O projeto “Grande Roda: africanidades, ancestralidades e interculturalidade em movimentos” abre inscrições para 20 vagas no curso de “Corporeidades urbanas – o hip hop: do ancestral ao gueto”, de outubro a dezembro deste ano. A iniciativa é dos cursos de Graduação (bacharelado e licenciatura) em Dança da UFC, com apoio do Instituto Dragão do Mar (IDM). Além desse, outro curso está em andamento nessa parceria, o “Corporeidades africanas ancestrais com percussão e ritmos da Guiné Bissau”.

O projeto de dança está sendo realizado ao longo de 2017, com uma proposta de interlocução cultural entre a universidade e as diferentes realidades fora dela. A dança vem a favorecer os processos de conhecimento e aprendizado por uma relação “outra” com diferentes culturas e heranças artísticas e culturais.

O curso“Corporeidades urbanas – o hip hop: do ancestral ao gueto” tem condução dos coreógrafos, dançarinos e pesquisadores da cultura hip hop Jorge Luiz Alves de Lima (Loly Pop) e Luís Alexandre Pereira da Silva. Traz a discussão da colonialidade a partir do hip hop, na construção sociopolítica cultural afro-americana para compreender as necessidades de uma construção cultural periférica. De maneira teórico-prática, articulando possibilidades técnicas, as estéticas e históricas das danças urbanas estadunidenses nos colocam em um lugar muito mais sensível, potente e de compreensão de nossas necessidades de resistência, resiliência e de movimento cultural, bem como de empoderamento e articulação das “periferias” dos cinco continentes. Acesse aqui a Ficha de Inscrição

O período deste módulo do curso vai de 20 de outubro a 02 de dezembro. A Turma 01 acontece às sextas-feiras, de 18h às 21h, na Sala de Dança do CCBJ, e a Turma 02 aos Sábados, de 14h às 17h, na Praça Central do CCBJ. Quem se inscreve agora, terá certificação de 20 horas/aula pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e CCBJ/IDM.

Mais sobre o projeto de dança

Segundo uma das idealizadoras do projeto, Emyle Dalto, docente e coordenadora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança do ICA/UFC, a formação tem fortalecido nos participantes – enquanto artistas, educadores e cidadãos – a ideia da “necessidade e importância de colocarmos as africanidades, as indigeneidades e a interculturalidade crítica no cerne de nossas discussões, de nossas ações e criações”.

Além do CCBJ, os cursos também acontecem em outro locais parceiros, no Cena 15 (Porto Iracema das Artes), na sala de dança do Sesc Iracema/Dragão e no Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC). São voltados para professores de Arte de escolas da educação básica, artistas, pesquisadores, ativistas e pessoas da comunidade em geral, além de estudantes e professores dos cursos de Dança (Licenciatura e Bacharelado) e de outros cursos do ICA e da UFC.

A parceria foi firmada com a Graduação em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC), Pró-Reitoria de Extensão da UFC e Secult-Arte da UFC com a SECULT e o IDM, por meio do CCBJ e Porto Iracema das Artes.