debate-secultA Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançará em breve um novo Edital do Patrimônio Cultural, ferramenta de fortalecimento da política de patrimônio e da política cultural como um todo, com investimento de R$ 1 milhão pelo Governo do Estado. A proposta de novo edital será apresentada e debatida com o público na segunda-feira, 12/12, às 18h, no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secult, com participação aberta a todos os interessados, como gestores de museus, técnicos, coletivos, pesquisadores, agentes culturais, entre outros.

A atividade, que acontece no Centro Cultural localizado à Rua Três Corações, 400, no Bom Jardim, contará com a participação do coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Alênio Carlos, que destaca que o novo edital também incluirá fomento a projetos nas áreas de paleontologia, arqueologia, e preservação de acervos documentais.

“O edital será uma importante ferramenta da política de patrimônio, acolhendo projetos da sociedade civil para serem apoiados pelo Estado, permitindo um amplo leque de propostas e diferentes olhares sobre o patrimônio, viabilizando novas ações”, ressalta o coordenador, apontando que o edital propõe apoio a projetos nos eixos de “Pesquisa e Registro”, “Produção e Difusão de Publicações”, “Educação Patrimonial” e “Constituição de Acervos e Manutenção de Grupos”.

Alênio Carlos também enfatiza que o novo edital, a ser lançado pela Secult em 2017, está de acordo com as diretrizes do Plano Estadual de Cultura, quanto à descentralização das ações da Secretaria e à participação da sociedade civil na formulação das políticas públicas de cultura.

Para que essa participação esteja presente desde o início no novo edital, Alênio destaca a importância de ampla presença ao debate de segunda-feira, 12/12, às 18h, no CCBJ. “Todos são bem-vindos para trazer sugestões, críticas, ideias para aperfeiçoamento da proposta inicial do edital”, complementa.

O edital já passou por debate em Limoeiro do Norte, durante o X Encontro Mestres do Mundo, realizado de 24 a 26 de novembro últimos. Também haverá consulta pública online, aberta por meio do site da Secult (www.secult.ce.gov.br) e do site www.editais.cultura.ce.gov.br.

Novos editais da Secult

O Edital do Patrimônio Cultural é mais um dos novos editais da Secult. A Secretaria lançou em 2016 os Editais Cultura Infância, Cultura LGBT, o Edital de Projetos Culturais de Demanda Espontânea e o Edital Escolas da Cultura, além de manter os editais tradicionais, previstos em lei, como Carnaval do Ceará, Ceará da Paixão, Ceará Junino, Ceará Natal de Luz, Ceará de Cinema e Vídeo. O Edital Ceará de Incentivo às Artes será lançado ainda em 2016.

O investimento ao fomento à cultura e à arte, através dos editais permanentes da Secult, é de mais de R$ 38,5 milhões, pelo Governo do Estado. Todos os editais também vêm passando por um processo de qualificação, com revisão de objetos e critérios, com o objetivo de facilitar a participação do público e agilizar a seleção e à execução dos projetos. A revisão dos editais está sendo realizada pela Secult em diálogo com a comunidade e em sintonia com as diretrizes da política cultural do Estado.

PRESS-RELEASE – SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ – SECULT
Entrevistas/mais informações:
(85) 98699-6524 – Dalwton Moura
(85) 98848.4987 – Paula Candice