_DSC3020 (Copy)

Canto Coral com a profa. Vera Barros

“Aqui é muito bom pra mim porque eu tenho colegas, eu conheço as pessoas que não conhecia. Eu tenho esse pessoal como parente meu, minha família”, assim destaca Maria das Dores Barbosa, 83 anos, sobre a turma de Canto Coral do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) da qual ela faz parte. Moradora do Bom Jardim, Maria das Dores e seus 14 amigos se apresentam nesta quinta (8), a partir das 19h, com o espetáculo “Encantus”, resultado do curso de Canto Coral da profa. Vera Barros.

Após dois meses e meio de aprendizado, idosos e jovens puderam, além de conhecer mais sobre o canto coral, conhecer novos amigos. Vera Barros ensina esta modalidade musical desde 2001, tendo já participado de vários corais da cidade. “[No canto coral] foi onde eu me descobri musicalmente. Eu era Assistente Social depois fiz música na Uece. Eu acho que é um momento importante porque as pessoas trabalham a possibilidade de ouvir o outro. Elas desenvolvem a socialização, a musicalização, a harmonização das vozes”, observa Vera.

_DSC3010 (Copy)

Valderi Gomes está vestido de preto, à esquerda, e Maria das Dores Barbosa de rosa, à direita.

Ao todo, são duas turmas no CCBJ, uma com cerca de 20 jovens e outra com 15 idosos, e as duas vão se apresentar. Todos ficam bastante animados quando participam das aulas, principalmente os idosos que chegam a lembrar de momentos especiais do passado, como é o caso de Valderi Gomes, 72 anos. “Eu gosto de cantar. Cantando a gente se lembra de muitas coisas. Eu era motorista e gostava muito de viajar, aí eu gostava de cantar as músicas, os bregas. Quando eu me aposentei, como eu não ía mais trabalhar, fui atrás de um canto para relembrar os passados”, lembra Valderi.

_DSC2995 (Copy)

Animação e construção de novas amizades.

Com André Luis no violão, Márcio Santos na percussão e a profa. Vera Barros no piano, a turma dos idosos está ansiosa pela apresentação desta quinta (8). Assim como Maria das Dores espera uma apresentação bem bonita, Valderi Gomes destaca “eu quero uma festa muito boa e bonita porque a gente fazendo tudo direitinho fica um sucesso”.

Para a profa. Vera Barros, o melhor é saber que mesmo em um momento em que há tantas pessoas que vivem de forma individualista, o mais importante “é eles quererem trabalhar em coletivo”.

O espetáculo “Encantus” se apresenta tanto nesta quinta (8), a partir das 19h, no Teatro Marcus Miranda, como no festejo em comemoração aos 10 anos do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) que acontece entre os dias 13 e 18 de dezembro. Todos estão convidados a prestigiar.

:: SERVIÇO
Canto Coral do CCBJ apresenta espetáculo “Encantus” no Teatro Marcus Miranda
Quando: Nesta quinta (8), a partir das 19h
Onde: Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), localizado à rua Três Corações, 400, Bom Jardim