A partir desta quarta (11/1) até o próximo domingo (15/1), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove diversas apresentações gratuitas para todas as idades. Haverá exibição de filme, em parceria com o Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, apresentações de dança, do Grupo de Dança Silvana Marques, e apresentações de teatro, pela Temporada de Arte Cearense, de alunos do Curso de Formação Básica em Teatro do CCBJ e do grupo Nóis de Teatro.

O Centro Cultural Bom Jardim é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

CEARENSE EM TELA

Na quarta (11/1), às 19h, o Cineclube do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) exibe o filme “Celina”, no programa “Cearense em Tela”, em parceria com o Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. Com classificação livre e direção de Diego Marcus, o filme é um vídeo ensaio através de uma perspectiva de câmera subjetiva meio bêbada flutuante. O curta é sobre a boemia estranha que não se insere nos ambientes dos bares “underground”, boites, ou o que quer que sejam.

DANÇA

Na quinta (12/1) e na sexta (13/1), às 19h, o Grupo de Dança Silvana Marques apresenta o espetáculo “Retratos de Mim” no Teatro Marcus Miranda. Com classificação livre, o espetáculo foi dirigido e cocriado pela coreógrafa Silvana Marques e elenco. A coreografia é dançada por vinte bailarinos da comunidade do Bom Jardim e revela os problemas, obstáculos, realizações e sonhos de cada um. Retrata o que são, expõe como pensam e os coloca na construção de um corpo devir.

TEMPORADA DE ARTE CEARENSE

Ainda na sexta (13), a partir das 20h, o Teatro Marcus Miranda recebe o espetáculo “Vaca” pela Temporada de Arte Cearense, com classificação de 18 anos. “Vaca” surgiu da necessidade de explorar questões entre sociedade de consumo e gênero feminino, em uma espécie de zoo-performance. O prato principal na refeição da maioria dos brasileiros, a carne de vaca, aqui, conecta-se à carne da mulher, que se coloca para ser consumida, tendo o corpo como material composicional e utilizando o vídeo como suporte de interação, em um hibridismo entre as linguagens artísticas.

TEATRO

No sábado (14/1), às 19h30, e no domingo (15/1), às 18h, os alunos do Curso de Formação Básica em Teatro do Centro Cultural Bom Jardim apresentam o espetáculo “Luminosa” no Teatro Marcus Miranda. Com classificação de 16 anos, o espetáculo é uma construção coletiva com orientação do professor Pedro Gonçalves e texto de Rafael Barbosa.

COMUNIDADE NA PAUTA

Para encerrar a semana, o grupo Nóis de Teatro apresenta o espetáculo “Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro”, no domingo (15/1), a partir das 19h, na Praça Central do CCBJ. Com classificação de 14 anos, a peça traz intensa discussão dialética sobre a criminalização e morte da juventude negra das periferias, debatendo também a desmilitarização da polícia brasileira.

Com direção de Murillo Ramos e dramaturgia de Altemar Di Monteiro, ela é dividida em três atos e conta a história de Natanael, um “anti-herói” que nasce na periferia, vive inserido num sistema de opressão e violência e, aos 18 anos, resolve entrar para a polícia militar.

AGENDE-SE!

► DIA 11 | QUARTA | 19H
[CEARENSE EM TELA] CELINA
Parceria com o Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.
Classificação Indicativa: Livre
Local: Cineclube do CCBJ

► DIAS 12 e 13 | QUINTA e SEXTA | 19H
[COMUNIDADE NA PAUTA] RETRATOS DE MIM – GRUPO DE DANÇA SILVANA MARQUES
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Marcus Miranda

► DIA 13 | SEXTA | 20H
[TEATRO EM PAUTA] VACA
Temporada de Arte Cearense
Classificação Indicativa: 18 anos
Local: Teatro Marcus Miranda

► DIAS 14 e 15 | SÁBADO e DOMINGO | 19H30 e 18H (respectivamente)
[TEATRO EM PAUTA] LUMINOSA
Classificação Indicativa: 16 anos
Local: Praça Central

► DIA 15 | DOMINGO | 19H
[COMUNIDADE NA PAUTA] TODO CAMBURÃO TEM UM POUCO DE NAVIO NEGREIRO – NÓIS DE TEATRO
Classificação Indicativa: 14 anos
Local: Praça Central

Os convites para o acesso ao teatro serão distribuídos 20 minutos antes do início de cada espetáculo.