amor, Plástico e Barulho” (2013), “Tudo O Que Aprendemos Juntos” (2015), “Supermemórias” (2012), “Encantada do Brega” (2014) e “Recife Frio” (2009).

 

>> 18H [PERFORMANCE] #40

Isabel Viana

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 16 anos  Local: Sala Multiuso

SINOPSE: A performance #40 coloca em questão o fato real, que ocorreu em 08 de março de 2017, na Guatemala, quando 40 adolescentes morreram em um incêndio causado em situações suspeitosas, dentro de um abrigo municipal. Uma ação poética, simbólica, criadora de narrativas extra-oficiais. O trabalho possui duração relacional e a artista convida o público a conhecer algumas histórias misturando material biográfico e ficção, sobre o acontecimento. Esta ação foi apresentada em Sobral,no projeto Terça com Teatro, em formado para teatro com o título “Nesses dias em que dizemos não”. Também já foi apresentada em formato de performance na sede do Nois de Teatro, no evento “Baile Dázarea”,em 2017.

 

>> 19H [MÚSICA] Show “BJ em ação” para Abertura da exposição “SOB O SOL”

Grupo Sem Saída

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre  Local: Multigaleria

SINOPSE: A exposição “Sob o sol” se constrói a partir da experimentação cotidiana no espaço físico e imaginário da “Ponte Velha”. Para abrir a exposição, o grupo Sem Saída apresenta seu repertório de Rap, formado por 5 Mc’s residentes e representantes do bairro Bom Jardim, periferia de Fortaleza.

 

DIA 05 | QUINTA-FEIRA

 

18H30 [DANÇA] “Bradosil”

Coletivo Dama Vermelha

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: “Bradosil” é um espetáculo de Dança-Teatro que propõe em sua dramaturgia elucidar estereótipos e questões políticas e sociais do Brasil a partir do humor crítico. O processo de criação surgiu a partir de temáticas como capitalismo, consumismo exacerbado, disparidade das classes sociais, cultura de padrões de beleza, a constante violência e insegurança pública, o caos, a intransigência e rapidez da contemporaneidade.

 

DIA 07 | SÁBADO

 

>> 16H [FORMAÇÃO] Roda de conversa: O espaço das mulheres na Cena Reggae

Semana É DE BOA

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: Abordando o fortalecimento do movimento feminista através dessa cultura, o CCBJ traz roda de conversa no último dia, com o tema “O espaço das mulheres na cena reggae”, com as DJs/cantoras Nayra Costa, Elizabetty Silvério, Fatinha Lima e Carolina Rebouças na mediação.

 

>> 16H [MÚSICA] Baile de encerramento Semana É DE BOA

Coletivos Bonja Roots, Canindezinho Roots e Balanceará

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: Praça Central

SINOPSE: Após roda de conversa da Semana É DE BOA, o baile tem abertura com pocket-show das mulheres do Reggae, e segue com a condução dos Coletivos Bonja Roots e Canindezinho Roots. Agitando a dança, a turma da Oficina de Passinho do evento apresenta resultados da formação.  O baile conta também com a Tenda de Redução de Danos, em parceria com o coletivo Balanceará, proporcionando esclarecimentos e entrega de materiais de conscientização.

 

DIA 08 | DOMINGO

 

17H [CULTURA E INFÂNCIA] “Pedro, que horas são?”

Coletivo Paralelo

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: “Pedro, que horas são?”, espetáculo autoral encenado por Igor Cândido e Neto Holanda, com direção musical de Marcos Venicius Gomes e direção geral colaborativa, é uma representação caricaturada do indivíduo contemporâneo.

 

DIA 11 | QUARTA-FEIRA

 

18H [INTERVENÇÃO] “Monta-me”

Coletivo Artístico Ideias

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: Praça Central

SINOPSE: Um dia incerto, um local, um ator que se coloca à disposição da sociedade iniciando um percurso onde vai se constituindo quanto ser transformista, em meio aos olhares e sentimentos de aprovações e desaprovações dos transeuntes.

 

DIA 12 | QUINTA-FEIRA

 

19H30 [MÚSICA] Show de Hip Hop

VM na rima – Festival HIP HOP no CCBJ

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: O grupo de rap VM na Rima surgiu em 2007 na comunidade Verdes Mares, no bairro Papicu, com o compromisso de fortalecer o cenário musical da periferia fortalezense. Hoje é uma das grandes potências de rap no Nordeste e vem se destacando com trabalho a nível nacional. Desde 2016 tem concentrado esforços para finalização do seu 3º álbum, no qual a música “Cegos”, lançada em agosto de 2016, já ganha destaque no cenário musical local.

 

DIA 13 | SEXTA-FEIRA

 

19H30 [MÚSICA] “Suave Doce Veneno”

Elementos Suspeitos – Festival HIP HOP no CCBJ

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: O Grupo de RAP ELEMENTOS SUSPEITOS é formado por Diego Sono, DJ ICE JAY, W.PITY e DINO C. Surgiu no final do ano de 1997 nos municípios de Maracanaú e Pacatuba, lado Sul da Região Metropolitana de Fortaleza. Tem como principais referências musicais artistas nacionais e locais da MPB, rock, regionais, romântica, além do rap, nacional e internacional.  

 

DIA 14 | SÁBADO

 

>> 14H ÀS 17H [PERFORMANCE] “Vai Dá Boom!”

Grupo de Danças Urbanas Laboral Crew – Festival HIP HOP no CCBJ

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: Praça central

SINOPSE: Vai dá Boom faz referência a uma expressão muito usada na periferia que se diz “Vai dá Bom”, dando a certeza de que algo vai acontecer ou ser confirmado. Pegamos essa gíria e transformamos, mudando o “bom” para “boom” nos referindo a algo grandioso, uma verdadeira explosão. Uma explosão de não tira o sentido de bom, pois o que acontece é uma mistura de várias danças, feita por várias pessoas num mesmo local, proporcionando alegria e interação entre as diversas tribos.

 

>> 16H ÀS 18H [FORMAÇÃO] Roda de Conversa “Mulheres na Cena Hip Hop”

Isabel Gueixa, Stephanie, Jéssica – Coletivo La Feme, Carolina Rebouças – Festival HIP HOP no CCBJ

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: Ateliê

SINOPSE: Reunindo quatro mulheres que representam a cena Hip Hop, o CCBJ quer abordar temas como o feminismo na cena Hip Hop, as dificuldades de aceitação feminina no universo rapper, combate ao machismo, dentre outros. O debate conta com presença de fortes nomes da cena local, como: Isabel Gueixa, Stefany, Jéssica (Coletivo La Feme) e Carolina Rebouças (GhettoRoots, É o Gera).

 

>> 18H30 [MÚSICA]Psicografando Poesias”

Gangster Gheto

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre Local: Praça Central

SINOPSE: No show, o rapper Gangster Gheto apresenta repertório autoral e homenageia ícones do rap nacional. O rapper iniciou sua carreira aos 16 anos de idade, começando em 2012, neste ano lança seu primeiro disco profissional.

 

>> 19H30 [MÚSICA]Rapper”

Stefany Mendes com participação especial de Naomi Azevedo

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central

SINOPSE: Stefany Mendes: artista performance, cantora, produtora de eventos, compositora, figurinista, fotografa. Luta pelo direito à igualdade e cidadania de todos. Levanta a bandeira lgbt! Idealizadora do coletivo Polo Trans que atua no conjunto Ceará promovendo o encontro da diversidade com o intuito de transgredir e transformar a visão lgbt no modo geral.

Participação: Naomi Azevedo: tem 19 anos, é drag queen, rapper e estudante da periferia. Encontrou no rap uma forma de mostrar sua vivência tanto lgbt quanto periférica, tendo como objetivo levar sua música para o mundo como uma forma de protesto e diversão, e levar sua principal mensagem “o amor como forma de libertação.”

 

DIA 15 | DOMINGO

 

17H [CULTURA E INFÂNCIA] “Entra na Roda”

Comedores de Abacaxi S/A

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central

SINOPSE: “Entra na Roda” proporciona ao seu público uma entrada a fantasia das histórias e cantigas. Através de uma pesquisa imagética e sonora, sábios velhinhos resgatam a força histórico-cultural do Brasil, dialogando teatro e música.

 

DIA 18 | QUARTA

 

18H30 [TEATRO] “Além Aquém Daqui”

Coletivo Grão

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: Os papéis femininos são a grande força do espetáculo. Involuntariamente, coube às mulheres dar o tom da peça. Seja para abordar a injustiça, questionar o que é a loucura ou denotar a força presente no ser mulher, são essas personagens que passam na frente e dizem para onde vamos caminhar com Além Aquém Daqui.

 

DIA 19 | QUINTA

 

>> 18H30 [DANÇA] “Carmim”

Ateliê de Dança Contemporânea do Jardim em Cena

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 16 anos.  Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: Essa composição aborda a indiferença. A violência ronda e faz suas vítimas. Pessoas morrem e no teor das chamas nos acostumamos. O que nos importa?

 

>> 19H [DANÇA] “Empoderada”

Ateliê de Dança Urbanas do Jardim em Cena

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.  Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: Mulher… Forte e frágil, brava e calma, grosseira e gentil, rude e doce, fria e abrasadora, enfraquecida e empoderada, santa e/ou puta… Mulher.

 

 

DIA 20 | SEXTA

 

18H30 [TEATRO] “Despejadas”

É Nois de Teatro

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 14 anos  Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: Quantas mulheres tiveram seus nomes excluídos da história?  Quantas tiveram sua importância minimizada? Quantas lutaram, morreram e fizeram parte dos grandes acontecimentos históricos? Quantas mais fazem parte das lutas diárias e anônimas, seguindo seu curso para tornar esta vida menos marginalizada?

 

 

DIA 22 | DOMINGO

 

17H [CULTURA E INFÂNCIA] “Pedra no Sapato”

Companhia Laguz Circo

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.  Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: Pedra no Sapato significa “problema”. Mesmo em uma caminhada curta, estar com uma pedra no sapato é uma tarefa ruim. Esta expressão popular, ilustra a relação entre o grande artista o palhaço Suspiro com a palhaça Burbuja, responsável pela faxina do teatro. Situação onde um acaba sendo a pedra no sapato do outro.  

 

DIA 25 | QUARTA

 

18H30 [DANÇA] “Canil”

Edmar Cândido

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 18 anos. Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: Quando a vigilância é considerada uma instância de promoção da ordem e controle social do espaço público, até que ponto ele é deveras público? A sensação de liberdade e o direito de ir e vir são ilusórios. As relações de dominação estão irremediavelmente imbricadas nesta abordagem invasiva. O que fica, após um ato violento de revista? O constrangimento, a impotência, a violação.

 

DIA 26 | QUINTA

 

18H30 [DANÇA] “A rua é noiz”

Instituto de Dança Katiana Pena

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: Nossa periferia é nosso cenário real e simbólico e nosso enredo é nossa gente e nossos lugares de cada dia. Queremos dar conta de nós mesmos, nos revelar e desvelar aquilo que nos define em cada relação com as comunidades. Temos uma pergunta: o que mostra a nossa cara? Temos muitas possibilidades, a senhora trabalhadora, o senhor dono de casa, os “vetim” das praças, a jovem guerreira, a juventude aguerrida e o povo do ônibus lotado a caminho do trabalho para a luta diária. Nossa dança é a arte de compreender nossa vida, nossa realidade, a realidade do Bonja na perspectiva da mudança, porque A Rua é Noiz.  

 

DIA 27 | SEXTA

 

18H30 [DANÇA] “KKKK”

Victor Hugo

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Teatro Marcus Miranda

SINOPSE: Este trabalho partiu de uma investigação do som do riso para compor coreografia. Na composição, decidiu-se usar um figurino que remetesse a unificação de massas de trabalhadores e escolheu-se um traje típico de empregadas domésticas. Essa escolha foi fundamental para gerar um dispositivo de discussão no trabalho que é o fato dos uniformes estarem relacionados à mecanização de ações em espaços totalmente preenchidos por labor.

 

DIA 28 | SÁBADO

 

>> 18H [CIRCO] “Solamente”

Alysson Lemos

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central

SINOPSE: Solamante é uma experimentação infinita do artista Alysson Lemos, um mergulho na dramaturgia circense e na poética do palhaço. O número explora as técnicas de malabarismo e equilíbrio sob a perspectiva da bufonaria moderna, em um enredo de desvios que tem no jogo com público a principal chave para encenação.

 

>> 19H [TEATRO] “Terceiro Sinal”

Cia Viv’arte

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 10 anos. Local: Praça Central

SINOPSE: A peça apresenta ao espectador os bastidores do teatro e convida o público a mergulhar no universo e nas desventuras de um jovem diretor e quatro atores veteranos nos minutos que antecedem a estreia. Assim nasce uma trama divertida sobre os encontros e desencontros possíveis da arte teatral. O 3º Sinal em metateatro, um teatro que fala de teatro, utilizando-se da estética do absurdo faz isso de uma maneira engraçada trazendo um olhar cômico e revelador sobre esse universo.

 

DIA 29 | DOMINGO

 

17H [CIRCO] “Os Clássicos da Palhaçaria”

K’Os coletivo

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre. Local: Praça Central

SINOPSE: É um espetáculo dinâmico e de linguagem popular, respeitando sempre a plateia. Tem como cenário um picadeiro e uma tenda que representa a lona, tão apreciada por crianças, jovens e todos aqueles que tem em sua história relatos sobre palhaços, acrobatas, malabaristas, mágicos e outros números de habilidades. A apresentação fica por parte de três característicos palhaços: Palhaço Pinguelão (1.95 de altura de pura leseira), Palhaça Tramela (A dona do Circo) e Palhaço Pipiu (O causador de confusão). Em sua dramaturgia, faz releitura de números clássicos do Circo Brasileiro.

 

PROGRAMAÇÃO BIBLIOTECA

 

DIA 03 | TERÇA

9H E 15H [CICLO DE LEITURA] “A Arca de Noé”

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.

SINOPSE: Ciclo de leitura com o livro A Arca de Noé. Vamos trabalhar os poemas infantis musicalizados de Vinícius de Moraes!

 

DIA 05 | QUINTA

9H E 15H [CINE LEITOR] “Branca de Neve e o Caçador”

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 12 anos.

SINOPSE: Versão do conto de fadas em que o caçador enviado pela Rainha Má para matar sua bela enteada, Branca de Neve, torna-se seu protetor e mentor, ensinando-lhe a arte da guerra para enfrentarem as forças reais junto com os 7 anões e os seres da floresta.

 

DIA 10 | TERÇA

9H E 15H [CICLO DE LEITURA] “A Infância de Maurício Sousa”

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.

SINOPSE: Ciclo de leitura com o livro A Infância de Mauricio Sousa. Vamos desenhar nossa infância a partir da história desse querido autor!

 

DIA 12 | QUINTA

9H E 15H [CINE LEITOR] “Se Eu Ficar”

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 12 anos.

SINOPSE: A jovem musicista Mia tem uma brilhante carreira pela frente, o que lhe gera dúvida entre dedicar-se integralmente à carreira, na famosa escola Julliard, ou a Adam, seu amor. Porém, a vida lhe traz uma surpresa. Mia sofre um grave acidente de carro, perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e o futuro que pode ter, caso sobreviva.

 

DIA 17 | TERÇA

9H E 15H [CICLO DE LEITURA] “Nós”

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.

SINOPSE: Ciclo de Leitura com o livro Nós de Eva Furnari. Em busca de trabalhar as diferenças, vamos interagir com essa historinha da Eva!

 

DIA 19 | QUINTA

9H E 15H [CINE LEITOR] “A Maldição do Tigre”

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.

SINOPSE: Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração – um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço

 

DIA 20 | SEXTA

15H “Karaokê”

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: livre.

SINOPSE: Vem Cantar na Biblioteca!

 

DIA 24 | TERÇA

9H E 15H [CICLO DE LEITURA] “A Infância”

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: Livre.

SINOPSE: Ciclo de Leitura com o livro de Graciliano. Vamos desenhar nossa infância a partir da história desse querido autor!

 

DIA 26 | QUINTA

9H E 15H [CINE LEITOR] “A Última Música”

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: 10 anos.

SINOPSE: A adolescente Ronnie não fica nada satisfeita quando a mãe decide enviá-la a uma cidade litorânea para passar o verão com o pai, que não vê há anos. Enquanto o pai tenta usar o amor que os dois compartilham pela música para se reconectar com a filha, Ronnie se apaixona por um bonitão local.

 

DIA 27 | SEXTA

15H [OFICINA] “Minecraft”

ENTRADA: Gratuita. Classificação Etária: livre.

SINOPSE: Oficina para a criação do personagem do jogo Minecraft com materiais reciclados.