O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) divulga os novos cursos oferecidos nos Percursos Formativos da Escola de Cultura e Arte – ECA, um programa que faz parte do projeto Jardim de Gente, com a proposta de formação e iniciação básica em mais de 15 diferentes linguagens. As inscrições estão abertas para 11 novas formações, do 4º Percurso Formativo, que acontecerão entre outubro e dezembro deste ano.

Os cursos são:

  1. Empreendedorismo e Negócio na Área de Alimentação
  2. Grafite
  3. Penteados Afro e Turbantes
  4. Cultura Afro-Brasileira: Consciência e Diversidade
  5. Juventude Negra e Periferia, conhecendo a lei 10.639/03
  6. Informática Básica Aplicada
  7. Informática Aplicada para Ferramentas Online – Turmas I e II
  8. SOCIAL MÍDIA – Como trabalhar a imagem nas Redes Sociais
  9. Noções Básicas em Design Gráfico
  10. Modelagem, Corte e Costura
  11. Elaboração de Projetos Culturais
 Para fazer a Inscrição no curso desejado, preencha este Formulário.
 Acesse a lista e mais informações dos cursos este link. [Veja a ementa de cada curso no final do texto]
O prazo para inscrições é de até 4 dias úteis antes do início das aulas previsto no curso escolhido.
Os cursos acontecem em diferentes locais do Grande Bom Jardim (GBJ), algo pensando coletivamente, com a intenção de garantir a sustentabilidade das formações, com menos evasão e levando em conta das delicadezas territoriais do GBJ. Os novos e os próximos cursos (58 no total do projeto) ofertados pela ECA vão acontecer em escolas, associações, coletivos e instituições parceiras, totalizando 1500 horas/ aula, com 1160 vagas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, moradores(as) ou não da região.
O programa é inspirado na experiência da Escola Porto Iracema das Artes, outra instituição que, como o CCBJ, também é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). As metodologias foram construídas de forma colaborativa entre a gestão e coordenações do CCBJ com a comunidade, por meio de atendimento direto, da enquete lançada em internet e da rede de parceiros locais.
As formações são baseadas nas seguintes linguagens: Música, Hip Hop, Culturas Populares Tradicionais e de Matrizes Afro-Brasileiras, Gastronomia, Patrimônio Cultural, Museologia Social, “Segurança Social, Conflitualidades e Direitos”, Teatro Infantil / Teatro de Bonecos / Teatro, Circo, Produção Cultural, Dança, Informática, Literatura, Audiovisual, Moda, Artesanato, Design Gráfico, Artes Visuais, Comunicação e Cultura.
Dúvidas e informações: Núcleo de Formação – 3497-5991
EMENTAS dos cursos
Empreendedorismo e Negócio na Área de Alimentação

Empreendedorismo e gestão de negócios. Conceito de empreendedorismo. Tipos de empreendedores. A área de Gastronomia. Mercados gastronômicos convencionais e contemporâneo. Empreendedorismo: passos para a formação de plano de negócio. Introdução a gestão de negócios. Marketing Pessoal. Noções para a elaboração da marca gastronômica.

Grafite

O curso tratará o conhecimento e a aplicação de técnicas de desenho/escrita, sendo que nas formas de grafite (hip-hop), com intervenção urbana e “arte comercial”, visando, assim, a formação e o amadurecimento de ideias e de conceitos artísticos com o massivo uso e fomento da criatividade, de forma a favorecer a amplitude e o engrandecimento de cada aluno/a.

Penteados Afro e Turbantes

Ancestralidades e composições estéticas. Indumentárias e estratégias de afirmação e de resistência étnico-racial. Cores e composições. Conhecimento e transferência de técnicas de design, de estilos, de penteados, de laços e de amarrações. Experiência de intervenção monitorada de participantes em eventos da programação consciência negra e culminância 2017.

Cultura Afro-Brasileira: Consciência e Diversidade

A produção literária de Carolina de Jesus, notadamente a obra Quarto de Despejo. Análise de conteúdo de composições do Rap nacional que retratam a situação do negro periférico, ressaltando a situação de vulnerabilidade e de contribuição artística do negro nessa linguagem. Consideração das contribuições dos movimentos negros brasileiros a partir do teatro como linguagem artística, na perspectiva do teatro engajado.

Juventude Negra e Periferia, conhecendo a Lei 10.639/03

Uma investida na composição de cenário acerca da construção social do lugar da mulher negra e periférica no imaginário social, com a participação das jovens da comunidade do território do Grande Bom Jardim utilizando a linguagem das artes e a apropriação do marco legal 10.639/03. Uma investigação sobre as principais heroínas negras da história do Brasil: Dandara dos Palmares, Anastácia,Carolina Maria de Jesus, Luisa Mahin,Maria Felipa,Tia Simoa, Zeferina,Tereza de Benguela, utilizando a arte, em uma linguagem contemporânea com elementos de matrizes da cultura popular tradicional a partir de um mote criativo que versa sobre mulheres negras,luta e resistência.

Informática Básica Aplicada

Desenvolver recursos básicos do Sistema Operacional Windows, a utilizar o editor de texto Word e trabalhar com a planilha eletrônica Excel. Criar Slide com o Power Point. A informática está presente em praticamente todos os setores da vida moderna, em casa, no trabalho. Atualmente ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental.

Informática Aplicada para Ferramentas Online – Turmas I e II

Desenvolvimento de habilidades básicas para criação, manuseio e gerência de aplicativos e de ferramentas digitais online (contas digitais e aplicativos, formulários, planilhas, banco de dados, e outros), para o trabalho e facilitadores da vida cotidiana.

SOCIAL MÍDIA – Como trabalhar a imagem nas Redes Sociais

Compreender as finalidades de uso das principais redes sociais e suas aplicabilidades através de criação prática de perfis e ou adequação dos perfis já criados, conhecendo os marcos legais e desenvolvendo percepções críticas e éticas sobre uso da imagem em espaço público digital.

Noções Básicas em Design Gráfico

Compreender de forma básica a história do design gráfico e suas demais linguagens relacionadas ao campo da comunicação visual. Conhecer alguns movimentos estéticos ligados ao Design Gráfico. Entender a relação do design com a evolução econômica, tecnológica e suas consequências na produção gráfica. Desenvolver habilidades de desenho, atenção a detalhes, concentração, criatividade e perfeccionismo. Interesse pelas artes e pelo funcionamento das coisas, senso estético e espírito inovador, capacidade de resolver problemas práticos e ouvir críticas e sugestões.

Modelagem, Corte e Costura

Conhecer o maquinário em 04 tipologias e os insumos básicos necessários. Noções básicas de segurança no trabalho. Conhecimento prático acerca do protótipo e das diferentes operações técnicas de risco, modelagem e de costura. Produtos previstos: short feminino, camiseta doll, saia, kit cozinha, aventais de tecido cru (algodãozinho), puxa saco, capa para garrafão gelágua, capa para liquidificador, batedeira, jogo americano de 4 peças, jogo americano com customização, trilho de mesa e pano para bandeja.

Elaboração de Projetos Culturais

Capacitar participantes com as técnicas da Elaboração de Projetos Culturais, ampliando suas possibilidades de atuação profissional através da iniciativa da elaboração de projetos culturais, do trabalho independente e da Economia Criativa, pontuando Edital de Cultura e Elaboração de Projeto.