De amanhã (6) até o próximo domingo (11), o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) oferta programação gratuita diversa com direito a exibição de filmes, oficina de quadrinhos, festival de danças urbanas, apresentações teatrais e musicais. O CCBJ é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

Aari Mendonça

Aari Mendonça

Amanhã (6) e sexta (9), das 9h às 12h, o CCBJ promove “Minicurso de produção de histórias em quadrinhos” voltado para crianças com idade até 12 anos. O curso será ministrado pelo arte-educador, quadrinista, desenhista, animador 2D, arte-finalista digital e designer gráfico Aari Mendonça na biblioteca do CCBJ e as inscrições podem ser realizadas no primeiro dia. A educadora responsável é Luana Oliveira.

Na quarta (7), a partir das 19h, o programa “Cearense em Tela” exibe o filme “O dia em que levei Eisenstein para passear na praia” no Cineclube do CCBJ, em parceria com o Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. Com classificação livre, o filme tem direção de Lucas Coelho de Carvalho.

Mágico Goldini

Mágico Goldini

Na quinta (8), às 9h30, o Teatro Marcus Miranda recebe a apresentação “Cidadania e meio ambiente, a magia da transformação” do Mágico Goldini. Por meio de números de mágicas, são abordados temas como cidadania, sustentabilidade e reciclagem. O ponto de partida é a educação básica e o diferencial está em usar a arte mágica como ferramenta no processo de conscientização. O espetáculo será gravado.

Todos seremos: Mãe. Foto Tim Oliveira.

Todos seremos: Mãe. Foto Tim Oliveira.

Na sexta (9), às 19h, o espetáculo “Todos seremos: Mãe” se apresenta no Teatro Marcus Miranda. Com classificação livre, a montagem é resultado do programa PREAMAR da Escola Porto Iracema das Artes, enfoca a violência institucional/estatal e sua interferência nas relações familiares perdidas, notadamente a relação mãe-filho. Traz para a cena o contexto da ditadura militar de 1964, a partir do texto “Cactos”, mas também o contexto atual de violência institucionalizada/ estatizada.

In No Sense. Foto Divulgação.

In No Sense. Foto Divulgação.

No sábado (10), a partir das 19h, a Temporada de Arte Cearense traz a banda “In No Sense” com a apresentação do show “Despertar” para a Praça Central do CCBJ. A banda “In No Sense” já lançou dois EPs e um CD e apresenta músicas dos últimos trabalhos lançados, músicas essas que mostram seus seis anos de existência.

Criokar. Foto Divulgação.

Criokar. Foto Divulgação.

Ainda no sábado (10), a partir das 20h, é a vez da Banda Criokar, também pela Temporada de Arte Cearense. A Criokar é uma banda de trash industrial das mais tradicionais do Ceará. A banda quer, nestes shows, divulgar seu CD bem como as mais recentes canções que farão parte do próximo álbum. O show é composto de músicas autorais.

Festival Impacto Urbano. Foto Divulgação.

Festival Impacto Urbano. Foto Victor Oliveira.

Durante todo o domingo (11), das 8h às 20h, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) recebe o III Festival de Danças Urbanas – Impacto Urbano. Com classificação livre o Festival tem como objetivo escoar a produção da Dança de Rua do estado do Ceará através da realização de mostras competitivas, debates, apresentações livres e cyphers (rodas de danças urbanas). A programação deste ano acontece o dia inteiro no Centro Cultural Bom Jardim e no CUCA Barra, conta com aulas de danças urbanas com professores e alunos do Festival, Batalha de Danças Urbanas, com o debate “Mercado Profissional das Danças Urbanas no Ceará” e entrega de premiação.

Tambor de Crioula. Foto Amanda Nogueira.

Tambor de Crioula. Foto Amanda Nogueira.

Ainda no domingo (11), das 14h às 18h, o curso “Vivências de Tambor de Crioula: do Ritual ao Espetáculo”, com Wellington Nascimento e Lorena Lyse, continua no Jardim do CCBJ. A atividade permanece até o outro domingo (18), no mesmo horário e as inscrições permanecem abertas para interessados nesta manifestação tradicional cultural do Maranhão.

ATIVIDADES PARA A CRIANÇADA

Todo domingo, a partir das 15h, a criançada se reúne para o Brincando e Pintando no Bom Jardim, no Jardim do CCBJ e no Parque Infantil. A partir de atividades de pintura, desenho livre, brincadeiras diversas, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular, a criançada se diverte brincando, pintando e fazendo do Centro Cultural Bom Jardim um grande parque de diversões.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

► DIAS 6 E 9 | TERÇA E SEXTA 30 | 9H ÀS 12H
“Minicurso de produção de histórias em quadrinhos” voltado para crianças com idade até 12 anos.
Professor: Aari Mendonça
Local: Biblioteca do CCBJ

► DIA 7 | QUARTA | 19H
[CEARENSE EM TELA] O DIA EM QUE LEVEI EISENSTEIN PARA PASSEAR NA PRAIA
Parceria com o Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.
Classificação Indicativa: Livre
Local: Cineclube do CCBJ

► DIA 8 | QUINTA | 9H30
[MÁGICA] “CIDADANIA E MEIO AMBIENTE, A MAGIA DA TRANSFORMAÇÃO” com o Mágico Goldini
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Marcus Miranda

► DIA 9 | SEXTA | 19H
[TEATRO] TODOS SEREMOS: MÃE
Parceria o Programa PREAMAR – Curso Básico de Artes Cênicas do Porto Iracema das Artes
Classificação Indicativa: Livre
Local: Teatro Marcus Miranda

► DIA 10 | SÁBADO

19H
[TODOS OS SONS] SHOWS DESPERTAR – IN NO SENSE
Temporada de Arte Cearense
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central

20H
[TODOS OS SONS] CRIOKAR
Temporada de Arte Cearense
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central do CCBJ

► DIA 11 | DOMINGO

8H ÀS 20H
[COMUNIDADE NA PAUTA] III FESTIVAL DE DANÇAS URBANAS – IMPACTO URBANO
Classificação Indicativa: Livre
Local: Praça Central do CCBJ

14H ÀS 18H
[FORMAÇÃO] VIVÊNCIAS DE TAMBOR DE CRIOULA: DO RITUAL AO ESPETÁCULO
Inscrições gratuitas no Centro Cultural Bom Jardim
Classificação Indicativa: Livre
Local: Jardim do CCBJ

Os convites para o acesso ao teatro serão distribuídos 20 minutos antes do início de cada espetáculo.